Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Perfeitamente fracos

A minha graça te basta

  • Esta é uma palavra que se encaixa para quem entende a graça de Deus, somos perfeitamente fracos.

2 Co 12:7 E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. 9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.

At 7:20 Nesse tempo, nasceu Moisés, e era mui formoso, e foi criado três meses em casa de seu pai. 21 E, sendo enjeitado, tomou-o a filha de Faraó e o criou como seu filho. 22 E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras.

Moisés, formação e chamado

  • De acordo com as escrituras, Moisés foi educado na ciência dos Egípicios, na verdade, como príncipe do Egito, foi treinado para ser um homem poderoso em obras e palavras.
  • Então, é difícil equacionar a sua eloquência e nível cultural, com um pastor gago que aos 80 anos de idade estava esmagado com suas inadequações.
  •  Isto explica o motivo pelo qual ele implorou para que Deus escolhesse uma outra pessoa.
  • Considere: O Senhor Deus tomou um líder plenamente seguro de si e reduziu a sua opinião de si mesmo a nada.
  • Será exatamente nesta condição que Deus também nos usará, perfeitamente fracos.
  • Estava totalmente convencido da sua falta de encaixe para ser um líder.
  • Você pode gostar de outro artigo: Um líder superando os seus temores.

Deus não vê como o homem vê

  • Moises aparentemente, não estava qualificado para a liderança.
  • Mas, o Senhor o chamou para retornar ao Egito como o homem que falaria por ele.
  • Ele então, encurralado pelas sua limitações respondeu e implorou, “por favor Senhor, eu não sou eloquente, nem agora e nem antes, sou um homem de fala vagarosa e pesado de língua”.

Ex 4:10 Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu não sou homem eloqüente, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.

Sequelas

  • Não é que nunca tivesse sido eloquente. A sua performance foi notável no Egito.
  • Moises era conhecido como um homem eloquente, poderoso em obras e palavras.
  • Mas 40 anos no deserto de Midiã, assistindo e servindo o sogro Jetro, foi o suficiente para desaprender até a falar.
  • O Moisés poderoso em obras e palavras, se tornou em alguém pesado de boca e pesado de língua.
  • Alguém fraco e debilitado aos próprios olhos, mas perfeitamente fraco para Deus.
  • Parece que esta limitação estava associada a um tipo de trauma emocional.
  • Para Moises, só de pensar em Egito a sua alma afogava no fracasso. Temia retornar ao lugar da sua humilhação, especialmente para liderar.

A sabedoria de DEUS

  • Moises estava certo da sua fraqueza particular, ser gago iria desqualificá-lo. Como que um homem que não pode falar por si mesmo vai falar por Deus?

Ex 4:11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? 12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

  • Deus não quer apenas desimpedir as nossas fraquezas, Ele pergunta, Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Ex 4:11.
  • Deus não apenas se acomodou a fraqueza de Moises, Ele literalmente tirou vantagem disto!

Deus aperfeiçoa o seu poder na nossa fraqueza!

  • É um pensamento profundo: Deus despiu Moises do seu mundo de origem e de todo treinamento que recebeu, sobrecarregando ele com uma língua pesada e lenta, e ordenou que ele o servisse em uma área específica que representava a sua fraqueza: oratória.
  • O Senhor poderia ter curado Moises instantaneamente! Poderia ter lhe dado plena habilidade de oratória, muito maior que teve no Egito.
  • Mas não foi o que ocorreu.

Combinação perfeita

  • Talvez, temos gastado muito tempo acusando o diabo por certas limitações que na verdade Deus tira proveito delas.
  • O que na verdade importa para Deus não é a eloqüência das nossas palavras, mas o poder que as respalda.
  • É uma combinação que encaixa, pois glorifica somente a Deus: palavras gaguejantes respaldadas por um poder imutável.
  • Aqui todos nos tornamos perfeitamente fracos!

Unção e outros não

… Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

  • Apenas um trocadilho, “uns são e outros não”.
  • Deus unge, capacita, quem Ele envia.
  • Esta é a aliança que faz a vitória.
  • Esqueça a versão de Charlton Heston do filme Moises. Não existe nenhum registro que Deus curou a gagueira de Moises.
  • O povo provavelmente ficou agoniado pela lentidão da fala de Moises em muitas situações, mas Deus na verdade nunca se incomodou com isto.
  • Esta é a Gloria da cruz: o eu crucificado para que Cristo seja revelado em poder!

1 co 1:27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. 28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; 29 para que nenhuma carne se glorie perante ele.

Deus tem um chamado para você

  • Nossas fraquezas são as nossas vantagens.
  • Deus escolheu você não por causa da sua força, mas por causa da sua fraqueza.
  • Não estou falando sobre pecado, mas sobre a nossa fraqueza em termos de “falta de pedigree”.
  • Não escorregue do chamado de Deus porque você pensa que não é ninguém.
  • É na nossa fraqueza que o poder de Deus é aperfeiçoado, e Deus, apenas Ele é glorificado.
  • Deus nos fará perfeitamente fracos para se mostrar perfeitamente fortes através de nós!
  • Aprecie a leitura de outro artigo: O enviado de Deus

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais