Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

posicionamento cristao

POSICIONAMENTO CRISTÃO

A fé está relacionada com o seu posicionamento cristão, ou seja, como você responde ao Evangelho da graça e a todo este generoso Amor demonstrado por Cristo.  Jesus pregou o Evangelho através das parábolas, elas na verdade são palavras de conhecimento, que expunham e iluminavam o coração dos ouvintes, provocando reflexões e mudanças no programa mental que estava rodando dentro de indivíduos ou mesmo da sociedade como um todo.

Vamos abordar uma parábola incrível, pela qual Jesus estava demolindo a indiferença religiosa, e convidando a dar propósito tanto para as nossas vidas quanto para os nossos talentos.

Lições da parábola do Rico e do Mendigo – Lucas 16:19-31

Naturalmente a leitura da parábola é obrigatória. Click na indicação do texto acima, e leia aqui mesmo.

É preciso destacar que pouquíssimas passagens bíblicas falam da morte como essa parábola narrada por Jesus.

Alguns chegam até a defender que na verdade não era bem uma parábola, pois esta foi a única parábola que Jesus usou um nome próprio ao descrevê-la.

O início da história começa dizendo que havia um homem rico que se vestia de púrpura e vivia todos os dias de forma regalada e esplêndida, como também havia um mendigo, coberto de chagas chamado Lázaro.

Morte

Ora, havia certo homem rico… Havia também certo mendigo, Lucas 16:19, 20

“Havia”, o verbo aqui foi conjugado no passado. O rico e o pobre se encontram e se nivelam na morte, mas esta parábola é sobre o posicionamento deles durante a vida.

Jesus apelou para revelar alguns fatos interessantes sobre a morte a fim de mudar o posicionamento de alguns que ainda estavam vivos.

Se existe uma experiencia onde o rico e o pobre irão se encontrar é na morte. Ela chega, tanto para um, como para o outro.

Hebreus 9:27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo…

O Evangelho

Entenda, o Evangelho é muito sobre vencer este inimigo chamado morte, um tipo de inimigo que nenhum tipo de homem, rico ou pobre, poderia superar.

O Evangelho é a expiação dos nossos pecados, mediante um sacrifício e um sacerdócio perfeito. Jesus morreu a nossa morte, para que através da nossa fé no seu Nome, pudéssemos desfrutar a sua vida e herança.

A mensagem da parábola

Lucas 16:20-21  Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; 21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.

O rico estava farto, aliás possuía muito mais do que necessita para si só.

A mensagem desta parábola não é que ser rico é pecado ou coisa ruim. Nos salmos, a bíblia diz que Deus ama a prosperidade do justo!

A bíblia não faz objeções a alguém que tenha se esforçado, cultivado uma mentalidade saudável e alcançado prosperidade financeira.

Como também, ela não está promovendo a ideia de que uma pessoa com recursos financeiros tenha a obrigação de pagar as dívidas de alguém que é negligente e irresponsável em sua administração financeira.

Na verdade, o que está em questão aqui, é que aquele homem rico não encontrou propósito para a sua riqueza. Ele pensa que a vida é só sobre ele mesmo, ou seja, seu posicionamento na vida, diante de tudo que Deus lhe proporcionou,  foi de alguém insensível e indiferente.

Esta parábola não é apenas sobre dinheiro, porque podemos transbordar na vida de outras pessoas de muitas outras maneiras.

O dilema de Lázaro

Há diversas razões para alguém encontrar-se em uma situação de extrema necessidade. Isso pode ocorrer devido a desastres naturais, ações irresponsáveis de terceiros e outras circunstâncias adversas.

Por outro lado, há também aqueles que, por sabotarem a si mesmos, agindo com negligência, preguiça e irresponsabilidade, enfrentam dificuldades. A Bíblia oferece valiosos ensinamentos sobre a preguiça e a pobreza.

É importante compreender a situação de Lázaro em profundidade. No caso dele, sua extrema necessidade decorria de uma grave doença que o afetava.

Uma porta chamada exclusão

O que separava Lázaro daquele homem rico era apenas uma porta.

Porta adentro, na casa do rico, havia abundância de tudo, como vimos, mais do que ele precisava para viver a sua vida regalada. Porta a fora, estava o Lázaro, mendigando o que seria migalhas para aquele homem rico.

Lucas 16:22-24 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. 23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. 24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Lázaro foi a primeira pessoa a falecer, e o homem egoísta provavelmente interpretou isso como uma oportunidade de se livrar de possíveis incômodos, pensando que não haveria mais ninguém para perturbá-lo. Você já teve experiências com pessoas que o incomodaram?

O posicionamento de Lázaro

Vamos deixar uma coisa clara aqui, as pessoas não vão para o céu porque são pobres e doentes. Muito menos porque são boas pessoas. As pessoas são salvas porque Deus no seu incompreensível Amor enviou a Jesus, que preencheu todas as exigências da justiça de Deus, se qualificando para ser o nosso Salvador.

Esteja seguro, Lázaro foi salvo por causa do seu POSICIONAMENTO diante de Deus, mesmo vivendo as provas mais difíceis da vida, ele se posicionou colocando a sua fé em Deus, como Abraão o fez.

Este era o Lugar para onde Lázaro foi, o seio de Abraão. A única coisa necessária para entrar ai é fé. Lembre-se, que a fé sem obras é morta.

É interessante, porque Lazaro apesar da doença, dores, necessidades e descasos sofridos, ele superou tudo pela fé. Definitivamente, foi um homem que perseverou na fé.

1 João 5:4-5 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?

Rico também morre

Então a morte também chegou para o rico, ou seja, para o homem que só foi capaz de olhar para si mesmo. No desfecho da parábola, ele não vai para o mesmo lugar que foi o aflito Lázaro.

Já pensou, não estamos falando que alguém é salvo pelas suas obras, mas o Lázaro, se ajudado, poderia ter sido a evidência para aquele homem abastado de um posicionamento de fé. Não soube ver como oportunidade as pessoas em necessidade a sua volta.

Um abismo

Havia um abismo, uma barreira filtro entre céu e inferno. Vamos ver como isto funcionava.

Lucas 16:25-26 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. 26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.

O individuo que foi para o inferno poderia ver o que se passava no seio de Abraão. Como também, podia se recordar de todas as oportunidades que desperdiçou.

Possivelmente esta não era a experiencia de Lázaro, temos a impressão que ele nem estaria ouvindo as suplicas do homem rico, pois não há qualquer menção ou abordagem sua, provavelmente, nem tinha mais tais lembranças.

O inferno não muda as pessoas

Fica claro, uma postura exigente daquele homem rico, mesmo estando no inferno. Agora ele queria que Lázaro fizesse por ele, o que ele em vida negligenciou. E não perdeu aquela postura de mandar o pobre fazer os favores que ele precisava.

Tarde demais para se tornar um evangelista

Lucas 16:27-28 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, 28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.

O homem virou um evangelista no inferno.

Jesus enfatizou mais o conceito do inferno do que o do céu em seus ensinamentos. Ele mencionou o inferno em 11 ocasiões e o céu apenas 3 vezes. Na parábola em questão, Jesus utiliza a ideia do inferno como um lugar sem retorno, buscando despertar a consciência de uma geração religiosa que estava sendo reprovada por sua indiferença em relação a uma grande oportunidade de mudança. Ele queria incentivar as pessoas a se posicionarem de maneira diferente e a não ignorarem a importância de suas escolhas espirituais.

Provérbios 16:4 O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade.

Deus estabeleceu um fim para todas as coisas, isto inclui generalizadamente o ímpio e o justo. Porém, ser o ímpio ou se tornar justo pela fé será uma questão do posicionamento individual de cada um. Não seja alguém que vai mandar lembranças para o rico…

Conclusão

Concluindo, na parábola, o homem rico estava sendo questionado não por ser um adúltero, homicida ou ladrão, mas sim devido à sua indiferença e à sua atitude egoísta de viver a vida sem considerar as necessidades dos outros.

Provavelmente fosse religioso, porque no contexto do capítulo, Jesus estava reprovando os Fariseus.

Quais seriam as pessoas que lutam com problemas difíceis e estão do outro lado da sua porta? Quais seriam aqueles, que caso você fosse para o inferno, gostaria de enviar algum tipo de mensageiro?

Faça você mesmo enquanto pode! Desfrute, mas transborde o Amor de Deus.

Você pode gostar de também ler este outro artigo: CHAMADOS

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais