Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

A DIMENSÃO DAQUELE QUE AMA

Você pode assistir no youtube uma mensagem de 12 minutos sobre este tema: Vivendo na dimensão daquele que ama.

Herdeiros da morte

Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte. Provérbios 16:25

Existe uma natureza e uma mentalidade que vieram da morte, e que sempre reproduzem morte. Esta é a mentalidade do homem do pecado, Adão, que se tornou cabeça de uma raça caída, de quem herdamos uma condição espiritual de morte.

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram Romanos 5:12

Fomos treinados por toda vida para viver, ou melhor, tentar sobreviver, desta maneira. Um tipo de mentalidade herdada do nosso primeiro ancestral Adão, que nos aprisionou numa vida egoísta através da morte espiritual. Viver a vida em função das minhas necessidades, naquele chavão básico “e quanto a mim”, ou seja, eu ser amado, eu respeitado, eu aprovado, eu etc. 

Desdobramentos

Aqui estabeleço a minha identidade em como as pessoas me tratam ou me valorizam, ou seja, elas e as circunstâncias estabelecem quem eu sou. Neste caminho facilmente nos tornamos pessoas reativas, confusas e emocionante surtadas. 

Este tipo de mentalidade egoísta, nos bloqueia para enxergar o quanto somos amados por DEUS e como ELE nos vê no seu propósito original. Terminamos frustrados tentando viver a vida cristã e fadados a relacionamentos disfuncionais. 

Da morte para a vida; “A dimensão daquele que ama”

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. 1João 4:7-9

Não vai funcionar viver a vida para nós mesmos, pois fomos originalmente criados para sermos amados por DEUS, e portanto, relacionarmos com os outros através deste generoso amor. Porque DEUS nos criou? facilmente concluímos que ELE estava focado em compartilhar quem ELE é, Amor. O que dá sentido a nossa vida é o OUTRO.

 

Todo aquele que ama: 1. É nascido de Deus ; 2. Conhece a Deus ; 3. Vive por meio DELE, JESUS.

 

1. NASCER DE NOVO depende de conhecer o Amor de Deus.

Nascer de novo é uma experiência crítica e pontual, significa sair das trevas para a luz, da morte para a vida, crendo em Jesus e na sua obra consumada. Pela fé, nascemos da mesma origem de Jesus, através do seu Espírito e da sua palavra.

É fato! Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nos tornar justos. Saímos da linhagem de Adão e nos tornamos filhos de Deus, pela fé em Jesus. Assim sendo, não somos mais herdeiros das iniquidades dos pais(Adão), mas herdeiros com CRISTO, selados com o Espírito Santo da promessa.

Nos tornamos participantes da natureza divina, uma natureza de vida e luz, que nos permite relacionarmos intimamente com Deus para então conhecê-lo.

2. CONHECER A DEUS depende de nascer genuinamente de novo. 

Esta é portanto, uma experiência progressiva, sendo preciso tirar os olhos de nós mesmos e viver a vida olhando para ELE… “olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, JESUS“.

Nesta questão, O Espírito Santo é o único qualificado, o único que pode nos revelar as profundezas de DEUS e compartilhar conosco a mente de Cristo. 

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 1 Co 2:12

A partir do momento que você se tornou participante do Espírito Santo pelo evangelho, conhecer a DEUS está condicionado a sua fome de praticar a sua presença, adorando, orando no Espírito, meditando na palavra, etc. O foco da nossa busca ou vida de oração não deveria ser “pedir coisas”, mas conhecê-lo, mesmo porque ELE já nos deu gratuitamente tudo através do evangelho.

3. VIVER POR ELE depende de conhecê-lo. 

Quanto mais você o conhece e conhece o Evangelho, mais você flui vivendo por ele. Conhecê-lo implica em assimilar a mentalidade que DEUS é Amor, e certamente eu fui criado para refletir esta mentalidade.

O nosso processo de transformação é pela “renovação da mente”.  O profeta Oséias declarou: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR…

Lembra do Rio visto por Ezequiel (Ezequiel 47), assim que nascemos de novo, os nossos pés se tornam cobertos com a revelação do Amor de Deus, mas ainda é bem superficial (águas nos tornozelos). É preciso prosseguir em conhecê-lo, até que encontramos uma profundidade que supera a nossa medida, uma mentalidade centrada em Cristo (Cruz). De fé em fé, vamos acessando a dimensão daquele que ama.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19. 

Vivendo pela nova natureza

A revelação progressiva do Amor de Deus nos estabelece na nossa nova natureza, e isto nos permite então “vivermos por ela”. O lema da nova natureza é viver na dimensão da generosidade, “de graça recebestes, de graça dai”. Precisamos assimilar que agora existem novos hábitos que são pertinentes a nossa Nova natureza, práticas como o jejum, oração, adoração, meditação e confissão da palavra. Quando mudamos os hábitos, mudamos a mentalidade. Tudo isto em nome de uma fome espiritual, uma fome por mais de Jesus!

Quando passamos de recebedores para doadores o amor é em nós aperfeiçoado. A revelação de Deus estabelece a nossa identidade em JESUS e sem esforço vamos aprendendo a viver como seus filhos e herdeiros.

Saber quem você se tornou vai te libertar de qualquer coisa que não se relaciona mais com você.

… Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Gálatas 5:16

Uma vez alinhados na IDENTIDADE de filhos amados, deixararemos de viver a vida cristã tentando ser algo que pensamos ainda não ser, antes, como co-herdeiros com Cristo viveremos de fé em fé desvendando tudo que já nos tornamos em Cristo quando nascemos de novo.

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos (maduros) de Deus. Romanos 8:

Ser guiado por ELE, significa viver para ELE sendo fortalecido por ELE.  Nada pode te fazer mais livre e realizado do que isto!

Entendam, no amor não existe medo, 1 João 4:18… O Amor nunca falha! 1 Coríntios 13:8. Viver na dimensão daquele que ama, é viver na dimensão do Espírito, livre do temor humano, das manipulações religiosas, discernindo pela verdade e desfrutando de uma sabedoria que quem se opõe ao evangelho não pode suportar.

Nunca se esqueça que uma vez que você nasceu de novo, desfruta agora de uma “nova natureza” e tem a promessa de toda ajuda do Espírito Santo.

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza… Romanos 8:26

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus! Portanto, levante-se e resplandeça o generoso Amor de DEUS!!!

 

Você também pode gostar...

Maturidade e Crescimento Espiritual

COMUNHÃO E PROPÓSITO

O maior teste da vida cristã são os relacionamentos. E a maior evidência de uma vida cristã saudável é a comunhão com o propósito de

Ver mais
A mentalidade do Evangelho
Evangelho e Nova Aliança

A MENTALIDADE DO EVANGELHO

O Evangelho anuncia as boas-novas de que Cristo Jesus entregou-Se por nossos pecados e ressuscitou para nos reconduzir ao plano original do Pai. Pela nova

Ver mais
Adoração extravagante
Evangelho e Nova Aliança

ADORAÇÃO EXTRAVAGANTE

A Adoração Extravagante de Maria Três dos quatro evangelistas registraram um dos momentos mais marcantes da vida de Jesus: a adoração extravagante de uma mulher

Ver mais
O Evangelho e a generosidade
Evangelho e Nova Aliança

O EVANGELHO E A GENEROSIDADE

A prioridade de compartilhar  “E, quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos

Ver mais
O poder da proclamação
Maturidade e Crescimento Espiritual

O PODER DA PROCLAMAÇÃO

Proclamar é literalmente declarar em alta voz ou gritar. A proclamação está tanto relacionada com a oração de autoridade quanto com a pregação. No sentido

Ver mais
Liderança e Ministério

FILHOS CONVICTOS

Filhos convictos? Tive a oportunidade de conversar com alguns amigos que enfrentaram, na infância e adolescência, a dor da incerteza sobre sua paternidade. É uma

Ver mais