Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

O HOMEM DO PECADO

Encontramos na segunda carta que Paulo escreveu aos Tessalonicensses, uma terminologia um tanto polêmica para muitos cristãos; “o Homem do pecado“.

Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição… 2 Tess 2:3

Certamente, Paulo, não tinha o objetivo de confundir ou despertar especulações nos crentes daquela época, quanto ao tema.

Uma linguagem conhecida

Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? 2 Tess 2:5.

Fica claro, que Paulo estava abordando um assunto, que costumava conversar ao pé do ouvido, com aqueles irmãos. Não era uma mensagem misteriosa, ou que inspirava dúvidas. Entretanto, precisamos reconhecer, que esta nomenclatura, “o homem do pecado“, despertou curiosidades e dúvidas, para as futuras gerações, incluindo os dias atuais.

Hoje, se tornou comum, a teoria que “o homem do pecado” seria um futuro anti-cristo. Foram citados dezenas de nomes com um certo encaixe nestes últimos 2000 anos de cristianismo. Quem sabe, você também tenha o seu palpite neste tempo desafiador que estamos vivendo.

Porém, vou emitir uma opinião diferente, e se alguém pensar de outra forma tem igualmente o meu respeito. 

Existem três referências importantes, aqui no capítulo dois da segunda carta aos Tessalonicenses, que nos dizem que “o homem do pecado” estava presente nos dias de Paulo: “O que o detém”; “Já opera”; “Aquele que agora o detém”. Deduzimos então, que Paulo não estava falando sobre alguém ou algo que deveria ser aguardado, mas que estava em plena atividade nos seus dias.

A leitura da carta será muito necessária para a sua compreensão. Click e leia, 2 Tessalonicenses.

Três considerações para refletir

1. Espiritualmente falando, existem apenas dois tipos de pessoas no mundo.

A bíblia é na verdade sobre dois homens, que representam todos os outros. O primeiro Adão e o último.

Ou estamos desfrutando da vida espiritual do Cristo Ressurreto, ou ainda estamos na condição de herdeiros da morte espiritual de Adão (Romanos 5:12). Em outras palavras, existem os salvos em Cristo Jesus, e os não salvos.

Paulo, na maioria das sua cartas, costumava falar sobre as pessoas, não como indivíduos, mas como corpos coletivos juntos a todos os outros indivíduos que estão em uma condição espiritual semelhante.

Seguindo este pensamento, o corpo coletivo de Adão, seria o homem do pecado, o filho da perdição. Aborda, todos aqueles que, ainda que vivos fisicamente, permanecem mortos nos seus pecados e delitos.

Em contrapartida, o corpo coletivo de Cristo, é o templo de Deus. São aqueles que receberam vida ao nascerem de novo, foram vivificados pelo assopro da sua boca.

… e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos. João 11:52

A Igreja VERSUS Aqueles que não obedecem ao Evangelho

Ele destaca a constância e a fé dos irmãos em Tessalônica, em razão de uma enorme oposição e perseguição que estavam enfrentando. Uma Igreja relevante digna de elogios.

… a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais, 2 Tess 1:4.

E aborda também um outro grupo de pessoas, aqueles “que não obedecem ao evangelho”. Estes por sua vez, estavam fazendo forte oposição a Igreja.

… se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 2 Tess 1:6-8

Entendendo um pouco melhor quem eram estes que não obedecem ao evangelho…

Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça. 2 Tess 2:9-12

Observe, “os que não obedecem ao evangelho”, não são pessoas ignorantes quanto a oportunidade de tê-lo ouvido. Ouve uma rejeição clara, e por esta razão, ficaram expostos a todo tipo de engano, e passaram a praticar a injustiça de forma absurda e polarizada.

2. O processo de evangelização de uma geração

… sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo; se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam 2 Tess 1:5, 6

Curiosamente a palavra “juízo” no verso acima, é a palavra KRISIS, no grego. O seu significado é “separação, divisão, seleção”. Vamos então contextualizar.

Como que as pessoas são salvas? Através da pregação do evangelho.

A medida que uma geração vai sendo evangelizada, ela necessariamente dará uma resposta a Deus. Algumas, pela forma que respondem ao evangelho são poderosamente salvas e transformadas. Outras, vão se tornando cada vez mais endurecidas ao rejeitá-lo. Estes dois grupos de pessoas, cristalizam convicções, e vão se distanciando até ficarem em polos opostos. O sol que amolece a manteiga, endurece o barro.

Polarização

Quando o evangelho perde o acesso a este grupo que se definiu “não acolhendo o Amor da verdade para crer”, significa que a colheita está madura! Este tempo será marcado por uma evangelização sem muitos resultados.

A polarização será a maior evidência que a ceara está madura para a colheita. Jesus voltará em um tempo assim. De um lado o joio, do outro lado o trigo. A esquerda os bodes, e a direita os cordeiros. Cada lado, cristalizados dentro da sua mentalidade e prática de vida.

Continue o injusto a fazer injustiça, e continue o imundo a ser imundo. O justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. Ap 22:11

A linha que separa estes dois grupos vai se tornando cada vez mais estreita. E a luz do evangelho revelará todo engano e injustiça, tudo que tramam e fazem ocultamente. O evangelho vai expôr a podridão das nações. Paulo usou a palavra “Apostasia” a fim de descrever o que estamos falando.

… então, será, de fato, revelado o iníquo

3. Intervenção divina

Vamos deixar a bíblia falar por ela mesma.

… se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram… 2 Tess 1:6-10

… então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. 2 Tess 2:8.

O dia do Senhor

Haverá então, uma intervenção divina, já agendada, infalível, que surpreenderá o mundo inteiro. Será grande e maravilhosa para uns, terrível e trágica para outros!

… pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. 1 Tess 5:2.

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Ap 1:7

Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata! A graça do Senhor Jesus seja convosco. O meu amor seja com todos vós, em Cristo Jesus. 1 Co 16:22-24.

Gostaria de recomendar para os interessados, a leitura de um outro artigo: A PALAVRA DA VERDADE. E também indicar um excelente livro que aborda com muita propriedade o tema; “ESCATOLOGIA VITORIOSA”.

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais