Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”?

Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que nos atacam de fora, mas são aqueles que estão dentro, aqueles que de forma oportunista se estabeleceram pela ausência do Amor e da verdade.

O que Davi estava de fato querendo dizer com esta forte declaração abaixo?

Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio completo (perfeito); eles se tornaram meus inimigos , Sl 139:21-22

Como genuíno cristão você acha correto usar estas mesmas palavras nos dias de hoje? Lembre-se que estas palavras foram faladas por Davi, mas preste atenção na próxima coisa que ele diz porque há uma grande lição ai.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Sl 139:23, 24

Davi estava na verdade eliminando de dentro de si tudo que fosse odioso a Deus, tudo que pudesse de alguma forma comprometer o seu relacionamento com Ele.

A quinta coluna

Em 1936, depois de uma guerra civil na Espanha, apareceu uma frase muito comentada: A quinta coluna.

Como isto surgiu? Um General espanhol estava atacando a cidade e outro General lhe perguntou: Qual é o seu plano para tomar a cidade? Ele respondeu: Eu planejei quatro colunas contra a cidade. Uma vinda do norte, outra do sul, uma do leste e outra do oeste. Ele deu uma breve pausa e continuou, mas será pela minha quinta coluna que eu acredito que vamos tomar a cidade.

Mas onde está a sua quinta coluna? o segundo General perguntou. O primeiro General então respondeu: A minha quinta coluna está dentro da cidade. Este também é o único jeito que um cristão pode ser derrotado.

Como começou

Quando Deus impetrou o seu juízo contra a serpente, o diabo ficou limitado a agir apenas explorando a carnalidade humana.

Gn 3:14, Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita {serás} mais que toda a besta, e mais que todos os animais do campo: sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

A natureza de qualquer vitória que o diabo obtenha contra as nossas vidas passa obrigatoriamente pela nossa carnalidade. Nunca somos derrotados de fora, mas todos temos que lidar com um tipo de “quinta coluna”, ou seja, uma mentalidade construída sem a presença de Deus, onde prevalecem argumentos que endossam falsos confortos, pecados de estimação e uma perspectiva distorcida do Evangelho.

Vitimismo – Alguém precisa ser responsável pelo meu fracasso

Quando Adão pecou, sofreu a morte espiritual, o que afetou tudo ao seu redor. Sua consciência, identidade e propósito foram corrompidos, e ele imediatamente se tornou carente e adotou uma mentalidade de vítima, transferindo a responsabilidade: “A mulher que TU me destes…”

Da mesma forma, muitas vezes esperamos que as pessoas ao nosso redor preencham nossas carências, acreditando que isso é normal. No entanto, essa não é uma abordagem saudável. Fomos criados para ser “inteiros” em Deus, mas acabamos dependendo de um tipo de atenção que só Cristo, com Seu amor perfeito, pode satisfazer.

Identidade e propósito

Transformamos o conceito de nascer de novo em uma simples oração para alcançar o céu, em vez de nos engajarmos no propósito pelo qual estamos aqui. Internalizamos emoções que reforçam uma perspectiva egoísta, centrada em nós mesmos. Contudo, fomos criados para refletir a imagem de Deus. Em Cristo, somos completos e não precisamos de viver em função da afirmação ou aprovação alheia.

A verdadeira razão para viver é buscar ser como Ele é; e ninguém nos deve nada. Pare de se preocupar em fazer sua vida dar certo. Quem tem o Espírito Santo tem tudo, portanto ande no Espírito, respeite o seu processo de renovação de mente, viva como filho amado de Deus, acessando a sabedoria do alto que é sempre necessária.

Sua mentalidade molda sua realidade pessoal

Para alterar a sua presente realidade, é necessário transformar sua personalidade renovando a mente com a palavra revelada de Deus. Você é o que pensa, acredita e sente. A maior parte de quem somos está no piloto automático, composta por pensamentos programados, crenças profundas, percepções, hábitos, comportamentos inconscientes e respostas emocionais automáticas e instintivas que sabotam o nosso bem-estar. O primeiro passo para a mudança é tornar-se consciente desses pensamentos inconscientes. E aqui é preciso ser intencional e racional.

Romanos 12:1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Veja a si mesmo através do espelho da Palavra de Deus e não seja refém do seu cérebro. Sua identidade espiritual em Cristo deve iluminar sua forma de pensar e sentir. Isso ajudará a romper com maus hábitos, sentimentos de escassez e indignidade. Em Cristo, você é uma nova criação. Caminhar no Espírito permitirá que você assuma um novo eu, internalizando a mente de Cristo, em um renovar constante, de fé em fé e de glória em glória.

Gálatas 2:19-20 … Estou crucificado com Cristo; 20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Derrube a “Quinta Coluna” e ande em novidade de vida

Você é o protagonista da sua própria vida, não uma vítima do acaso. Tem a capacidade de reinventar, reconstruir e repensar o que está por vir. Nunca diga que está velho demais; você não é velho demais, nem jovem demais, ou atrasado. O que você precisa é de uma vida espiritual ativada. O que o motivava no passado pode não ser mais relevante para você agora. Abra-se para o novo de Deus!

Romanos 7:6 Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.

Pare de se chatear por não ter alcançado alguns objetivos antigos. Talvez eles não fossem os mais importantes para sua identidade e propósito na época. Compreenda e discirna o seu momento atual, decida renunciar o que te sabota, renove a sua mente e viva em dia guiado pela Palavra de Deus.

Romanos 8:13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.

E agora pergunte a si mesmo e a Deus: Qual é o meu próximo passo? Provérbios 4:18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Deus é contigo!!!

CLIQUE para adquirir

 

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais