Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Perfeitos em Cristo

PERFEITOS EM CRISTO

Para percebermos claramente que somos perfeitos em Cristo, é necessário compreender a graça de Deus por revelação.

Caso a sua relação com Deus exigisse perfeição da sua parte, qualquer falha, pecado ou imperfeição seria suficiente para comprometê-la totalmente. De fato, um único erro exigiria o pagamento com a própria vida, visto que essa é a consequência do pecado.

Romanos 3:10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

Assim, a Nova Aliança se estabeleceu entre Deus Pai e Jesus, e a forma de você fazer parte dela é através da união com Cristo pela fé. Essa aliança não se baseia em seu desempenho, mas sim na obediência impecável de Jesus ao Pai.

Atualmente, o termo “perfeito” é frequentemente trivializado, aplicado a aspectos cotidianos que estão longe de ser verdadeiramente perfeitos. No entanto, na Bíblia, o conceito de “perfeito” é profundo, abrangente, preciso e completo.

Duas perguntas para iniciar a nossa reflexão:

  1. Seria possível o homem se tornar perfeito aos olhos de Deus?
  2. Mas como isto se daria, pelo seu comportamento (obras) ou pela graça?

Eu não sou perfeito

Mesmo que você seja alguém que leve a palavra de Deus a sério, isto não seria suficiente para qualificá-lo como perfeito no sentido da sua performance. Se você quiser conferir, pergunte ao seu cônjuge, caso seja casado. Não fique surpreso se aparecer uma lista de exemplos.

Não é preciso muitos textos para fundamentar que não somos perfeitos. Vamos tomar um que seja bem básico e conhecido.

Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus…

Todos pecaram!

Isto inclui a mim e a você. Todos pecaram por uma razão básica, herdamos a morte que veio do pecado de Adão. Isto não apenas nos afetou espiritualmente, mas produziu uma mentalidade reprovada em todos nós, de onde originam bloqueios, traumas, medos etc. Um programa mental que está rodando dentro de cada um de nós que sabota a nossa prosperidade e bem estar.

Carecer da glória, significa estar desprovidos de tudo que Adão perdeu, de tudo que possuía antes de se dar conta de sua nudez. Carecemos de sabedoria, justiça, santificação e redenção.

A palavra “Pecaram (hamartano)” significa errar o alvo. 50% das palavras no grego, no Novo Testamento, falam numa linguagem esportiva ou militar.

No caso está falando de um arqueiro, que erra o alvo ou a mosca. Um aspecto importante aqui é que por mais que nos esforçamos não conseguimos viver uma vida perfeita no sentido exato da palavra.

Sempre precisamos de sabedoria

Mesmo sendo espiritualmente salvos pela graça, estamos sujeitos a um processo de renovação da mente. Ainda que desfrutemos de um espírito regenerado e abandonemos aquele estilo de vida desenfreada no pecado, existem muitos detalhes de como vivemos a nossa vida que não vamos acertar perfeitamente, porque não entendemos perfeitamente.

Não estou absolutamente justificando aqueles que simplesmente querem viver na prática do pecado, como as pessoas que não conhecem a Deus fazem, mas estou enfatizando como é delicado na prática uma sintonia refinada com a palavra e com o Espírito Santo, visto que estamos em um processo de iluminação.

Tiago 1:5-6 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando…

A verdade do Evangelho, é que Deus não está esperando você se tornar alguém perfeito para te amar ou abençoar. Talvez, agora mesmo, você esteja diante de grandes desafios em termos de necessidade de mudança, comece se perdoando, porque Deus nunca vai desistir de você.

A razão pela qual os perfeccionistas sofrem tanto, é porque se perdoam pouco e não assimilam a graça de Deus. Dedique-se a entender o que de fato é o Evangelho, esta é a semente para uma vida transformada e abundante.

JESUS é perfeito

Salmo 18:30 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.

Hebreus 4:15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado (hamartia).

Ele, Jesus, nunca errou o centro do alvo!

João 19: 6 Ao verem-no, os principais sacerdotes e os seus guardas gritaram: Crucifica-o! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós outros e crucificai-o; porque eu não acho nele crime algum.

Após uma cuidadosa avaliação de todas as acusações contra Jesus, Pilatos afirmou: “Não encontro nEle culpa alguma!” De fato, Pilatos percebeu que a condenação de Jesus à morte era motivada por inveja.

Uma obra perfeita e eterna

João 19:30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

Está consumado! Jesus consumou, terminou, completou a sua obra na cruz. O sentido aqui, é que Ele tornou isto perfeito. Preencheu todas as demandas da justiça de Deus.

Hebreus 7:25-27 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. 26 Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, 27 que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.

Esta é a razão pela qual podemos nos tornar perfeitos diante de Deus. A obra que Jesus levou a cabo é tão perfeita como Ele.

Ele me tornou perfeito

Assim que nascemos de novo, respondendo com fé as boas novas do evangelho de Deus, somos batizados (para dentro) no corpo espiritual de Cristo. Somos justificados pela fé!

Esta experiência de Salvação nos torna perfeitos, não na performance, mas na posição. Somos arrancados do império das trevas e passamos a participar do Reino do Filho do Amor de Deus.

1 João 4:17 Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.

Jesus previu esta experiência para os seus discípulos.

Mateus 5:48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste.

O verbo citado “Sede” (esomai), descreve o futuro da primeira pessoa do singular do verbo “ser” ou “estar”.

Devido ao sacrifício na cruz, vocês alcançarão a perfeição. A perfeição não é algo que possam atingir por conta própria. Serão aperfeiçoados à imagem do seu Pai celestial. Quando isso ocorrerá? No momento em que se tornarem filhos, compartilhando da mesma essência e perfeição espiritual.

João 1:12-13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Colossenses 2:9-10, porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. 10 Também, nele, estais aperfeiçoados…

Aperfeiçoados, pleroo 1) tornar cheio, completar, preencher até o máximo, fazer abundar, fornecer ou suprir liberalmente.

O que é o Evangelho?

1 Coríntios 15:3-4 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Lucas 13:32 Ide dizer a essa raposa que, hoje e amanhã, expulso demônios e curo enfermos e, no terceiro dia, terminarei.

A palavra “Terminarei” significa completar no sentido de tornar perfeito. No grego, é a palavra (teleioo), que significa tornar perfeito, completar, executar completamente, efetuar, finalizar, levar até o fim, aperfeiçoar, ser achado perfeito.

Hebreus 5:9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem…

A palavra “Obedecem” (hupakouo) acima significa ouvir, escutar alguém que bate na porta. Estamos falando de uma Salvação eterna, onde obedecer aqui, significa exatamente “abrir a porta”, permitir o acesso.

Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

Hebreus 12:23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados…

Perfeitos pela graça

É suficiente para você que aquele que é perfeito, aperfeiçoou você por graça?

Gálatas 3:3 Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?

Hebreus 10:1-3 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem. 2 Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados? 3 Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos,

A lei não pode te fazer perfeito, mas a graça pode.

As dimensões da cruz e a fé

Hebreus 10:14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

A graça te fez perfeito para sempre, mesmo que você esteja em processo neste momento. Como entender isto?

Pense na cruz, no seu formato encontramos um travessão VERTICAL, e outro HORIZONTAL. A cruz é exatamente porque existe um ponto de intercessão entre os dois.

O VERTICAL, é a dimensão do Espírito, do Eterno, da graça, do feito e do perfeito, do suprido, do curado, do abençoado, “de tudo que Cristo aperfeiçoou para sempre”. O HORIZONTAL, é a dimensão da alma, do corpo, de tudo que está em processo, “daqueles que estão sendo santificados”, que tem necessidade de mudança e de aperfeiçoamento.

A fé é a intercessão entre estas duas dimensões, É O PODER DO AGORA. É você enxergar dentro da sua necessidade, o feito e o perfeito. Ela, a fé, abre a torneira, do feito e perfeito para o que está em processo, do plano espiritual para o físico.

Conclusão

Não existe ninguém tão gracioso como Jesus. A sua habilidade e intensidade para comunicar graça é insuperável.

João 8:10-11… Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.

Não deixe passar a chance de fazer deste ensinamento um exercício pessoal. Como você se classifica na habilidade de estender graça aos outros e a si mesmo? Avalie sua capacidade de oferecer graça a você mesmo. Talvez, o que você mais precise agora seja conceder a si uma nova chance.

 

CLIQUE para adquirir

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais