Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Tipos de oração

Através da oração nos relacionamos com a PATERNIDADE de DEUS.

  • Pela Oração desfrutamos de comunhão com Deus. É a forma como desenvolvemos um relacionamento íntimo e contagiante com Ele.
  • Oração é conversação. Portanto, implica em um diálogo (duas vias), não um monólogo (via única).
  • A Oração é tanto falar, como ouvir. Sendo assim, a leitura e a meditação bíblica se fazem totalmente necessárias para uma experiência relevante.

Pai Nosso – acesso

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome…

  • Sempre comece a oração reconhecendo seu relacionamento com Deus como seu Pai. Cristianismo não é religião, é relacionamento.
  • Nunca se aproxime dele como alguém impessoal e distante.

E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Gal 4:6,7

  • Nem se aproxime de DEUS baseado no que você faz, mas sempre no que amorosamente ELE fez por você! A graça é o único fundamento apropriado e sustentável para se construir um relacionamento saudável com DEUS.

Principais tipos de oração

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. 1 Tm 2:2

1. Súplica

  • A sua súplica ou petição a DEUS, diz respeito as suas necessidades pessoais.

  Através da suplica nos relacionamos com a generosidade de DEUS.

  • DEUS tem uma provisão perfeita e antecipada para qualquer necessidade que você possa ter!
  • Seja num contexto criacional, (Adão e o jardim), ou num contexto redentivo, (a obra consumada de Jesus)

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Fil 4:7,7

2. Intercessão

  • É quando oramos pelas necessidades de outras pessoas, cidades ou nações, sendo orientados e fortalecidos pelo Espirito Santo.

  Através da intercessão participamos da generosidade de DEUS.

3. Adoração

  • É a forma mais elevada de oração.

  Em adoração nos relacionamos com a SANTIDADE de DEUS.

  • A primeira menção da palavra ADORAÇÃO esta em Gn 22:1-9.
  • Não está relacionado com música, mas com sacrifício ou entrega.
  • Adoração é a nossa resposta a DEUS quando ELE se revela a nós, de nos rendermos completamente a ELE para que os seus planos se cumpram em nós e através de nós.
  • Uma curiosidade! no Antigo Testamento, a palavra adoração sempre aparece relacionada a postura do corpo; ajoelhar, prostrar, expressando a atitude ou posicionamento do coração.
  • Para enriquecer a sua experiência com Deus, vou deixar aqui um breve audio (6min.) do Pr Dave Roberson, sobre adoração pessoal.

4. Ações de graça

  • É a sua expressão de gratidão a DEUS por tudo aquilo que ELE amorosamente tem feito por nós.

  Em gratidão nos relacionamos com a BONDADE de DEUS.

Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Sl 100:4

  •  Esta é a SENHA para a sua presença manifesta e uma vida de milagres.

5. Louvor

  • É a nossa expressão vocal reconhecendo quem DEUS é, e como queremos que ELE se manifeste em situações específicas das nossas vidas.

  Em louvor nos relacionamos com a GRANDEZA de DEUS.

Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado… Sl 48:1

  • Louvor é por definição uma expressão vocal. A bíblia é enfática que o louvor precisa sair da boca.

Mt 21:16 … Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?

falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo… Ef 5:19, 20

Objetivo principal da oração

  • Como vimos, é totalmente legitimo pedir ou suplicar a DEUS.
  • Mas, é importante clarificar uma coisa, o principal propósito da oração é CONHECER A DEUS, quem ELE é, e o que ELE fez por você (graça).
  • Isto é o que produzirá confiança no seu relacionamento com Ele.
  • E o que mantém a nossa vida de oração saudável é a palavra de DEUS e a revelação do Espirito Santo.

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 1 Co 2:12

  • Portanto, oração é relacionamento, intimidade que vence a ignorância e produz uma confiança cada vez mais consolidada.
  • Se você focar em ter comunhão com Deus como seu propósito maior na oração, logo descobrirá que ELE conhece as suas necessidades e já fez uma provisão perfeita para todas elas.
  • Vai descobrir que DEUS é o seu PAI, e que na verdade quando ELE deu o seu único filho por você, ELE já te deu tudo! (Rom 8:32)

 “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” Mateus 6:25

  • As pessoas perdidas estão totalmente ocupadas perseguindo o que comer, o que vestir, onde viver, etc., mas os “filhos de DEUS” não deveriam agir assim.

… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mt 6:33

  • Simplesmente desfrute a presença de DEUS, pois na sua presença existem delicias perpetuamente! (Sl 16:11)

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais