Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

A humanidade de Jesus

A HUMANIDADE DE JESUS

Uma das provas mais incontestáveis do Amor de Deus é a humanidade de Jesus! 

Filipenses 2: 6-11, … pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu “o nome que está acima de todo nome”, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Hebreus 1:4, … tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.

O Senhor Jesus realizou algo único, algo para o qual nenhum anjo seria qualificado. Antes de Sua encarnação, Ele sempre foi o Eterno Filho de Deus, porém sem participar ainda da natureza humana. Como Filho de Deus, gerado por Deus, Ele era a perfeita imagem de Deus.

A Sabedoria

A Bíblia, em Provérbios, também O menciona como a Sabedoria de Deus, com “S” maiúsculo.

Provérbios 8:12, Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos.

A Sabedoria aqui, não é simplesmente um atributo, é uma pessoa. Eu a Sabedoria…

1 Coríntios 1:30, Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção…

Colossenses 2:3, … para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.

Encarnação

João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Quando o Verbo se faz carne, Ele assumiu algo que nunca teve, “uma natureza humana completa”.

Falando sobre a humanidade de Jesus, é crucial entender que Ele possui um “espírito humano”, isto é, O Espírito de Deus não substituiu o espírito humano de Jesus. Na verdade, Ele preencheu completamente o espírito humano de Cristo.

João 3:34 Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida.

Jesus também tinha uma alma humana completa, abrangendo pensamentos, sentimentos e desejos, assim como um corpo humano real, com carne e sangue.

Hebreus 2:14, Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo…

Dessa forma, Ele experimentou uma existência humana vulnerável, dependente de Seu Pai, sujeita a fraquezas, fome, sede, sono e impulsos sexuais. Tudo o que realizou foi mediante o poder do Espírito Santo, submetendo-se a uma condição na qual poderia ser tentado em todas as áreas.

O Último Adão e o segundo Homem

O primeiro homem falhou, e o segundo foi submetido a todas as tentações e sofrimentos, a fim de consagrar-se como o Autor da Salvação. (Hebreus 2:10)

1 Coríntios 15:45-49, Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.

Paulo refere-se ao Senhor Jesus como o segundo homem e o último Adão. Não confunda essas designações. O segundo Adão foi Caim; no entanto, Jesus é verdadeiramente o último Adão, sendo o segundo homem.

O primeiro homem foi criado como uma alma vivente, enquanto o segundo homem é um espírito vivificante. O primeiro homem é terreno, enquanto o segundo é celestial. Carregamos a imagem do terreno, representada por Adão, mas devemos adotar a imagem do celestial.

Por que Jesus é chamado de último Adão? Ele encerra tudo o que representa a falência de Adão, o primeiro homem.

Adão não foi inicialmente criado como um velho homem; ele foi criado como homem. No entanto, ao pecar deliberadamente, tornou-se “o velho homem”, alterando sua essência original criada por Deus.

Nessa condição de velho homem, Adão tornou-se a cabeça de uma raça, mais especificamente, uma raça caída. Em outras palavras, todos os que nascem em Adão compartilham dessa condição.

O velho homem

Em Romanos 6, Paulo declara que “nosso velho homem” foi crucificado com Ele. Observe que se refere ao “nosso velho homem”. O velho homem não é uma entidade individual, mas uma entidade coletiva, na qual todos os seres humanos estão imersos por natureza. Herdamos de Adão uma condição espiritual de morte, nascendo como velhos homens. Não podemos, por nossos próprios esforços, libertar-nos dessa condição até que morramos, aguardando então o juízo subsequente.

Isso destaca a importância de nos unirmos, pela fé, ao último Adão, Jesus, e nos identificarmos à Sua morte, sepultamento e ressurreição. Desta forma saímos de Adão e somos batizados em Cristo, desfrutando das condições de um novo Homem.

Qualificado

Hebreus 5:8, 9 … embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem…

Isso significa que Ele teve que experimentar a vida humana, sendo testado e tentado de todas as formas. Se houvesse qualquer pecado Nele, seria desqualificado para ser o autor da nossa salvação. No entanto, o fato é que Jesus recebeu o selo de aprovação: “Este é o meu Filho amado, em quem tenho prazer”.

A perspectiva de Lucas

O evangelho de Lucas é dividido em três partes demarcadas por esta expressão de aprovação, onde abriram-se os céus e Deus Pai falou em voz audível aprovando o seu filho.

A primeira vez:

Lucas 3:22, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

Um período de três anos que se estendeu desde o batismo no rio Jordão até a ocorrência da transfiguração no monte, durante o qual Jesus enfrentou diversas provações, incluindo a oposição dos religiosos, privações, acusações e muitas outras situações.

Segunda vez:

Lucas 9:34, 35 Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.

Nenhum homem, incluindo o primeiro Adão, possuía a qualificação necessária para ouvir esta voz e seu conteúdo específico.

Em relação à natureza humana de Jesus e à sua dignidade pessoal, no monte da transfiguração, ele já estava qualificado para ascender ao céu, pois tinha a aprovação do Pai. No entanto, ele escolheu descer do monte em vez de buscar a glória, porque estava determinado a cumprir a vontade do Pai. Qual era essa vontade? Levar muitos filhos à glória.

Hebreus 2:10, Porque, convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.

A obra foi consumada

Após descer do monte da transfiguração, Jesus percorreu a jornada de seis meses, desde Lucas 9 até o capítulo 24, onde finalizou sua obra no Calvário. Ele tinha plena consciência de que veio à Terra com a missão de morrer, como um grão de trigo. Aquele que nunca conheceu o pecado se tornou pecado por nós, para Nele sermos feitos Justiça de Deus. O castigo que nos traz a paz repousou sobre Ele.

Quando o Filho de Deus entrou na morte, sem ter cometido qualquer pecado, ele criou um problema insolúvel para a própria morte. A morte não tinha a capacidade de retê-lo; não havia razão para mantê-lo cativo. De fato, Jesus, de forma literal, triunfou sobre a morte.

Isso nos leva à sequência da ressurreição, ascensão e entronização de Jesus. Devido a sua vida humana perfeita, encontramos a expressão: “Ele herdou um nome acima de todo nome!” Ele é digno desse NOME, pois Jesus é o homem perfeito em espírito, alma e corpo. Ele subiu da terra até o trono da majestade nas alturas como o homem perfeito, e isso foi totalmente merecido, abrindo assim um novo e vivo caminho para nós.

O único digno

Ele não apenas herdou um nome, mas também mereceu todo o mérito! Somos salvos pela graça, mas somente Ele, como o homem aprovado, recebeu o nome que nenhum outro ser, nem mesmo um anjo, seria qualificado para receber. Ninguém mais foi considerado digno, Ele é o único homem que demonstrou obediência perfeita.

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu “o nome que está acima de todo nome”, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Você pode também gostar de ler aqui no blog: GRAÇA ABUNDANTE

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais