Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

identidade e autoridade

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional.

É comum ver pessoas vivendo a vida cristã de maneira passiva, pedindo a DEUS para realizar coisas que, na verdade, dependem do próprio posicionamento de fé delas. Elas não compreendem o “feito de Deus”, ou seja, a sua parte foi consumada ( GRAÇA) e de agora em diante tudo o que DEUS faz é através do nosso posicionamento de fé.

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.

A autoridade delegada por DEUS

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Gn 1:26

Mateus 28:18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Leia com bastante atenção os versos acima pois eles fundamentarão toda a nossa reflexão. Na criação, Deus disse ao homem, tenha ele domínio! e na redenção ele confirmou isto devolvendo a autoridade que lhe foi usurpada, Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto …

O Exemplo de Pedro em Atos 3:1-8

Vejam as palavras de Pedro a uma paralítico que mendigava na entrada do templo formosa,

V6… Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: em Nome de JESUS CRISTO o Nazareno, anda!

Entenda, não é que os discípulos estivessem quebrados, eles apenas estavam sem dinheiro naquele momento. Mas quero ressaltar aqui a revelação que Pedro carregava, “mas o que tenho, isto te dou”. Ele Tinha plena consciência que carregava a autoridade proveniente de uma nova identidade em Cristo Jesus.

Se você tiver fé para viver na identidade de filho, terá fé para desfrutar de tudo que foi providenciado pela graça! A consciência da sua identidade e autoridade libera a benção e o milagre!

Vale a pena ler o texto citado acima para notar que Pedro nem mesmo fez uma oração, ele agarrou a mão do homem e o levantou. JESUS está curando as pessoas nos dias de hoje através da sua Igreja. Ela é na realidade a única expressão do seu Amor e do seu poder aqui na terra.

DEUS é o fundamento da nossa identidade e a fonte de toda autoridade e poder, mas Ele delegou isso ao homem, e o que o capacita a exercer essa autoridade é a sua fé em Jesus.

A autoridade para o homem governar a terra foi transferida a ele, independentemente de trazer ou não a imagem de DEUS.

Uma vez que o homem entregou de bandeja esta autoridade curvando-se a mentira do tentador, DEUS não poderia vir aqui e simplesmente destruir o diabo, porque isto agora se tornou responsabilidade do próprio homem.

Esta questão explica a encarnação. Por esta razão Jesus se esvaziou da sua glória, até que ela fosse contida num ser humano. E na qualidade do último Adão, Ele redimiu o primeiro que se perdeu consumando a sua obra na cruz.

Sois deuses…

Sl 82:6, Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.

A palavra “deuses”, não é no sentido da divindade em si. O “d” minúsculo descreve o homem na posição de governadores, ou seja, aqueles que agora GOVERNAM sobre este mundo.

Sl 115:16, Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

Entendendo melhor a soberania de Deus

Salmo 138:2 … pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.

Salmo 89:34, não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.

Quando DEUS fala algo, ELE tem uma aliança com o que ELE diz.

Hb 1:3, … sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,

DEUS criou e ao mesmo tempo sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Se Ele quebrar a sua palavra o universo dissolve.

DEUS disse para o homem, você governa! Isto exclui o controle direto de DEUS.

Para DEUS governar agora ELE precisa fazer isto através de você. Uma coisa que faz mal para o corpo de CRISTO é a interpretação de uma visão extrema da soberania de DEUS, ou seja, que independente de qualquer ação ou omissão do homem, DEUS está soberanamente no controle de tudo e portanto é responsabilizado por tudo.

Queremos tanto proteger o óbvio, “que Deus é Deus”, que ignoramos ser Ele soberano para se fazer vulnerável, delegando ao homem autoridade sobre a terra.

Pelo fato do homem ter recebido autoridade para governar ele é também responsabilizado por isso e naturalmente terá que prestar contas!

Hebreus 9:27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo

Naturalmente DEUS é soberano como a bíblia bem explica, sem questionamentos ELE é o primeiro no ranque em termos de autoridade e poder. Ele é a FONTE de toda autoridade e poder. Mas dizer que ELE está no controle de tudo é negar que ELE delegou esta autoridade para o homem.

Os desmandos do homem

De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Tiago 4:1

Qual é o motivo das guerras, conflitos, ou da corrupção? é devido a não usarmos a nossa autoridade adequadamente. Estamos acusando a DEUS por muitas coisas que ELE definitivamente não é o responsável.

DEUS permite o que nós permitimos! simples assim.

Evidentemente, muito disso passa pela nossa ignorância. Você não está doente, pobre ou infeliz porque é a vontade de DEUS.

DEUS já fez a parte dele, GRAÇA. Agora precisamos crer e exercitar a autoridade que ELE nos deu, desfrutando a sua salvação. Isto foi o que Pedro fez.

Só nos posicionamos assim quando entendemos como que autoridade funciona, e a exercemos pela palavra de Deus.

A autoridade delegada aos discípulos

Mateus 10:1, Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.

O NOME de JESUS está posto sobre todo nome. Pense sobre qualquer nome em termos de enfermidade ou oposição, JESUS venceu!

e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí. V7, 8

Curai os enfermos! é diferente curar enfermos do que orar pelos enfermos. Pessoas estão implorando para DEUS curar os enfermos. Isto não vai funcionar, pois não há revelação neste tipo de oração, na verdade o fermento da incredulidade está na sua raiz.

Veja, não é o seu poder ou a sua autoridade, é de DEUS, mas isto flui agora através de você. Você pode limitar a DEUS, ou liberá-lo em fé. Fomos chamados para curar as pessoas com o poder de JESUS.

Ef 3:20, ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós

Não limite a Deus

2 Timoteo 1:6-8, Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor

Dunamis é a palavra grega que traduz “poder para realizar milagres”! Liberar o poder de Deus faz parte da prerrogativa da nossa identidade e autoridade.

Porém, o que a religião faz? Vemos pessoas sofrendo na miséria, na doença, na ignorância e pensamos que a culpa é de DEUS.

A verdade do Evangelho declara que antes de você ter qualquer problema, ELE já proveu tudo. Tudo que DEUS já fez está em forma de palavras, ou seja, promessas na antiga aliança e realidade na nova.

A nossa autoridade está em permanecer na palavra. E o jogo do diabo está em tirar você da palavra. Qual será o nosso papel?

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:8

 

CLIQUE para adquirir

 

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais