Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Revigorados pela revelação

Revigorados pela revelação

Como termina é que conta. E para correr a carreira, revigorados e superando os desgastes, é preciso entender a importância da revelação.

Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos, 2 Co 4:1

Como você está? exausto, esgotado, desfalecido? saiba que existe uma maneira diferente de viver vencendo tudo isto! O pior adjetivo para uma pessoa diante da vontade de DEUS é DESISTIDO. Existem muitas pessoas “desistindo” do que jamais poderiam, e elas sabem disto.

Para a sua compreensão, click e leia, 2 Coríntios 3

Contemplando ao Senhor

E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito. 2 Co 3:18

Usando a linguagem de Paulo no texto acima, existem duas opções para se viver a vida cristã. Com o rosto coberto, ou com o rosto descoberto. Rosto coberto, são aqueles que estão olhando para eles mesmos através do espelho das circunstâncias, enquanto, rosto descoberto são aqueles que estão olhando para JESUS, estão avançando de fé em fé e de glória em glória, ou seja, de revelação em revelação, são revigorados.

A grande diferença é que existem pessoas que querem mudar as circunstancias e adversidades a sua volta, sem entenderem que a mudança começa dentro delas, não se submetendo a um processo de edificação no espírito.

Rosto coberto

Aborda uma vida cristã mecânica, religiosa. Sabem que a vida espiritual não está funcionando, mas se esforçam ao máximo para causar boa impressão. Sempre vai terminar com a falta de esperança produzida por uma mentalidade que sabota a vida espiritual.

… com a mente conheço a LEI de DEUS, mas com o corpo sirvo ao pecado.

A Letra mata

o qual nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. 2 Co 3:6

Sem revelação, não há transformação, há apenas um padrão de moralidade inatingível, onde as pessoas simulam viver por motivos que lhes são convenientes. Algumas vezes produzem uma abordagem que até impressiona, mas não transforma. Traduzindo, é uma vida desgastante, sem azeite, marcada pela falta de discernimento espiritual.

… Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

A palavra de DEUS não entra na vida delas. É como a semente que cai a beira do caminho, em um solo pisado. Como Jesus disse, se alguém não entende a palavra, as aves dos céus comem aquela semente.

Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. V14

Provavelmente esta é a principal razão porque pessoas estão desfalecendo e desistindo.

Rosto descoberto

E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia… v13

Aponta para um relacionamento transparente e crescente com DEUS. Começa com uma mudança radical de espírito, um “novo nascimento”, e avança com o propósito de contrair um espirito edificado apto para salvar a alma. Enquanto a oração em línguas ativa o Espírito de revelação, a meditação na palavra expõe a nossa alma a assimilar a mente de Cristo, uma verdadeira metamorfose. Romanos 12:1, 2

Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 3:16-18

Sinai X calvário

Enquanto a LEI leva você a contemplar a si mesmo, o EVANGELHO te leva a contemplar a face de JESUS. Mas só podemos fazer isto pela fé, ou seja através do Espirito. É a nossa prática de fé que renova e revigora a mente, salvando a alma em um processo crescente de iluminação, até que CRISTO seja formado em nós.

Exatamente o oposto do que ocorreu com Moisés quando recebeu a LEI. O ministério da condenação teve uma glória transitória, que aos poucos foi desaparecendo. Qual foi o real motivo pelo qual Moisés colocou o véu? Ocultar isso aos filhos de Israel. A hipocrisia começou aí.

Em contra partida, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade, transformação verdadeira, a certeza que tudo que o Espírito Santo está construindo dentro de nós irá se manifestar em nosso favor!

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Co 4:16-18

De dentro para fora

Ora, o Senhor é o Espírito… e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade

Em termos de alcançar vitória, onde deve estar o nosso foco? Exterior ou interior?

Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade. Pv 16:32

As vitorias interiores determinam as vitorias exteriores. Pense no despojo de conquistar uma cidade, a bíblia está afirmando que existem mais benefícios para conquistas interiores do que para conquistas exteriores.

Quem é o longânimo do provérbio citado? é alguém que tem o animo longo, alguém que nunca desiste, porque está consciente que maior é aquele que habita em nós, do que aquele que está manipulando no mundo.

Um tesouro em vasos de barro

Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

Mesmo que o nosso corpo (vaso de barro) queira impor muitas limitações a nossa vida espiritual, temos um tesouro, uma nova natureza espiritual de vida, que carrega a semente da palavra (Cristo), e nos proporciona a habilidade de desenvolver a salvação.

Quando vivemos uma vida liberando o Espírito Santo e a palavra em fé, somos fortalecidos no homem interior, independente do que aconteça no exterior.

O processo de transformação e iluminação tem um preço e exige certa perseverança. Assim, passamos a viver, não por uma gloria que desvanece, mas por uma que se consolida cada vez mais. Um coração revigorado pela revelação!

Atribulados por fora, mas não angustiados por dentro, perplexos por fora, mas não desanimados por dentro, perseguidos por fora, mas nunca desamparados por dentro, abatidos por fora, mas nunca destruídos por dentro.

Não podemos negociar o que esta dentro com as pressões que estão fora. O que nos define não são as circunstancias de fora, mas o tesouro que esta dentro.

Pelo contrario, cada vez mais fortalecidos, revigorados, amparados, construídos para cumprir todo propósito que DEUS tem para as nossas vidas.

Vigor para viver uma vida aprovada

Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus. 4:1-5

Gostaria de sugerir a leitura do artigo, VENCENDO A INCONSTÂNCIA

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais