Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Adoração perfeita

Adoração é o lugar onde somos completamente convencidos do Amor de Deus.

Normalmente, a maioria das pessoas entendem que adoração é a nossa tentativa de expressar o nosso amor a Deus.

Você pode até começar com esta motivação, porém se realmente decidir se entregar a prática da adoração, irá se surpreender.

A medida que declaramos quem Ele é, e cantamos o que Ele fez por nós, será impossível não sermos tomados por uma revelação poderosa do seu Amor.

Esta prática é um caminho seguro para se tornar em alguém cheio do Espírito Santo. Ef 5:17-20 (click e leia)

Conceituando a Adoração

A primeira menção da palavra ADORAÇÃO está em Gn 22:1-9 (click e leia).

Não está relacionado com música, mas com sacrifício ou entrega. O texto faz referência ao patriarca Abraão, quando ofereceu a Deus, o único filho a quem amava.

Adoração é a nossa resposta a DEUS quando ELE se revela a nós, de nos rendermos completamente a ELE para que os seus planos e propósitos se cumpram em nós e através de nós.

Uma curiosidade! no Antigo Testamento, a palavra adoração sempre aparece relacionada com a postura do corpo. Palavras como ajoelhar, prostrar, expressando a atitude ou posicionamento do coração.

Na nova aliança, vamos encontrar um sentido bem mais profundo para isso.

Vamos ver então, algumas características de uma adoração perfeita, a adoração de Jesus ao Pai.

Corpo me preparaste

HB 10:5–18, Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; 6 Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. 7 Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.

A Adoração é um posicionamento firme da nossa própria vontade para fazermos a vontade de Deus através do corpo.

A vontade é um dos atributos mais fascinantes e sagrados da alma humana.

Alguém disse: Existe um tremendo potencial na vontade humana, e a vontade de Deus é o nosso inesgotável potencial.

Sendo assim, a Adoração está relacionada com o exercício da nossa vontade, a fim de fazermos a vontade de Deus, mesmo em detrimento de qualquer limitação que o nosso corpo queira impor.

Assim que unimos a nossa vontade a vontade de Deus, O Reino de Deus se manifesta!

O poder da vontade

O que Jesus fez com a sua própria vida?

Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. (João 10:18)

Entendemos claramente aqui, que Jesus fez uma escolha.

Ninguém poderia tirar a vida de Jesus, e ninguém poderia interferir na sua decisão de doar a própria vida, obedecendo ao Pai e indo para a cruz no nosso lugar.

Ele, se tornou nosso substituto por escolha própria. Ele fez isso porque nos AMA, esta foi a sua única motivação!

Da mesma forma, ninguém poderia obrigar Adão a desobedecer a Deus no Jardim. Ele carregava a prerrogativa de uma autoridade absoluta sobre toda a terra. Adão não foi ameaçado por uma besta feroz e forçado a desobedecer a Deus. Absolutamente não. Eva, a sua mulher, foi enganada por um animal sutil, doméstico, que parecia amigo. Adão na verdade, voluntariamente desobedeceu a palavra ordenada a ele por Deus.

A morte de cruz

Reforçando, Jesus foi obediente até a morte de Cruz, e ninguém poderia obrigá-lo a isto. A redenção devia ser escolha Dele.

Fil 2:6-8, antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Leia também o artigo, A PALAVRA DA VERDADE. (click e leia)

O lugar da prensa

Lc 22:40-44, Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação. Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. [Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. E, estando em agonia, orava mais intensamente.

Tudo que os anjos poderiam fazer era confortá-lo.

Mesmo antes desses últimos momentos no Jardim de Getsêmani, Jesus ainda tinha a opção de desistir.

Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua

Quando os soldados chegaram para prendê-Lo, Pedro tentou defendê-Lo, cortando a orelha do servo do sumo sacerdote. No entanto, Jesus o deteve e disse,

Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? (Mateus 26:53).

Jesus contemplado pelos anjos

1 Tm 3:16, Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.

Aquele que foi manifestado na carne, ou seja, “corpo me preparaste”.

Há muito a se dizer sobre o mistério da piedade, mas quero agora chamar a sua atenção para esta expressão, … contemplado por anjos

O que teria acontecido se Jesus tivesse levantado Sua face aos Céus e dito, “Pai, salve-Me dessa hora”? Antes que Ele terminasse a oração, haveria miríades de anjos ao Seu lado, prontos para resgatá-lo de um momento de sofrimento e tortura sem igual.

No entanto, por mais que os anjos quisessem salvá-Lo, estavam impedidos, pois Ele estava sendo condenado em nosso lugar, executando a vontade de Deus.

Jesus estava começando sua jornada até a Cruz e não havia nada que os anjos pudessem fazer, exceto contemplarem e se maravilharem com o Seu grande amor pela humanidade.

Que perspectiva, que sena, que os anjos contemplaram!

O ministério dos anjos e a adoração

Sl 103:19-22, Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo. Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.

Os anjos são seres valorosos, que executam a palavra de Deus. Eles são ativados pela palavra de Deus na sua boca!

V2, Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

Não importa o nome deles. O que importa de fato, é que a palavra de Deus e os benefícios da aliança que você assumiu com Jesus estejam na sua boca, e sejam a sua confissão!

Reconheça o sacrifício perfeito que foi feito a seu favor, declare em fé os benefícios da nova aliança no sangue de Jesus, e desfrute de uma salvação completa, executada pelo poder de Deus.

Faça valer na sua vida tudo o que Jesus fez por você!

Salvação

Se referindo aos anjos,

Hebreus 1:14, Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

Salvação é uma palavra ampla, e os anjos participam ativamente do seu processo de ser redimido ou livrado.

Os mesmos anjos que não puderam vir em auxílio de Jesus, virão em SEU auxílio.

Quando o diabo tentar derrotar e condenar você por algo do qual Jesus já o tenha libertado através de Seu sangue, os anjos de Deus estarão ávidos e disponíveis para ministrarem e socorrerem você.

Concluindo, grande é o mistério da piedade, Contemple para crer, creia para adorar, e então viva na dimensão da glória de Deus! (1 Tm 3:16)

Sl 91: 14-16, Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.

Você também pode gostar de ler o artigo, TIPOS DE ORAÇÃO. (click e leia)

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais