Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

VOCÊ EM CRISTO

Em Cristo, compreender isso terá um impacto profundo! No entanto, será necessário que você adquira conhecimento não apenas sobre você mesmo, mas também sobre Cristo. Este entendimento não deve ser meramente acadêmico, mas deve ser revelado pelo Espírito Santo, através da Palavra.

SALVOS PORÉM IGNORANTES

Muita gente que acabou de se converter acaba caindo na armadilha de achar que precisa fazer alguma coisa para merecer o Amor de Deus. Só que não! Alguém pensando assim, se esvazia da graça que o salvou e fica obcecado em ser bonzinho o suficiente para agradar a Deus, mas nunca consegue.

É uma mentalidade religiosa que nos faz achar que o Amor de Deus depende de quão santos somos. E aí a gente se mata de fazer atividades religiosas, tentando ganhar a aprovação das pessoas e de Deus, mas acaba exausto e incoerente. É como se a gente estivesse preso numa infância espiritual, que para alguns dura toda a sua vida cristã, ignorando que a graça de Deus e a vida no Espírito são muito mais eficientes do que qualquer esforço nosso para produzir uma vida santificada.

Eu mesmo já fui ensinado a acreditar que o amor de Deus dependia da minha santidade, mas depois descobri que não era bem assim. Naturalmente, este Amor incondicional de Deus, jamais excluirá a importância da nossa cooperação para vivermos uma vida de fé e santidade.

COMO O HOMEM IMAGINA NO SEU CORAÇÃO ASSIM SERÁ

A mente é uma força influente em sua vida. A Palavra diz:

… assim como o homem imagina em seu coração, assim será (Provérbios 23:7).

Mesmo que você já tenha tido algumas experiências com o Amor de Deus, a sua mente não pode ser instantaneamente renovada, e a maneira que você pensa acabará por ser a maneira como sua vida será. Mesmo que as experiências possam ter um impacto em você, elas não mudam necessariamente aquilo em que você acredita. O pensamento é um processo sistemático, portanto, para mudar o curso de seus pensamentos, você precisa renovar sistematicamente sua mente, a fim de ver você em Cristo.

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

A palavra “transformado” aqui, vem da mesma palavra grega da qual obtemos a palavra “metamorfose”, que é o processo pelo qual uma larva tece um casulo e depois emerge como uma borboleta. Se você quiser transformar de algo terrestre em algo belo e capaz de voar, isso acontece por meio da renovação (da transformação) de sua mente. Esta é a mudança que produz o crescimento espiritual.

UMA DAS VERDADES FUNDAMENTAIS QUE VOCÊ DEVE APRENDER 

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.1 Tessalonicenses 5:23

Eu poderia ensinar muito com este versículo, mas estou apenas usando-o aqui como um exemplo bíblico para mostrar que você é um espírito, possui uma alma e vive em um corpo, três partes.

Funcionalmente, a maioria das pessoas reconhece apenas o corpo e a alma. O corpo é óbvio. Você pode ver seu corpo, e todos nós estamos cientes de como nossos corpos se parecem. Sabemos se somos homens ou mulheres, altos ou baixos e etc.

Também sabemos que existe uma parte interior de nós que não é física. Sabemos que as palavras não nos tocam fisicamente, mas tocam nosso coração e podem causar alegria, dor e outras emoções; essa é a alma. Podemos descrevê-la com três palavras: mente (intelecto), emoções e vontade.

TRÊS PARTES E NÃO DUAS

Mas, de acordo com as Escrituras, você é três partes e não duas, espírito, alma e corpo.

E ao contrário do corpo e da alma, não podemos sentir a parte espiritual de nós. Saber que eu tinha um espírito além do corpo e da alma me ajudou a compreender que não precisava sentir algo para que fosse real em meu espírito.

O espírito não pode ser discernido pelas emoções. Quer eu sentisse ou não, Deus me amou. O Senhor disse:

É o espírito que vivifica; a carne para nada aproveita: as palavras que eu vos digo são espírito e são vida. João 6:63

Jesus deu mais ênfase ao espírito do que à carne, que é um termo que se refere à combinação de alma e corpo. A carne é o que você sente, mas o espírito é a verdadeira parte vivificante de você.

Se você quiser ver como é o seu corpo, pode dar uma olhada no espelho, mas não pode se olhar no espelho para ver seu espírito. Para ver como é o seu espírito, você tem que olhar na Palavra de Deus e acreditar no que ela diz.

O espírito é a parte de você que foi completamente transformada, e entender isso é a chave para um relacionamento frutífero com Deus. Jesus disse:

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24).

Temos que nos alinhar com Deus e começar a nos ver no espírito.

O que significa, “eis que tudo se fez novo?”

Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Depois de nascer de novo, você se torna uma criação completamente nova. Claramente, não é o seu corpo que muda. Se você era alto, baixo, gordo ou magro, o corpo não muda quando você nasce de novo. Nem a alma se torna completamente nova. Os traços de personalidade podem mudar com o tempo, mas não são transformados instantaneamente quando você é salvo. Para que os traços emocionais e de personalidade mudem, é preciso renovar a mente.

A Escritura não diz que você será uma nova criação algum dia ou que você está no processo de se tornar uma, ela diz que você é uma nova criação. Também diz que todas as coisas são novas, não algumas coisas. A mudança total mencionada aqui não pode ser observada em seu corpo ou alma (a parte mental e emocional de você). Na verdade, não pode ser observado externamente porque a transformação ocorre em seu espírito, onde você não pode sentir nada.

É o seu espírito que se torna uma obra totalmente nova de Deus quando você nasce de novo. Nossos corpos e nossas almas estão sendo influenciados por nosso espírito nascido de novo, mas eles estão apenas em processo de mudança.

No espírito, você é uma criação completamente nova. Você é uma nova espécie de ser que nunca existiu antes. Se você nasceu de novo, seu espírito é puro, justo e santo como sempre será na eternidade.

IDENTICOS A JESUS

Seu espírito é perfeito: não contém pecado, inadequação, medo, depressão e desânimo. Não há nada negativo em seu espírito. Seu espírito nascido de novo é idêntico a Jesus!

Sei que algumas pessoas hesitam com isso, mas é o que a Palavra diz:

Nisto está o nosso amor aperfeiçoado, para que tenhamos ousadia no dia do juízo: porque, como ele é, assim somos nós neste mundo. 1 João 4:17

Esta não é uma promessa de que seremos como Jesus no céu; diz que somos como Ele é neste mundo. Não há como entender esse versículo se você estiver pensando apenas no corpo e na alma, porque nenhum deles é idêntico a Jesus.

Temos a promessa de que um dia teremos corpos incorruptíveis e saberemos todas as coisas, mas isso não é verdade aqui e agora.

Seu corpo e sua alma estão em processo de mudança, mas a conclusão desse processo não ocorrerá até que sejamos arrebatados pelo Senhor. A única maneira de entender que você é, agora, exatamente como Jesus é, é perceber que é o seu espírito que se tornou uma nova criação.

DEUS VÊ VOCÊ EM CRISTO

Deus nos aceita com base no que Ele fez em nossos espíritos renascidos, não com base no que fazemos. Quando comecei a basear minha vida em quem eu sou em Cristo, em vez de em minhas próprias obras, isso mudou radicalmente meu relacionamento com Deus.

Ele me deu um espírito idêntico ao de Jesus. O apóstolo Paulo escreveu:

Mas o que se une ao Senhor é um só espírito. 1 Coríntios 6:17

A palavra grega para “um” nesse versículo significa “um singular”, com exclusão de outro. Não somos apenas semelhantes, somos idênticos.

No espírito, fomos criados em justiça e verdadeira santidade (Efésios 4:24). Não temos que sair e tentar ganhar a santidade ou implorar a Deus para mandá-la descer do céu. Entender isso mudará toda a sua abordagem para liberar o poder de Deus em sua vida. (1 Coríntios 1:30)

A SANTIFICAÇÃO É SOBRE VOCÊ EM CRISTO

A vida cristã se resume a esta simples verdade: em seu espírito, você está mais salvo do que nunca. Você é tão santo e justo quanto Jesus. Você tem Sua fé, Seu poder e Sua unção. Tudo o que você precisa fazer é renovar sua mente, e a maneira de fazer isso é lendo a Palavra de Deus e acreditando no que ela diz sobre Deus e sobre você. Esta é a santificação em processo, a salvação da alma.

É apenas a verdade que você conhece que o liberta (João 8:32), sendo assim, é preciso meditar na Palavra, orar e adorar no espírito, até conhecer sua identidade espiritual por revelação. A mente é como uma válvula para o espírito e a vida de Deus que este contém; tem o poder de liberar ou obstruir o poder de Deus em sua vida.

Andando por fé

Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito. Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:5-7

Uma mente apenas focada no que está acontecendo no corpo (5 sentidos) nos limitará a uma perspectiva humana, natural e carnal, de modo que mesmo tendo a vida de Deus em seu espírito, você não a experimentará. Colocar sua mente em alinhamento com seu espírito, por outro lado, abrirá o fluxo do poder de Deus.

Crescer na fé ou na revelação de Deus demandará renovar a mente com toda verdade contida na sua Palavra. A vida cristã deve ser uma jornada cheia de novidades, e a medida que entendemos a nossa identidade nos depararemos naturalmente com a visão e o propósito de Deus para as nossas vidas.

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gálatas 5:25

Concluindo, seu espírito já é perfeito. Quando sua mente se alinhar com seu espírito, você começará a ver a capacidade de Deus que está em seu espírito transbordar para seu corpo e alma. Seu corpo será curado, suas emoções serão restauradas e você verá a unção de Deus fluir através da sua vida para abençoar a muitos outros.

Leia também o artigo: APRENDA A VER O QUE DEUS VÊ.

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO!

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais