Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Rio de graça

Ativando o rio de graça

Desde que Jesus concluiu Sua obra, o rio da graça Dele passou a fluir livremente, sem impedimentos por parte de DEUS, para todo aquele que o recebe livremente.

1 Jo 2:2 … e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Zac 13:1, Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza.

Hb 10:19, Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,

Heb 4:16, Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

A importancia de receber

A prontidão, o desejo e a capacidade de DEUS em liberar Seu rio de graça são perfeitos, mas a capacidade do ser humano para recebê-lo é limitada.

Mc 10:13-16, Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.

Crianças são recebedoras

O que observamos aqui? Adultos colocando barreiras para as crianças! Os discípulos estavam tão longe da disposição de Jesus em abençoar quanto estavam distantes de ter um coração receptivo como o de uma criança.

Como é o coração de uma criança? Totalmente confiante no que é prometido e aberto para receber o que lhe é dado. Simplesmente não possui obstáculos.

Chave, uma revelação clara da justiça de Deus

De graça recebestes, de graça dai. Um rio de graça fluindo!

Rom 4:1-4, Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.

Não é pelo que você fez ou fará, mas sim pela obra consumada de Jesus.

A salvação não é alcançada por fazer tudo corretamente, mas sim pela fé naquele que realizou tudo de maneira perfeita e é perfeito. Ao contemplarmos Sua graça e Seu amor generoso, a fé naturalmente brota em nossos corações.

É a nossa fé nEle que transforma tudo, alterando tanto a essência de quem somos quanto a posição espiritual que ocupamos.

O que bloqueia a graça de Deus?

Infelizmente, há muitos que, apesar de declararem ser cristãos, vivem como se Jesus não tivesse morrido e ressuscitado por eles. As razões para isso são variadas; consideremos algumas delas.

1. Orgulho: lei das próprias obras, ou incredulidade.

Gal 5:4, 5 … De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.

A justiça proveniente da fé não anula a lei, mas buscar a justificação pelas obras da lei anula a fé.

Rom 3:28-31, Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso. Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.

A lei confirma a fé, pelo fato de encerrar todos debaixo do pecado.

2. Culpa ou consciência de pecado

Gn 50:15-17, Vendo os irmãos de José que seu pai já era morto, disseram: É o caso de José nos perseguir e nos retribuir certamente o mal todo que lhe fizemos. Portanto, mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo: Assim direis a José: Perdoa, pois, a transgressão de teus irmãos e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, te rogamos que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. José chorou enquanto lhe falavam.

Sem exceção, todos os irmãos de José enfrentaram tormento emocional por suas ações, escondendo e mentindo sobre o ocorrido para o pai. Jacó viveu anos a fio com o fantasma da morte do seu filho predileto.

Os irmãos, interiorizaram uma amarga culpa, assistindo a dor de um Pai desconsolado, e ao mesmo tempo engasgados com a mentira que contaram. Mesmo depois de serem generosamente perdoados e agraciados por José, ainda não conseguiam acreditar plenamente nesse rio de graça. 

3. Ansiedade e preocupação

1 Pe 5:5-12, Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

Quem são as pessoas que o diabo pode devorar? São aquelas que vivem ansiosas e sem sobriedade, ou seja, que não possuem uma mente equilibrada e saudável.

… lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

O medo está na raiz de toda ansiedade e preocupação, fazendo uma resistência velada a revelação do Amor de Deus.

Heb 4:1, Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.

O único medo que deveríamos ter é de não descansar na fé em Jesus, e o único esforço a fazer é para entrar neste descanso.

Lance em DEUS a sua ansiedade

Gn 43:13, 14 Levai também vosso irmão, levantai-vos e voltai àquele homem. Deus Todo-Poderoso vos dê misericórdia perante o homem, para que vos restitua o vosso outro irmão e deixe vir Benjamim. Quanto a mim, se eu perder os filhos, sem filhos ficarei.

No momento, Simeão estava retido por José. Se você não conhece toda história, não perca a oportunidade.

Quando Jacó escolheu superar seu trauma e confiou Benjamim às misericórdias do Deus Todo-Poderoso, experimentou um fluxo abundante de graça. Seu coração foi curado, sua alma consolada. Recuperou José, desfrutou de uma prosperidade ilimitada e a influência de sua autoridade se expandiu, alcançando até mesmo o Faraó do Egito.

 CONCLUSÃO: O principio da ceia

1 Co 11:27-29 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.

O que implica discernir o corpo? Ao renascer, em que você passou a participar? Qual é agora a sua nova natureza espiritual e identidade? Como esse processo se desenrolou?

Se ainda experimenta sentimentos de culpa ou ansiedade, é evidente: Você não compreende completamente o que o evangelho lhe proporcionou.

Então, o que seria examinar a si mesmo? Vamos responder com outra passagem das escrituras…

2 Co 13:5, Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós?

O que implica examinar se está na fé? Compreenda que não se trata de ser avaliado como perfeito, mas sim de avaliar se o CORDEIRO é perfeito. E, se o Cordeiro é perfeito, então você é aceito!

Isso representa a justiça da fé: você agora é filho de Deus e herdeiro com Cristo!

Qual deve ser a perspectiva adequada para viver a vida cristã? Não se concentre em si mesmo, como fazem os perfeccionistas. Como o justo viverá? “Olhando firmemente para JESUS, o Autor e Consumador da sua fé!” Isso é quem você é.

Leia também, CELEBRANDO A CEIA.

 

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais