Gostaria de compartilhar quatro dicas para você começar bem e terminar melhor ainda. A vida cristã não é uma corrida de 100 metros rasos, mas uma longa maratona. Não sei se já aprendeu esta importante lição de vida, “como termina é que conta”, ou seja, na vida, perseverança é sinônimo de sucesso.
1. COMECE INTEIRO
Vamos começar com duas sugestões inspiradas nos primeiros cristãos para alcançarmos PERSEVERANÇA. O primeiro ponto é fazermos “um compromisso com Cristo de todo nosso coração”, sem qualquer reserva. Considere a palavra de Barnabé para um grupo de novos convertidos:
Atos 11:23 O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com “propósito de coração”.
Propósito ou firmeza, corresponde a “deixar a vista”, permitir que todos vejam quão resoluto você está.
Você fixa algo em sua mente e, com convicção, fundamenta-se na essência disso, permanecendo fiel ao Senhor, independentemente de qualquer pessoa ou circunstância. Se seus amigos agirem de forma contrária, você continua firme; se sua família discordar, você se mantém inabalável. Isso é ter um propósito de coração: a decisão de perseverar com Deus.
Atos 14:22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
2. SAIBA ESCOLHER OS SEUS MENTORES
Apesar de Paulo não estar na lista dos doze, todos sabemos que ele se destacou com sobra no apostolado.
2 Coríntios 12:12 Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.
Paulo diz que o primeiro sinal do seu apostolado não são os milagres, mas a perseverança. O verdadeiro apóstolo é aquele que permanece firme quando todo mundo desiste. Bom, espero que todos não desistam, mas se desistirem os Apóstolos ficam firmes!
A equipe suporte de Paulo estava retrocedendo quando ele escreveu a segunda carta para Timóteo. Esta foi a última carta que Paulo escreveu, provavelmente um pouco antes de ser executado por um carrasco Romano.
2 Timóteo 4:9 Procura vir ter comigo depressa, 10 Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. 11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
Bem no final, muitos da sua equipe o abandonaram estando ele na prisão. O que faltou a eles? PERSEVERANÇA. O que marcou o apóstolo? PERSEVERANÇA. Isto vem antes de milagres. Algumas pessoas têm até tido milagres, mas infelizmente não tem perseverança.
3. NÃO “SE”, MAS “QUANDO” SEREMOS TESTADOS
Mateus 13:19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. 20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
Quem são os que na maioria desistem? São os que se ofendem. Depois vem aqueles que não perseveram em fundamentar a sua vida como um sacrifício vivo.
v 22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Não importa quão talentoso você seja, se fala, canta ou dança muito bem, ou se performa melhor do que as outras pessoas, ou se você tem uma personalidade extrovertida que atrai e diverte todo mundo. Se você não se tornar um sacrifício vivo para Deus e renovar a sua mente, provavelmente você mau vai arranhar na vontade de Deus para a sua vida.
Romanos 12:1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
4. FÉ, A CHAVE DA PERSEVERANÇA
Hb11:27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
O que a bíblia exige para que alguém seja salvo pela obra consumada de Cristo? Arrependimento e fé. Curiosamente não começa com obediência, porque na verdade a obediência é uma consequência imediata da fé. Você não obedece para ser salvo, você na verdade é salvo pela graça mediante a fé, para então obedecer. Apenas um Homem ofereceu a Deus uma obediência perfeita: JESUS!
A fé vem pelo ouvir…
Moises cresceu no Egito destinado a herdar o trono como filho da filha de Faraó. Tinha tudo que o mundo da sua época podia oferecer; educação, riqueza, privilégios sociais etc. Mas quando completou 40 anos, virou as costas para tudo isto, fugiu do Egito e gastou seus próximos 40 anos cuidando de algumas ovelhas num canto remoto do deserto.
O que deu a ele este tipo de firmeza ou perseverança para renunciar o amor ao mundo e se comprometer até o fim com o seu chamado? Fé, ou seja, “ver aquele que é invisível“.
Como podemos ver o que é invisível? Que faculdade capacita você para isto? A Fé está relacionada com o invisível, fé é a convicção das coisas que não se vêem.
Enxergar o invisível é o que traz à nossa vida realidade espiritual e gera uma fé capaz de nos manter em constante movimento em direção a Deus. Foi esse tipo de fé que permitiu a Moisés viver intensamente para Deus nos últimos quarenta anos de sua vida.
Deuteronômios 34:10 Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face, 11 no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra; 12 e no tocante a todas as obras de sua poderosa mão e aos grandes e terríveis feitos que operou Moisés à vista de todo o Israel.
Como termina é que conta!
CLIQUE para adquirir