Meu coração, minha responsabilidade! Como viver uma vida transformada, livre do vitimismo, e sendo o protagonista da própria vida?
Sl 119:112 Inclinei o meu coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.
Os teus decretos
Só existe uma vara de medir, a palavra de Deus. A bíblia é o livro de um único autor, um ser espiritual se comunicando com outros seres espirituais. A bíblia jamais será compreendida por uma mente carnal. Ela sempre se explica, e o que ela declara será o fim de toda contenda.
Como vivenciar uma mudança constante e permanente
1. Foque primeiramente em mudar a sua forma de pensar e acreditar, o comportar-se diferente será consequência.
… inclino “o coração” …
Inclinar implica em mudar a posição, e exige disposição. Começa no coração, e não no comportamento. O comportamento é o resultado, mas o que ativa o processo de mudança será mudar a forma de pensar e acreditar. Não será uma questão de esforço, mas de iluminação. Não mudamos obedecendo regras, mas entendendo princípios e conhecendo a Deus por revelação.
2. Você é responsável pelo seu coração.
… “inclino” o coração …
Quer mudar a sua vida? Não transfira as suas responsabilidades a outros fazendo-se de vítima, e aprenda a entregar o seu coração ao propósito certo.
Pv 4:23 Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração, pois dele procede as fontes de vida.
Não seja governado pelas suas emoções, mas aprenda a utilizá-las de forma inteligente. Emoções saudáveis nos ajudarão a fazer uma leitura correta das pessoas e circunstancias a nossa volta.
A partir de um novo homem espiritual, fruto do novo nascimento, podemos desfrutar de saúde mental e emocional, conhecendo a verdade.
Incline os seus ouvidos para ouvir a Deus
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Jo 14:1
Isto não foi uma sugestão, foi um mandamento. A fé em Deus sempre nos leva a um lugar seguro de descanso. JESUS estava ensinando os discípulos a reagirem emocionalmente a uma das maiores provas que enfrentariam. Vale dizer, não é DEUS quem produz emoções negativas a fim de nos desviar da rota.
Tentação
Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Tg 1:13-15
Quem opera assim é o diabo, e não DEUS. A cobiça, sempre faz referência a algum tipo de emoção muito forte. E é desta forma que seremos tentados ao pecado.
O PECADO É CONCEBIDO NAS EMOÇÕES. Para controlar a vida emocional é preciso focar no tipo de pensamento que estamos permitindo. Corrija os seus pensamentos e verá o resultado na sua vida emocional. Seu coração, sua responsabilidade!
Mente renovada
Aprenda e desenvolva pensar com uma mente espiritual, vivendo pela fé. Quando é que pensamos com uma mente espiritual? Quando a palavra de Deus e o Espirito Santo são a nossa fonte, e renovam a nossa maneira de pensar. Sem a palavra ou sem a fé, seremos vitimas de emoções sabotadas!
A fé vem pelo ouvir, fruto de uma palavra revelada, e sempre produzirá emoções positivas. Portanto, amplie a sua mente espiritual, salve a sua alma e seja conduzido por uma mente renovada.
Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Rom 8:6
3. Hábitos ou práticas criam as condições do coração.
… a guardar os teus decretos…
Temos uma fonte em DEUS! Um novo coração, um espírito recriado e participante da natureza divina. Porém, o coração precisa ser direcionado para ouvir e ver a Deus, ou seja, ter comunhão com Ele. Não existe nada mais poderoso do que praticar a presença de JESUS.
Consideramos a psicologia dentro de uma perspectiva natural para ajudar as pessoas a organizarem a mente e as emoções, mas que normalmente não levam em conta o seu homem espiritual. O fato é, precisaremos mais do que informação, a chave está na revelação e no socorro do Espírito Santo!
Podemos ser bem-educados, porém escravos de péssimos hábitos.
Os nossos problemas começam quando nos separamos de DEUS e passamos a viver alienados da sua presença e da sua palavra. O ponto de partida será receber vida espiritual pela fé em Jesus, e assim, passaremos a desfrutar dos recursos necessários para salvar a alma.
Uma excelente notícia, você pode direcionar o seu coração para Deus.
Entenda a importância de quando estiver emocionalmente pressionado, meditar e confessar a palavra, orar e adorar no Espírito, e conhecer a Deus por revelação. Lembre-se, seu coração, sua responsabilidade!
Estas práticas espirituais, produzirão a desconstrução de uma mentalidade reprovada, a edificação de uma fé que vence o mundo, e a manifestação de um novo coração em Deus.
PRATICAS ESPIRITUAIS, dicas para você começar
1. Se aquietar e louvar.
O Louvor é o fruto dos nossos lábios que confessam o seu Nome, quem DEUS É, e o que ELE generosamente fez por nós.
2. MEDITAR na palavra de Deus – Ler, reler e refletir esperando no Espírito Santo.
3. ASSIMILAR – Ouvir e escrever o que Deus falará com você.
Tenho duas excelentes sugestões para você ampliar o seu relacionamento com a palavra de Deus. Leia também aqui no Blog, A PARÁBOLA MAIS IMPORTANTE, e A PARÁBOLA DO SEMEADOR.