Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

A REVELAÇÃO DE DEUS

A urgência da revelação

E aqueles que foram vistos dançando foram considerados loucos por aqueles que não podiam ouvir a música. NIETZCHE

Existe tanta urgência na revelação de Deus, que o autor da carta nem sequer faz uma introdução cumprimentando os leitores, ele vai direto ao ponto.

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. Hebreus 1:1-5

A carta aos Hebreus, inicia-se com os versos acima, onde “Deus nos falou no filho” e termina dizendo, “não recuseis ao que fala”.

Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Hebreus 12:25

Toda esta carta é uma necessária exortação, e sem rodeios o coração daqueles irmãos são trazidos a luz: Se tornaram “tardios em ouvir”, Hebreus 5:11.

Havendo Deus outrora falado…

Havendo DEUS outrora falado...
Havendo DEUS outrora falado…

A bíblia está falando sobre revelação, ou seja, uma abertura dada pelo Espírito Santo, sobre a verdade ou a realidade Espiritual contida em Cristo e na sua obra. Revelação significa literalmente tirar a venda dos olhos. Naturalmente, estamos abordando um tipo de revelação focada em Deus, através da pessoa de Jesus.

… para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, Efésios 1:17

Depois de insistentemente Deus falar no contexto da antiga aliança de forma fragmentada e tipológica, Ele nos últimos dias, nos falou plenamente no filho, e esta é a sua palavra final. Consideramos que os últimos dias, compreendem o intervalo entre a primeira e a segunda vinda do Senhor Jesus.

O prazer de Deus é revelar-se…

Is 45:15 Verdadeiramente tu és um Deus misterioso…

A palavra “Misterioso” significa literalmente, “um Deus que se encobre”. O contexto desta abordagem relacionava a idolatria, ou seja, a nação de uma forma geral estava afundada em pensamentos desalinhados e completamente indignos de Deus.

Sendo assim, “um Deus misterioso ou que se encobre” aponta para a seguinte conclusão:  Só Deus conhece a si mesmo plenamente!

1 Coríntios 2:10, 11 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

Quando Ele rompeu o silencio e falou, nós ficamos maravilhados.

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:14

Nunca conheceremos plenamente a Deus, estaremos sempre conhecendo e prosseguindo em conhecê-lo!

Então, este Deus que vive, Ele se revela.

Vamos ver isto em dois sentidos:

  1. Apenas Deus conhece a si mesmo plenamente.
  2. Deus ao conhecer-se, Ele gera uma imagem de si que é perfeitamente igual a si, com o objetivo de revelar-se.

E qual é esta imagem perfeita de si? Jesus, Ele é a imagem perfeita do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.

 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.Hebreus 1:5,6

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser… Hebreus 1:3

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15

Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou. João 1:18

O filho Unigênito de Deus é o filho eterno GERADO, e não criado (heresia das testemunhas de Jeová).

Deus ao conhecer-se a si mesmo gera uma imagem de si, e esta imagem é o seu filho. Por isto Hebreus 1 diz que Ele é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser.

Onde temos a revelação exata da Pessoa de Deus? Em JESUS. Ele disse para Felipe, quem me vê a mim, vê ao Pai. A Sabedoria na bíblia é personificada na Pessoa de JESUS. A Sabedoria não é apenas um atributo de Deus, é uma Pessoa. Por esta razão, em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

O nosso conhecimento sobre nós mesmos é limitado e muitas vezes torcido. Mas com respeito a DEUS, este não é o caso.

O papel do Espirito Santo…

… quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Jo 16:13, 14

Não procure o Reino em outro lugar

Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. Lucas 17:20

A palavra está perto de ti

Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Romanos 10:6-8

A Revelação produz fé!

A revelação nos constrange, cativa, prende, nos torna igual a ela, tem o poder de nos transformar completamente.

O fruto da revelação 

Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. Gálatas 2:19-21

O Evangelho é objetivo, ou seja, tudo que foi feito em Jesus precisa ser realizado em nós pelo Espírito Santo. Não é algo automático, se dá por revelação.

Em Cristo todos estamos crucificados; quando Jesus morreu, nós morremos com Ele, quando Ele foi sepultado, nós também fomos sepultados com Ele na morte pelo batismo, quando Ele ressuscitou, ressuscitamos com Ele, e estamos assentados nos lugares celestiais com Ele.

Mas tudo isto é objetivo, foi realizado em Cristo e agora precisa ser realizado em nós, tem que se tornar realidade nas nossas vidas.

O que é necessário para tanto? Revelação! Este é o papel do Espirito Santo, transmitir e transferir tudo que é do Pai e do Filho para dentro de nós.

O que é objetivo, precisa se tornar subjetivo, pessoal. Isto acontece por revelação. É a revelação que produz a fé que apropria. O Espirito Santo é o Espirito da verdade, da realidade. Ele é o Espirito de Sabedoria e Revelação.

Temos a mente de Cristo, ou somos cristãos com uma mente velha, impura, insegura, ansiosa, preocupada? O que nos falta? Andar no Espirito! Foi isto que a graça abriu para nós.

Paulo disse, “não anulo a graça de Deus”… em qual contexto? a graça de viver pela fé do filho de Deus.

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO!

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais