Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Todos podem profetizar

Todos podem profetizar demanda uma busca com zelo

Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação (encorajamento) e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. 1 Co 14:1-5

Todos podem profetizar! Neste caso, não estamos falando do ministério quíntuplo, ou seja, daqueles que desempenham o oficio de um profeta. Mas estamos ressaltando a importância de encorajarmos uns aos outros com uma palavra revelada de Deus.

A solução para uma congregação egoísta 

Para a sua compreensão, faça a leitura do texto, Números 11:1-34.

Quando Israel saiu do Egito, havia uma grande mistura de etnias entre o povo, ficando destacada a insatisfação de não suportarem a dieta do Maná. Estavam reclamando e chorando pelos cantos e nas suas casas.

Uma regra clara, “Quem murmura não ORA, e quem ORA não murmura”.

A murmuração é o ruído da ingratidão. Então o fogo do Senhor veio nas extremidades do arraial, alcançando aqueles que estavam mais distantes de Moises. Moises porém intercedeu e o fogo apagou.

O abatimento de Moisés

Moises deveras se abateu com a carga da carnalidade daquele povo. Achamos aqui a famosa oração de um líder estressado. Parafraseando, “Se o Senhor me ama, me mata logo!”

Como resolver toda esta compulsão carnal? Como vencer a reclamação e a critica? A solução de Deus foi bem interessante, Ele despertou mais pessoas para profetizarem!

V16, E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo. 17, Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho… v25 Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.

Então Deus desceu na nuvem e falou. Deus fala, Ele é um Deus Vivo! Deus pôs sobre aqueles lideres o mesmo Espirito que havia sobre Moises.

Sempre haverão problemas quando pessoas na congregação não possuem o mesmo espirito do líder. Vale ressaltar, que apesar de todos profetizaram naquele momento, nunca mais o fizeram.

A importância de mudar a linguagem e a mentalidade

O Espirito repousou sobre eles, mas não permaneceu. Haviam porém, dois homens que tiveram um apetite diferente pela profecia, nem mesmo estavam alistados entre aqueles em volta da tenda.

Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e do outro Medade; e repousou sobre eles o espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial. Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial. E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho. Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!

Outra regra, “a boca fala do que está cheio o coração”! Conhecemos uma pessoa cheia ou vazia do Espírito Santo pela boca.

… mas enchei-vos do Espírito, FALANDO entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Ef 5:18-20.

Três insights sobre profetizar

1. Todos podem profetizar

Deus derramou o Espirito sobre todos os que creram! At 2:17 ; 1 Co 14:31

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; At 2:17, 18

1 Co 14:31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.

Você também pode profetizar. Profetizar é entregar uma mensagem de Deus para uma outra pessoa com o propósito de edificar, consolar e exortar.

Se todos podem profetizar, todos podem também ouvir a Deus. Esta é a chave. A sua intimidade e sintonia com Deus precisa ser desenvolvida e aflorada.

O que aconteceu com os 70 anciãos de Moises? O Espirito repousou sobre eles, mas não permaneceu. No Batismo com o Espirito Santo, ELE não só repousa, mas reveste e permanece, porque somos nascidos DELE e temos a unção dentro.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos revelará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de revelar. Jo 16:13-15

Uma dica, quando você tiver uma palavra para alguém, seja natural, não grite e não use um tom de voz que não é propriamente seu. Isto é desnecessário.

2. A Profecia não é controladora e nem interesseira.

Profetizar não tem nada a ver com manipular pessoas, ou tentar fazer com que as pessoas façam o que você quer.

Jr 23:26 Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?

Todos podem profetizar, mas sejam cuidadosos. O que significa “Tomar o nome do Senhor em vão”? Em vão aqui, significa “egoisticamente”. Pessoas que estão tentando tirar vantagem usando o NOME do SENHOR.

Sempre que receber uma palavra ative a sua antena. Não uma antena critica, mas de discernimento. Tem pessoas que confundem os seus desejos pessoais com palavra de Deus. Algumas pessoas são intencionais nisto, estas são perigosas.

Mas, naturalmente há uma tolerância para aqueles que estão aprendendo.

1 Co 14:31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.

1Co 13:9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos

Sempre tenha em mente este filtro: Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação (encorajamento) e consolação. Quando receber uma palavra, pergunte a si mesmo: isto me edificou, encorajou e consolou? Se sim, é de DEUS. Se não, já sabe…

3. Seja um filho do encorajamento

At 4: 36 José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação (paraclesis), levita, natural de Chipre

Quantos sabem que Barnabé não era o nome dado pelos pais. O seu nome era José, “exaltado”. Mas era chamado pelos apóstolos de Barnabé, porque carregava um manto de encorajamento para todos.

Como que as pessoas a sua volta te veem? Otimista ou pessimista? Somos filho de que? Da critica, da murmuração, ou do encorajamento.

Encorajar, é colocar coragem dentro de alguém. Desencorajar é tirar a coragem. Algumas pessoas quando compartilham uma palavra, ou contam um sonho, enchem o coração de outras com medo. Isto não é bom. A profecia e a revelação coloca a fé das pessoas em Deus, a “profetada e o revelamento” coloca a fé das pessoas na tragédia.

Existem aqueles que querem apenas se passar por espirituais por motivos interesseiros. Fique avisado, tenha cuidado.

Quanto a você, tenha um forte desejo de encorajar as pessoas, pois este é o Espirito da profecia! Cultive e desenvolva “o ouvir” que vem pela palavra de Deus. E, muito importante, antes de ter uma palavra de Deus para as outras pessoas, a tenha para a sua própria vida. Isto vai validar a sua profecia.

Todos podem profetizar, mas esteja seguro que estaremos encorajando as pessoas.

Leia também o artigo, O AMÉM E AS PROMESSAS.

Você também pode gostar...

A igreja e os batismos
Evangelho e Nova Aliança

A IGREJA E OS BATISMOS

A Igreja na dimensão espiritual O que é a Igreja? Se não tivermos uma revelação clara nas Escrituras, podemos dizer que é apenas um prédio

Ver mais
Perdão
Maturidade e Crescimento Espiritual

Perdão

O perdão é a cola dos relacionamentos, um dos princípios que mais revela o coração de Deus. Ao compreendermos isso, podemos nos poupar de muitas

Ver mais
Ajudador divino
Maturidade e Crescimento Espiritual

AJUDADOR DIVINO

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o Ajudador divino. Ele é o revelador, intérprete e Um Perfeito Ajudador que compartilha e nos

Ver mais
A verdade que está em Cristo
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VERDADE QUE ESTÁ EM CRISTO

Não há nada mais libertador do que a verdade encontrada em Cristo. Por isso, quero compartilhar três princípios essenciais: Primeiro, busque conhecer Jesus profundamente. Em

Ver mais
porque-me-envolver
Evangelho e Nova Aliança

Por que me envolver?

O que leva uma pessoa a se envolver com algo ou com alguém? Quais as razões que fazem que uma pessoa faça o que não

Ver mais
A prioridade do evangelismo
Evangelho e Nova Aliança

A PRIORIDADE DO EVANGELISMO

A GRANDE COMISSÃO O Evangelho é sobre como Deus Pai revelou a sua natureza e salvação através do seu filho Jesus Cristo. Por isso a

Ver mais