Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

TRANSIÇÃO DE ALIANÇAS

Para compreender a nossa reflexão, TRANSIÇÃO DE ALIANÇAS, é fundamental fazer a leitura no Evangelho de João, capítulo 14 (Click e leia).

Superando a crise

JESUS estava vivendo o momento conclusivo do seu ministério. Este seria o tempo da maior virada da historia da humanidade. Uma transição de alianças: Antigo Testamento para Novo Testamento.

O momento era “critico”, tanto para JESUS como para os seus discípulos. Estava agendado e as portas, um sacrifício perfeito e eterno, que devolveria o homem ao seu criador.

JESUS então, comparou aquele momento a um parto.

Jo 16:21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.

O momento, apesar de crítico, inspirava muitíssima esperança! JESUS estava fazendo considerações muito importantes afim dos discípulos atravessarem aquele momento da forma menos traumática possível. Estas foram, tanto palavras de conforto, como de destino.

Qual seria o objetivo de JESUS? Que a fé dos discípulos fosse maior do que as dificuldades do momento.

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

A fim de lhes trazer esperança, JESUS começa então a descrever a sua obra e o futuro daqueles que perseverassem em crer. Haveriam mudanças criticas que precisariam assimilar. Hb 8:8-13

Promessas que eles ainda não entendiam, mas que em breve compreenderiam experimentalmente.

Duas abordagens importantes

1. JESUS encorajou os discípulos com palavras de esperança e destino

Claramente JESUS fez promessas que nos ajudam a entender esta transição de alianças, promessas de um novo nascimento espiritual e futuramente de um novo corpo espiritual.

v2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

Na “casa de meu PAI”, em outras palavras “em mim”. O que significaria, “vou preparar-vos lugar?” JESUS não estava falando de uma casa no céu, como muitos sonham dentro de uma perspectiva natural e humana, mas um lugar em CRISTO, no seu corpo ressurreto. JESUS estava falando que iria ajuntar todos os que creem no seu corpo!

E não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos. João 11:52

Batizados em Cristo

Col 1:13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

Era exatamente o que ELE estava para consolidar. A palavra batizados em Cristo, em Romanos 6:3, significa, “para dentro de Cristo”.

Através da sua morte e ressurreição, ELE iria inaugurar na dimensão espiritual um lugar, afim de que todos os que o cressem estivessem com ELE, ou melhor dentro DELE.

v3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Através da sua morte pelos nossos pecados JESUS colocaria os seus pés nos lugares mais baixos das regiões espirituais, o porão dos mortos chamado inferno. E através da sua ressurreição, colocaria a sua cabeça nos mais altos céus, os céus de Deus. Inaugurando um caminho para todos os que creem se tornarem o seu corpo.

Por isso diz: Quando ele subiu ao alto, levou cativo o cativeiro, Deu dons aos homens. (Ora que quer dizer isto: Ele subiu, senão que também desceu aos lugares mais baixos da terra? Aquele que desceu é também o que subiu muito acima de todos os céus, para encher todas as coisas.) Ef 4:8-10

Para aqueles que fizessem parte deste corpo ressurreto, todo poder da maldade ficaria debaixo dos seus pés, e o pecado e a morte seriam completamente vencidos!

A redenção do corpo

Teriam também o direito a um novo corpo espiritual, quando o corpo natural se desfizer.

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Fil 3:20, 21

Era disto que JESUS estava falando, que nós estaríamos NELE, da mesma forma que ELE estava no PAI e o PAI estava NELE.

10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

JESUS estava ensinando que quando os discípulos nascessem de novo, eles também estariam NELE e seriam totalmente consolados. É dentro deste contexto que ELE faz uma das declarações mais fortes a respeito de si mesmo e da sua obra em nosso favor:

v6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Não é “vai ao PAI”, mas “vem ao PAI”. ELE estava no PAI e o PAI estava NELE. JESUS é ao mesmo tempo o acesso e o lugar onde o PAI está presente. Na verdade JESUS é uma posição espiritual, onde pela fé, podemos receber tudo que é do PAI .

Para maiores esclarecimentos sobre a transição de alianças, leia também “UMA NOVA ALIANÇA”.

Amando até o fim

Quando então JESUS disse, “Vou preparar-vos lugar”, estava dizendo, chegou a hora de terminar a minha obra, levar a cabo a minha missão. Literalmente, dar a minha vida e tornar a reavê-la, morrer e ressuscitar!

Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para que se cumprisse a Escritura, disse: — Tenho sede! João 19:28

JESUS sabia que aquele momento estava as portas! Porém a alegria de retornar ao seu Pai, teria que ser precedida pelo horror da crucificação.

30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; 31 Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

2. JESUS preparou os discípulos para o que viria.

Haveria uma mudança poderosa de dispensação, uma nova aliança seria inaugurada, que implicaria em novos termos e um novo aprendizado! Qual obra que JESUS faria que seria o divisor de aguas entre uma aliança e a outra? Como vimos só há uma resposta, a CRUZ. †

v16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

Até agora os discípulos experimentaram um tipo de revestimento do Espirito Santo, que os permitia seguir o homem JESUS, guardar a sua palavra e até mesmo operarem muitos milagres.

… porque habita convosco …

Funcionavam na unção que estava sobre JESUS, a quem seguiam. Mas quando viesse o outro consolador seria diferente, experimentariam o novo nascimento. Se tornariam filhos, participantes da natureza divina.

… e estará em vós…

A transição de alianças

19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. 20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

JESUS aqui fala sobre esta transição de alianças. Para os discípulos era bem complexo entender, pois estavam acostumados a lhe dar e a seguir o JESUS homem. Não o teriam mais “em carne” para seguir, mas uma voz que precisariam agora aprender a ouvir. Seria uma grande mudança de paradigmas.

28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós…

JESUS estava tentando explicar-lhes que a condição que ELE iria se revelar a eles depois da sua morte e ressurreição não seria mais a mesma. Para esta transição JESUS sabia que os discípulos precisariam jejuar, porque? Precisariam anular a carne e aprender a viver da parte deles que nasceu de novo. Não se trata de uma visão legalista sobre jejuar, mas de um princípio bíblico e pratico, apresentando o corpo morto para o pecado, o espírito vivo para Deus, e a mente submetida a uma renovação constante pela palavra viva de Deus.

Mt 9:15 E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.

Seja para reconhecer o JESUS glorificado, como para seguirem o Espirito Santo, precisariam de fé. Andar no Espírito é um aprendizado, e a sensibilidade de seguirem o Espirito Santo seria como um termômetro para experimentarem PAZ.

27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais