Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

O Homem chamado Salvação

Encontro dos dois Adãos

A bíblia é sobre dois homens, o primeiro Adão, e o último. O primeiro se perdeu, e o último veio para resgatá-lo. No encontro dos dois Adãos, vamos abordar a fascinante missão do Homem chamado Salvação! Jesus veio para buscar e salvar o que se havia perdido.

A nossa reflexão sobre o tema, O Homem chamado Salvação, será no Evangelho de João capítulo 9. Click e leia.

Um cego de nascença

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

JESUS viu um homem cego de nascença, os discípulos porém, focaram “nos pecados” que supostamente o tornaram cego.

E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

Procurar pecados sempre foi a função da lei. Os Sacerdotes na antiga aliança eram verdadeiros investigadores. Na perspectiva da lei toda pessoa deficiente era de certa forma uma pessoa amaldiçoada.

Mesmo sendo discípulos de JESUS, pela pergunta que fizeram, notamos que estavam ainda impregnados por uma mentalidade legalista. Uma mente treinada a procurar pecados e entender as suas consequências. Uma busca sem fim para tentar explicar os infortúnios da vida.

QUANDO JESUS disse arrependei-vos, ELE estava falando sobre abrir mão desta mentalidade, e passarem então a pensar e a crer de acordo com o evangelho!

Perspectiva redentiva

JESUS por sua vez tinha uma mente treinada a redimir. Isto descreve o EVANGELHO, boas novas!

Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

JESUS é o filho de DEUS, enviado para nos redimir, devolvendo ao homem tudo que foi perdido no jardim. ELE não veio para despertar as pessoas a procurarem pelos seus pecados, mas para despertá-los a uma busca pelo SALVADOR, o homem chamado Salvação!

10 Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? 11 Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus (SALVAÇÃO), fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. 12 Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.

Onde Ele está? e você, já sabe responder a esta pergunta?

A opinião das pessoas a respeito daquele cego

1. Jesus – Compaixão

JESUS viu aquele homem como ELE via a todos os outros homens, incluindo eu e você. Todos pecaram e destituídos estão da gloria de DEUS! Isto é, “um homem cego”, na mesma condição espiritual do primeiro Adão. Esta perspectiva dá sentido as palavras de JESUS.

Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

Sabemos que no Édem, JESUS os vestiu através de um sacrifício, e agora veio para pagar esta conta. Não se tratava mais do que ele fez, mas do que JESUS faria em seu favor. Este texto retrata o encontro entre o primeiro Adão e o ultimo. JESUS veio ascender a luz que o primeiro Adão apagou!

5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 6 Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.

O milagre realizado por JESUS nos arremete a criação do homem.

6 Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. 7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.

Não tenha dúvida que este foi um milagre criativo, o barro se tornou naquilo que faltava para aquele homem enxergar, e a água foi como o sopro do ETERNO.

JESUS se apresenta como alguém que estava presente, quando o homem foi criado do pó da terra. Somente aquele que te criou tem a medida certa para te concertar, curar, redimir ou salvar.

2. Os discípulos – Curiosidade

Sabe aquele tipo de gente palpiteira que fica querendo explicar a tragédia dos outros. Quando se especializam nesta pratica viram Teólogos. Se acham espirituais querendo justificar a DEUS. Em vez de conhece-lo, tentam explica-lo. Se atrapalham, liberando condenação através de palavras não alinhadas com a revelação de Deus.

Alguma vez já se sentiu assim, bisbilhotado por pessoas deste tipo? Uma Curiosidade sem compaixão. Enxergam os pecados e não o homem, enxergam o homem e não o SALVADOR.

3. Os vizinhos e conhecidos – Um infeliz, desventurado

8 Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?

Estes o viam como mendigo, pedinte, improdutivo, limitado, inútil, um peso para a sociedade. Alguém sem solução.

Mendigo é toda pessoa que pede apenas para os homens, e nunca enxerga a possibilidade de ser abençoado por DEUS. São aquelas pessoas que não entendem a expressão, “riquezas da sua graça”.

No qual, temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça. Ef 1:7

A nossa vida só vai fazer sentido para os outros quando recebemos algo de DEUS, e passamos a ter consciência disto. Aqui rompemos em gratidão e adoração.

Quando este homem recebeu algo de DEUS, as pessoas não mais podiam reconhecê-lo! Tenha certeza, ele ganhou um outro adjetivo dado pelos amigos e conhecidos. Como você chamaria este cego curado?

4. Fariseus – Amaldiçoado e inimigo

18 Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.
34 Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.

Quando cego, o viam como amaldiçoado. Depois de curado o viam com desconfiança e como uma ameaça.

Foi curado pelo “Homem” que invejavam. Estavam buscando a todo tempo alguma maneira de incriminá-lo. Aquele milagre fortalecia o fato que JESUS estava falando a verdade da parte de DEUS, e tornava evidente a reprovação dos fariseus.

Como não bastasse…

28 Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés. 29 Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é. 30 O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.

Nada poderia ofender mais este tipo de orgulho, dizer que não sabiam alguma coisa.

Como o cego passou a se ver?

O mais importante não é como as pessoas o viam, ou mesmo como ele se via. Vale ressaltar uma poderosa mudança de dentro para fora. Além de um milagre físico e criativo possibilitando-o ver, o mais curioso seria como ele passaria a se enxergar.

Qual deveria ser a sua maior curiosidade? Ver o próprio rosto! Com certeza, foi o que ele fez depois de lavar os olhos. Contemplou o próprio rosto no espelho das aguas que o curaram!

Não só os seus olhos foram iluminados, o seu coração também.

É impressionante a sua firmeza, ousadia e sabedoria ao testemunhar para aqueles lideres que eram raposas experientes. Era agora um homem resolvido, que seguia com convicção a luz que brilhou no seu coração. Exatamente por isto, JESUS voltou para consolida-lo.

35 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? 36 Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? 37 E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. 38 Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.

Tem certeza da sua salvação?

39 E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. 40 E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? 41 Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.

JESUS estava lhe dando com a realidade espiritual de todos os homens. Duas coisas fundamentais: Se você não tem certeza da sua salvação, assuma a sua condição espiritual e depois, confie na justiça de DEUS. JESUS não veio chamar justos, mas pecadores ao arrependimento!

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

A fim de compreender melhor sobre a salvação em Cristo, leia também o artigo, A PALAVRA DA VERDADE.

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais