Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

O AMÉM E AS PROMESSAS  

Lei ou promessa?

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo. E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa. V18 Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão. Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um. É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei. Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; Gal 3: 16-26

O principio fundamental do evangelho não é você fazer para ser recompensado, ou o que Paulo chamou de “lei das obras”. Não é você semear para colher, se fosse assim dependeria da sua performance, do seu desempenho.

Não estou desconsiderando o princípio de semear e colher, mas o evangelho é principalmente você colher o que outro semeou, e isto põe em evidência a graça de Deus e o principio da fé. A única forma de colher é por fé. A graça é generosa e a fé é recebedora.

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24

Como nos tornamos HERDEIROS de DEUS? Como sou abençoado?

V18 Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão.

Pela PROMESSA. As promessas são as boas novas!

O que a lei não faz

A lei não pode te tornar herdeiro, ela não pode te tornar abençoado, e também não pode te conceder a vida de DEUS. Portanto ela não pode te transformar, te aperfeiçoar ou te salvar.

Qual o propósito da lei?

Ela veio falar sobre o pecado, e não sobre a salvação. Veio para definir o pecado e para expor, humilhar e condenar o pecador. A lei foi dada para frustrar toda justiça própria, dar um cala boca a toda arrogância humana.

Fazer mau uso da lei, é o que Paulo chamou de se colocar debaixo da lei, buscando aceitação ou a aprovação de Deus pelo esforço de obedecê-la. Qual será o real resultado disto?

1. Um senso de escravidão

2. Uma relação impessoal com DEUS, motivado pelo desejo de recompensa e medo de castigo.

3. Ansiedade acerca da própria posição perante DEUS.

Entenda, a lei foi dada para nos amadurecer e convencer que precisamos de um gracioso SALVADOR. Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa.

O que veio primeiro, a promessa ou a lei?

E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.

Observe que em Genesis 15, DEUS prometeu duas coisas a Abraão. Prometeu um HERDEIRO (v4) e também a terra, ERETZ ISRAEL (v7). Ou seja, DEUS prometeu a Abraão um herdeiro com herança.

Gn 15:4, Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. v7 Eu sou o SENHOR que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra.

Abraão estava pensando em Isaque, DEUS porém, estava pensando em um SALVADOR perfeito e amoroso. DEUS fez a promessa gratuitamente a Abraão, e ele até mesmo pediu uma garantia.

Gn 15:8, Perguntou-lhe Abrão: SENHOR Deus, como saberei que hei de possuí-la?

DEUS então fez uma aliança de sangue com Abraão. A lei viria apenas 430 anos depois desta aliança.

Gn 15:10 – 12 Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves. Aves de rapina desciam sobre os cadáveres, porém Abrão as enxotava. Ao pôr-do-sol, caiu profundo sono sobre Abrão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram… v17 E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços. Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra…

Na verdade um sono pesado caiu sobre Abraão. A única coisa que se viu, foi o próprio DEUS passando entre aquelas metades. Não dependia de Abraão, mas apenas de DEUS. DEUS estava dizendo: O meu filho é a garantia. Esta foi a promessa com aliança de um sacrifício perfeito, que nos tornaria filhos, herdeiros e abençoados.

Adentrando a terra prometida

A promessa da terra teria que se cumprir antes da promessa do MESSIAS. Como a promessa da terra se cumpriu? É preciso fazer a leitura do capítulo 1 de Josué – JOSUÉ 1

Josué estava diante de um grande desafio. Por três vezes DEUS lhe disse: “seja forte e corajoso”!

Josué começa agora a liderar o povo de Israel, marcando uma nova dispensação. Para Israel alcançar a promessa foi preciso uma troca de liderança, saiu Moisés e entrou Josué. O nome “Josué” significa Salvação. Ambos, Josué e Jesus começaram seus respectivos ministérios no Rio Jordão. Ambos tem o papel de levar o povo a possuir uma herança. Josué levou Israel a conquistar a terra prometida, enquanto Jesus nos levou a conquistar a terra das promessas, nos fazendo herdeiros pela fé do seu testamento.

Romanos 10:4, Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

Moises representa a lei, enquanto JOSUÉ representa a graça. Debaixo da liderança de Moises não possuímos a herança. Até mesmo Israel precisou de um Josué para possuir a promessa.

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. Romanos 6:14

Debaixo da lei não há possibilidade de desfrutar a herança. Os que estão em JESUS estão na graça, os que estão em Moises estão na lei. A graça é Deus fazendo e ofertando ao homem, a lei é o homem no seu esforço tentando fazer algo para DEUS.

Porque Moisés não pode entrar?

Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. Sl 37:29

Porque somente os justos, os perfeitos tem acesso a herança. A lei não aperfeiçoa ninguém. Pelo fato de Moises representar a lei, ele foi tratado com o seu rigor. Do cume do Monte Nebo, ele avistou toda a boa herança, mas não pode entrar! Diante da lei você nunca fará tudo certo, nunca será aprovado. Romanos 7:14

Gal 3:11, E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.

Saiba, a Justiça é o estado perfeito. Só a alcançamos mediante a fé em Jesus. Romanos 5:1

Como possuímos a herança?

Rom 4:19, 21 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.

1. Reconheça a sua fraqueza

Abraão não negou a sua fraqueza, as limitações impostas pelo corpo, a sua incapacidade de produzir resultados.

2. Seja fortalecido dando gloria a DEUS

Colocou o seu foco em Deus, no que ELE falou, e não em si mesmo. Foi fortalecido pela adoração, consolidando assim uma fé edificada.

3. Entenda o poder do Amém

Ef 1:3, Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

Precisamos de uma postura adequada diante desta promessa. Abraão nos deu o exemplo, ele reconheceu as suas fraquezas, deu gloria a Deus e aprendeu a dizer amém.

As bençãos são invisíveis, promessas que estão em forma de palavras, porém as palavras carregam um poder criativo atrás delas. Lhe dar com o invisível, sendo forte e corajoso, será sempre uma questão de fé.

A fé me faz dizer aquilo o que eu quero ver de acordo com a promessa. A incredulidade me faz dizer o que estou vendo sem a promessa.

A benção terá a sua dimensão segundo a minha fé. Depende de como se mistura a fé a promessa ouvida. Se trata da mesma palavra produzindo resultados diferentes de acordo com cada coração. Uns colhem a trinta, outros sessenta e outros a cem por um. Portanto, não perca o foco, nem se distraia, mas diga AMÉM a promessa!

Gn 15:5, 6 – Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.

O que DEUS tem para você é maior do que você pode contar. Abraão creu e isto lhe foi creditado como justiça. A palavra creu é significada pela palavra AMÉM!

2 Co 1:20, Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.

Jesus também citou a palavra “Amém”. Sempre que encontramos a expressão, em verdade em verdade, é na verdade, “amém e amém”. Amém é uma conexão entre o sobrenatural e o terreno, o poder de concordância entre os céus e a terra, trazendo a existência a manifestação das promessas de Deus.

Em verdade ( amém e amém) vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Mt 18:18

Existem muitos salmos que apresentam esta dupla de “Amém”, ligando céus e terra.

Bendito seja o SENHOR para sempre! Amém e amém! Sl 89:52

O que define a nossa herança é a promessa gratuitamente dada por DEUS a nós, e não o que queremos conquistar com o nosso esforço. Como damos gloria a DEUS? Dizendo AMÉM as promessas de DEUS, ao que ELE falou a cada um de nós pessoalmente.

Você está em Cristo, portanto já foi abençoado! Legalmente todas as bençãos já te pertecem, agora, pelo exercício da sua fé e pelo seu AMÉM, se aproprie de cada uma delas, do legal para o experimental!

Leia também o artigo, clique aqui CELEBRANDO A CEIA.

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais