Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

O sangue de Jesus

O Sangue de Jesus e a sua eficácia

E eles o venceram pelo sangue de Jesus! Perceba o conflito direto, cara a cara, que cada crente em Jesus travará com o inimigo.

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Ap 12:10, 11

Porém, as suas armas nesta batalha serão: o Sangue de Jesus, a palavra do seu testemunho (a sua confissão), e o seu compromisso com Cristo mesmo em face da morte.

Desmistificando

O sangue de Jesus não é um amuleto, é o que ELE fez por nós, morrendo pelos nossos pecados e ressuscitando para a nossa justificação. É o mais poderoso Ato de Justiça, anunciando uma provisão legal e completa para todas as nossas necessidades.

A Palavra do testemunho equivale a falar a mesma coisa que o sacrifício de JESUS fez por nós! Custe o que custar! Quando falamos a palavra da fé, somos sustentados para perseverar mesmo em face da morte. Esta é uma guerra que venceremos fazendo a confissão certa.

Portanto, ao mesmo tempo que precisamos colocar a palavra de Deus na nossa boca, não podemos dar oportunidade para o diabo blefar e nos enganar. 

A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. Pv 18:21

O princípio da confissão

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais (LEI), Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

Aqui JESUS é comparado com o CORDEIRO pascoal. Na antiga aliança, o SANGUE do Cordeiro da Páscoa foi aplicado nos umbrais das portas, proibindo o acesso do anjo da morte nestes lares.

O pai de cada família matava o Cordeiro da Páscoa, coletava o sangue numa bacia, e então com o sangue da bacia marcava os umbrais da porta da sua casa, usando um simples instrumento; um tipo de pincel feito por um pequeno feixe de hissopo.

O hissopo era essencial, porque o sangue na bacia não oferecia nenhuma proteção, mas o sangue aplicado nos umbrais das portas pelo hissopo protegia a família. O hissopo é o nosso testemunho, a nossa confissão, o Sangue aplicado.

Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Rom 10:6-10

Quando confessamos o que a bíblia diz que o Sangue de JESUS fez e faz em nosso favor, isto é como tomar o sangue da bacia e aspergi-lo nos umbrais da porta, lugar de autoridade!

Tomando posse

1. Redenção, a vida está no sangue.

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça, Efésios 1:7

Redimido significa comprado de volta. Saímos da escravidão! Éramos pecadores, a venda no mercado escravo de satanás. E JESUS nos resgatou, comprando o homem de volta com o seu próprio sangue. O seu sacrifício perfeito fundamenta o perdão de todos os nossos pecados, tornando propriedade sua todos quantos colocarem a sua fé no seu Nome. O Sangue de Jesus cancela qualquer argumento contra a sua vida!

Digam-no os remidos do Senhor, os quais ele remiu da mão do inimigo, Sl 107:2

Declare portanto: Pelo Sangue de Jesus, fui redimido, perdoado de todos os meus pecados. Portanto, nenhuma condenação da carne, do mundo ou do diabo tem qualquer poder sobre a minha vida.

2. Purificação

Outra provisão vital do sangue de JESUS é a purificação dos pecados.

Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 Jo 1:7,8

Vivendo por uma nova natureza espiritual de luz

Se andarmos na luz, primeiro, “temos comunhão uns com os outros” e depois, “o Sangue de JESUS nos purifica de todo pecado”.

Esta é a experiência que crucifica o velho homem! Andar na luz significa viver pela nova natureza.

Na purificação DEUS nos liberta do que produzia pecado em nós, uma natureza de morte espiritual herdada de Adão. A purificação aponta para a regeneração do nosso espirito.

Estes três verbos, “andar na luz, ter comunhão, e purificar” originalmente estão no presente continuo. O sentido é de continuidade.

Não basta estar espiritualmente vivo, é preciso viver por esta nova natureza espiritual de luz.

Declare portanto: O sangue de Jesus está continuamente me purificando de todo pecado!

3. Justificação

A justificação revela como DEUS nos vê e nos recebe em CRISTO JESUS!

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Rom 5:8,9

A frase chave aqui é: “Justificados pelo seu sangue”. Justificar significa tornar alguém justo, absolvido do pecado e da culpa. Aqui DEUS te restaura a uma condição como se você nunca tivesse pecado.

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Co 5:21

Houve uma troca na cruz. Na cruz, JESUS assumiu o nosso lugar, a nossa condenação, a nossa culpa, a nossa conta, para assumirmos a sua condição como filhos e herdeiros. Esta é a justiça que recebemos através da fé no sangue de JESUS.

Declare então: Sou justificado pelo sangue de Jesus, feito justo pela fé, e restaurado como se nunca tivesse pecado.

4. Santificação

A próxima provisão do sangue de JESUS é a santificação. Santificar significa, tornar santo, ou separar algo ou alguém para DEUS.

E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta. Hb 13:12

O sangue do cordeiro pascoal separou Israel para DEUS de forma bem especifica.

… E todo o primogênito na terra do Egito morrerá… E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá; Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas. Ex 11:4-7

Os que creram

DEUS fez separação entre aqueles que eram o seu povo daqueles que não eram. Quem era o seu povo? Os que creram.

SANTIFICAÇÃO é o processo de salvar a alma, de alinhar a forma de pensar e crer, com tudo que já esta no nosso espírito regenerado em forma de semente. A fé abre a torneira, de maneira que tudo que esta feito no nosso espirito jorre e afete a alma e o corpo. Os que creem experimentam este processo, de fé em fé e de glória em glória, quantos mais creem mais glória, ou seja, mais posse da vida eterna.

O julgamento veio sobre aqueles que não eram povo de DEUS, mas os que eram povo de DEUS seriam tão protegidos que nem mesmo um cachorro latiria contra eles. A base para esta distinção ou separação era o sangue do Cordeiro. Pelo sangue de JESUS eu sou santificado, separado para DEUS.

Declare então: O diabo não tem lugar em mim, nem poder sobre a minha vida. Sou propriedade exclusiva de DEUS pelo sangue de JESUS e estou em um processo contínuo de renovação da mente.

5. Intercessão

E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:24

Existe um importante contraste aqui. Quando Caim assassinou seu irmão Abel, ele tentou não assumir esta responsabilidade. Mas DEUS lhe disse, não tem como você não assumir a sua culpa, porque o sangue do seu irmão, que você derramou na terra, está clamando a mim por vingança. Gn 4:10

Contrariamente, o sangue de JESUS aspergido nos céus, na Jerusalém celestial, não esta clamando por vingança, mas faz um contínuo clamor por misericórdia!

Não precisamos repetir a cada minuto cada confissão a respeito do sangue, porque o sangue de JESUS reivindica constantemente os benefícios da cruz em nosso favor. Existe uma voz profética no sangue de JESUS fazendo intercessão em nosso favor o tempo todo!

Concluindo,

Por isso é tão importante falar a mesma coisa que o sangue está falando em nosso favor! O sangue de JESUS fez completa provisão para nossa redenção, perdão, purificação, justificação, santificação e intercessão a nosso favor.

Se você aplicou o sangue, Não tem mais espaço para a culpa. Se o diabo quiser lembrar o seu passado, fale sobre o futuro dele, no lago de fogo e enxofre! Ative toda esta provisão na sua vida pela confissão, a sua vitória está na sua boca!

Leia também aqui no nosso Blog, O EVANGELHO.

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO!

 

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais