Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

A dinâmica da vida no Espírito

Vamos fazer aqui, uma breve reflexão sobre a dinâmica da vida no Espírito. E a primeira coisa a se considerar é a maravilhosa Graça de Deus.

A graça de Deus, nos ensinos de Paulo, possui um sentido duplo. Primeiro, ela nos dá acesso a justificação pela fé , onde somos completamente perdoados e recebermos vida, (Gálatas 2:16). Depois, a graça de Deus nos dá acesso a vivermos “pela fé do filho de Deus”, (Gálatas 2:20-22). Ou seja, ela tanto nos comunica vida espiritual, como nos habilita a desfrutar um novo estilo de vida, um caminhar dinâmico, de acordo com a palavra da fé. Não basta estar vivo, é preciso aprender este novo viver, que denominamos aqui de vida no Espírito.

Davi fez uma declaração reveladora, que descrevia a sua forma de viver, ou seja, diante das escolhas do dia a dia, como ele se posicionava.

Odeio a duplicidade, porém amo a tua instrução, Sl 119:113

  O que ele queria dizer com a palavra “Duplicidade”? Um viver marcado pela inconstância, pela oscilação entre carne e espirito.

É triste pensar que algumas pessoas nunca experimentarão a vontade de DEUS em razão de uma mentalidade dominada pela carne.

Da DUPLICIDADE ou do coração dobre, vem o conceito de “Fortalezas espirituais”, ou seja, uma mente dividida, definida pela dúvida. De uma lado, a vontade de Deus, e do outro uma sensação de impossibilidade de alcança-la.

Porém, da instrução, da meditação, da iluminação, da palavra da fé, vem o conceito de andar no Espirito e no poder.

Três “insights” neste verso sobre a vida no Espírito

  1. Uma visão mais profunda da cruz e de como lhe dar com a tentação.

Não somos mais devedores a carne! quando falamos carne, estamos nos referindo a uma mentalidade reprovada, sem a revelação da palavra de Deus, e que é proveniente dos nossos sentidos naturais.

Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Rom 8:12, 13

Não vencemos a carne pelo esforço próprio, mas “pelo Espirito”. Quando falamos Espirito, nos referimos a uma mentalidade da palavra revelada de Deus, a palavra da fé.

Três verdades sobre aqueles que nasceram de novo e desfrutaram da CRUZ: Todos os nossos pecados foram perdoados; o nosso velho homem foi com ELE crucificado; e foi também substituído por um NOVO HOMEM em verdadeira justiça e santidade.

A palavra da fé, possui dois gumes (Hebreus 4:12), ou seja, ela tanto nos despe do velho homem, como nos reveste do novo. Assim, vamos andando, e de fé em fé, e de glória em glória, somo transformados na imagem do Senhor!

  1. Sabedoria espiritual (instrução) sempre produz inteligência emocional (saber o que AMAR e o que ABORRECER)

A palavra revelada sempre vai salvar a sua alma! AMOR e ODIO aqui são sinônimos, apontam para a mesma devoção.

Amor e ódio, são palavras carregadas de significado, e quando bem colocadas, definem com precisão a dinâmica da vida no Espírito. Abaixo, temos uma escritura que definiu o viver de Jesus como o filho do homem,

Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros. Hb 1:9

A falta de instrução, de luz, sempre produz bloqueios emocionais.

Uma coisa incrível na bíblia é que ela não conta apenas os acertos das pessoas, ela também revela, os erros, os pecados, e suas limitações. Com certeza Davi, como muitos outros, souberam aprender com os próprios erros. Considere abaixo a incoerência de Davi se relacionando com a rebelião do seu filho Absalão:

Tendo o rei coberto o rosto, exclamava em alta voz: Meu filho Absalão, Absalão, meu filho, meu filho! Então, Joabe entrou na casa do rei e lhe disse: Hoje, envergonhaste a face de todos os teus servos, que livraram, hoje, a tua vida, e a vida de teus filhos, e de tuas filhas, e a vida de tuas mulheres, e de tuas concubinas, amando tu os que te aborrecem e aborrecendo aos que te amam;

porque, hoje, dás a entender que nada valem para contigo príncipes e servos; porque entendo, agora, que, se Absalão vivesse e todos nós, hoje, fôssemos mortos, então, estarias contente. Levanta-te, agora, sai e fala segundo o coração de teus servos. Juro pelo SENHOR que, se não saíres, nem um só homem ficará contigo esta noite; e maior mal te será isto do que todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade até agora. 2 Sm 19:4-7

Davi precisou ser chacoalhado pela admoestação de Joabe para se desprender de uma cilada emocional que poderia lhe custar o reino …amando tu os que te aborrecem e aborrecendo aos que te amam.

  1. A importancia de ressignificar derrotas e experiencias emocionalmente dolorosas

A dinâmica da vida no Espírito será sempre pagar o mal com o bem. É uma dinâmica emocionalmente libertadora.

No verso citado por Davi, primeiro vem “ODEIO” e só depois “AMO”. O GATILHO mais poderoso para provocar mudanças é a IRA.

Jesus contou uma parábola reveladora em Mateus 22:1-14, vale a pena você ler e fazer as suas considerações. Deixarei aqui uma pergunta legitima sugerida na parábola, que certamente explica o Evangelho.

O que fazer com a indignação ou com a ira quando estamos diante da indiferença, da ingratidão e da injustiça? Vai perceber o quanto tudo isto está relacionado com o princípio da cruz, um caminho que o Espírito Santo sempre nos apontará.

Encurtando, a reação desde homem nobre da parábola, foi TRANSFORMAR A SUA IRA EM GENEROSA GRAÇA!

Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.

O que fazer com toda energia que foi criada pela ira de ser tratado injustamente? Esta é uma das questões mais importantes para aprender a responder na vida. Ele escolheu reprocessar a sua IRA em GRAÇA. 

A CRUZ carrega uma revelação completa de DEUS, onde a sua santidade e o seu Amor estão destacados.

Sem a cruz todos merecíamos ver a Deus na qualidade de um juiz. Pela cruz, o coração de Juiz se tornou no coração de um Pai.

O QUE DEUS FEZ COM A SUA IRA? Ele a descarregou sobre o seu único filho! Ele foi punido, ferido, feito pecado, rejeitado, amaldiçoado…

A santidade de DEUS exigiu a punição do pecado, e o AMOR de DEUS moveu Jesus para ser punido no nosso lugar! Ele morreu a nossa morte, tanto para recebermos a sua vida, quanto para vivê-la por meio da !

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais