Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES

Como lidar com as emoções? Existem alguns insights revelados na palavra de Deus que podem mudar completamente a sua qualidade de vida. A final de contas, vida eterna não é apenas quantidade de vida, mas qualidade, vida com justiça, paz e alegria no Espirito Santo.

O desafio de viver uma vida emocionalmente saudável

O que você acha sobre amar pessoas que você não gosta? Ou de amar pessoas que gostam do que você detesta?

Você sabe lhe dar com contrariedades ou adversidades? Como você reage quando você é corrigido? Ou quando sofre uma injustiça? Sabe ouvir um não?

Entenda, amar é escolher o melhor para… independente das escolhas destas pessoas.

É preciso primeiramente entender que internalizamos crenças através das emoções, então devemos cultivar o cuidado de não ser reativos, mas a viver como filhos de Deus, por fé, norteados pela sua palavra, e guiados pelo seu Espírito.

As emoções dão um tempero especial na vida.

Não valeria a pena viver sem desfrutar de boas emoções como amor, paz, alegria, confiança etc. Quando nos referimos a boas experiências, ou a bons tempos, normalmente nos referimos as emoções que experimentamos.

Da mesma forma, emoções ruins levam as pessoas as piores experiencias, como depressão, amargura, divorcio e até mesmo suicídio.

Controlando e dando direção as emoções

Quando cremos em Cristo e nascemos de novo, além de regenerados como um novo homem espiritual, devemos também desfrutar de saúde mental e emocional.

Isaías 26:3, Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.

A maneira inteligente de controlar e direcionar as emoções, é corrigindo a forma de pensar. Emoções adoecidas são fruto de pensamentos nocivos. As experiencias da vida se dão em um processo: Eu penso, eu sinto e então eu ajo.

A bíblia chama de “arrependimento ou metanóia”, este processo de corrigir ou balizar a nossa maneira de pensar por aquilo que as escrituras sagradas apresentam.

Vale dizer, que muitas pessoas estão bloqueadas, e não se entregam emocionalmente aos relacionamentos devido a anteriores decepções. Deus não criou as pessoas para serem indiferentes quanto as experiências da vida.

Encontramos nas escrituras sagradas o próprio DEUS compartilhando emoções, como amor, ira, ciúmes etc. Fomos criados a imagem de DEUS e isto inclui emoções.

Somos emocionalmente responsáveis

Dt 28:47, 48 … Porquanto não serviste ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, não obstante a abundância de tudo. Assim, com fome, com sede, com nudez e com falta de tudo, servirás aos inimigos que o SENHOR enviará contra ti; sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te haja destruído.

Quase ninguém aplica esta passagem na área das emoções, mas DEUS estava julgando o seu povo porque não o serviam com alegria.

Esta passagem nos mostra que DEUS não apenas detesta o pecado, mas também detesta emoções negativas, ou seja, o nosso mau humor. Muitas pessoas não se veem responsáveis em produzir emoções positivas.

Quando as pessoas estão “mau humoradas”, não veem nada de errado com isto, antes se justificam de muitas maneiras, alegando circunstâncias. Enxergam emoções como uma reação e não como uma escolha, como se não tivessem autoridade ou controle sobre elas, como se não fossem responsáveis.

Um mandamento

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Jo 14:1

O que Jesus disse acima aos seus discípulos, não foi uma sugestão, foi na verdade um mandamento. JESUS estava ensinando os seus discípulos a reagirem emocionalmente a uma das maiores provas que enfrentariam. Teriam que lhe dar com a morte do seu Pastor. E não seria qualquer tipo de morte, mas algo que envolveria tortura, dor, e vergonha sem igual.

Jesus lhes ordenou, não permita os seus corações se perturbarem! Como fariam isto? Fé e foco em DEUS. Vivam por fé!

Precisamos nos libertar da mentira que não temos nenhuma autoridade sobre as nossas emoções. Não somos animais que respondem aos seus instintos, trazemos a imagem de DEUS e temos o poder de escolha.

Natural X sobrenatural

Se alguém te ofende, é natural sentir-se ferido e rejeitado. Mas é preciso entender, que se você nasceu de novo, não é mais natural, você desfruta agora da vida de Deus.

Tudo o que temos que fazer é aprender a viver da parte de nós que nasceu de Deus. Este é um viver por fé, sobrenatural, que vai além dos cinco sentidos naturais que dispomos no corpo.

Se focamos apenas em uma perspectiva natural para resolver nossos problemas, não levando em conta o seu homem espiritual, ficaremos muitíssimo limitados. DEUS nos criou e recriou a sua imagem, a qual é espiritual! Os nossos problemas começam quando nos separamos de DEUS e começamos a tomar as nossas próprias decisões.

Sendo assim, buscar a palavra de Deus, orar e adorar no espírito, quando se está emocionalmente pressionado tem uma relevância imensa.

Prestando contas pelas emoções

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Fil 4:6,7

DEUS não nos mandaria fazer algo que não teríamos a habilidade de fazer, ou seja, reagir positivamente a experiências negativas da vida.

As pessoas enganosamente pensam: se eu mudasse de cônjuge, se os meus filhos não fossem rebeldes, se eu tivesse um trabalho diferente, se eu tivesse mais dinheiro, eu seria emocionalmente feliz. Esta é uma mentira que o diabo usa para te manter refém a ele.

A verdade é que a alegria e a paz podem reinar no meio das piores tempestades da vida! Circunstâncias não são uma desculpa para viver derrotado, deprimido e sem esperança. Quando você muda a atitude do seu coração, você experimentara estabilidade emocional, não importam as circunstâncias.

Tentações

Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Tg 1:13-15

Não é DEUS quem produz emoções negativas, o texto acima é claro. É necessário destacar, que cobiça se refere a algum tipo de emoção muito forte. É através de uma emoção muito forte que as pessoas são tentadas ao pecado. Na verdade, O PECADO É CONCEBIDO NAS EMOÇÕES.

Uma pessoa não cometeria suicídio se tivesse lhe dado com os pensamentos e sentimentos iniciais. As emoções são críticas por causa do que elas produzem. Se você quer vencer o pecado, precisa entender a importância de controlar as suas emoções, porque é onde o pecado é concebido.

A Fé produz emoções positivas

Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, 1 Pe 1:6-8

No texto acima, Pedro não está ensinando que é automático operar em fé, mas certamente é um aprendizado muito recompensador. É o crer que nos conduzirá a experimentar uma alegria cheia de glória.

Mude as suas expectativas, pois DEUS nos deu poder para mudar nossa mente, emoções e consequentemente as circunstâncias, exercitando fé. Torne-se em alguém mentalmente espiritual!

Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Romanos 8:6

Quem sabe, você também gostaria de ler o artigo, VENCENDO O MEDO.

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO

 

Você também pode gostar...

A igreja e os batismos
Evangelho e Nova Aliança

A IGREJA E OS BATISMOS

A Igreja na dimensão espiritual O que é a Igreja? Se não tivermos uma revelação clara nas Escrituras, podemos dizer que é apenas um prédio

Ver mais
Perdão
Maturidade e Crescimento Espiritual

Perdão

O perdão é a cola dos relacionamentos, um dos princípios que mais revela o coração de Deus. Ao compreendermos isso, podemos nos poupar de muitas

Ver mais
Ajudador divino
Maturidade e Crescimento Espiritual

AJUDADOR DIVINO

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o Ajudador divino. Ele é o revelador, intérprete e Um Perfeito Ajudador que compartilha e nos

Ver mais
A verdade que está em Cristo
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VERDADE QUE ESTÁ EM CRISTO

Não há nada mais libertador do que a verdade encontrada em Cristo. Por isso, quero compartilhar três princípios essenciais: Primeiro, busque conhecer Jesus profundamente. Em

Ver mais
porque-me-envolver
Evangelho e Nova Aliança

Por que me envolver?

O que leva uma pessoa a se envolver com algo ou com alguém? Quais as razões que fazem que uma pessoa faça o que não

Ver mais
A prioridade do evangelismo
Evangelho e Nova Aliança

A PRIORIDADE DO EVANGELISMO

A GRANDE COMISSÃO O Evangelho é sobre como Deus Pai revelou a sua natureza e salvação através do seu filho Jesus Cristo. Por isso a

Ver mais