Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Natureza pecaminosa ou carne?

Uma pergunta bem doutrinária, natureza pecaminosa ou carne? 

  Muitos cristãos não entendem porque ainda precisam lhe dar com pensamentos conflitantes, constrangedores ou pecaminosos em suas mentes. A NVI, Nova Versão Internacional, traduz como “natureza pecaminosa” a palavra SARX, usada em Gálatas e Romanos.

Gal 5:16-18, Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

  Mas a palavra grega SARX , simplesmente significa CARNE. Definitivamente não se trata da nossa “natureza espiritual”. Se você nasceu de novo, a sua natureza espiritual é NOVA, e não PECAMINOSA. 

1 Co 6:17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

  Entenda que o seu velho “eu ou homem” foi crucificado com CRISTO, e você se tornou uma nova criação. 

  O efeito colateral desta tradução errônea, leva muitos a pensarem que sua natureza espiritual ainda continua suja, comprometida, ou ao menos parte dela. Outros pensam que a nova natureza espiritual coexiste com uma natureza pecaminosa, ou seja, uma dualidade entre carne e espirito em termos de naturezas espirituais.

  Mas esteja certo, Deus se manifestou nas nossas vidas, levou para cruz o nosso velho homem, e o substituiu por um novo homem ressurreto. Temos agora, um novo espirito, somos uma nova criação, possuímos uma genética espiritual completamente nova!

1 Pe 1:23, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

Adão ou CRISTO?

5:19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.

  Quando Paulo diz que éramos escravos do pecado, estava fazendo referência a natureza espiritual de morte que todos herdamos do nosso ancestral Adão.

Rom 5:12, Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso todos pecaram.

  Perceba, que não herdamos o pecado de Adão, mas a consequência do seu pecado, “a morte passou a todos os homens”, uma natureza de morte espiritual.

Nascemos pecadores

Quantos pecados são necessários para alguém se tornar um pecador? Alguém diria, apenas um. Será? Na verdade, não é preciso nenhum, nascemos pecadores. A questão revela o que as pessoas comuns creem sobre a natureza humana. Quando compramos a ideia de que é necessário um pecado para alguém se tornar um pecador, presumimos o seguinte: As pessoas tornam-se pecadoras ou santas fazendo coisas que pecadores ou santos fazem. E, como resultado, isso impede o descrente de entender sua natureza caída por nascimento. Também impede o cristão de compreender sua nova natureza pelo novo nascimento. No entanto, se conseguirmos entender que somos pecadores por nascimento, seremos capazes de ver que só através do novo nascimento, nos tornamos justos e santos. Na verdade, a natureza espiritual determina a identidade, pecadores ou justos.

Uma única solução

Quando aparecemos no planeta Terra, nossa certidão de nascimento registrou família de Adão, nascemos em Adão. Significa que estamos espiritualmente mortos, por nascimento e por natureza. Não importa o que façamos, não temos como nos tornar vivos espiritualmente. Somos capazes de produzir uma reforma no nosso comportamento, mas nenhum esforço de espécie alguma nos transferirá da linhagem espiritual de Adão para a de Cristo, apenas o evangelho. O seu comportamento, ou as suas obras, por melhor que sejam, não podem produzir o novo nascimento. Apenas a obra consumada de JESUS, esta é a economia do sangue!

Rom 8:2, Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Duas possibilidades

Existem duas possibilidades em termos de “natureza espiritual”, cada uma é governada por sua respectiva lei ou principio. Uma natureza espiritual de morte, herdada de Adão, que nos fez pecadores, sendo governada pela “lei do pecado e da morte”. Mas, se cremos em Jesus, e fomos regenerados por uma semente incorruptível, nos tornando em uma nova criação, então temos um novo status, estamos em Cristo e pela fé no seu sangue somos filhos de DEUS, governados pela lei do espirito da vida em Cristo Jesus. Espiritualmente então, saímos da linhagem de Adão para a de Cristo.

Col 1:13, 14 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

  Se a carne (SARX) não se refere a um tipo de natureza espiritual, do que se trata então? Como relacionamos a palavra CARNE nas escrituras? Carne é um tipo de mentalidade.

Rom 8:6,7 Porque o pendor da carne (forma de pensar ou mentalidade) dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

Se o velho homem morreu, porque temos tanta dificuldade ainda com o pecado?

Rom 6:6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

  É preciso diferenciar uma natureza espiritual de morte herdada de Adão da mentalidade que ela construiu em cada um de nós. A carne não é a sua natureza espiritual, não é o seu velho homem de volta a vida. Lembre-se, o seu velho homem foi crucificado com CRISTO, sepultado! 

Corpo do pecado

  A que Paulo estaria se referindo como “Corpo do pecado”? Veja, quando alguém morre o que sobra é exatamente o corpo (cadáver). Uma vez, que o nosso velho homem morreu com Cristo, o que é que sobrou? O velho homem deixou um computador com todos os registros das nossas experiências, em termos de memorias, sentimentos e aprendizados, certos ou errados, de onde associamos valores e crenças. O “corpo do pecado” é então aquilo que sobrou do velho homem, uma mentalidade construída pela carne. É exatamente daí que vieram os nossos hábitos e crenças, e consequentemente de onde o nosso caráter foi formado. Esta mentalidade velha tenta nos enganar e seduzir o tempo todo, como que se o pecado ainda prevalecesse. Esta mentalidade deixada do velho homem é agora incompatível com a mentalidade do nosso NOVO homem espiritual. Mesmo tendo um espirito novo, ainda teremos que lhe dar com esta mente velha, e este é o nosso grande desafio e é sobre isto que Paulo roga. Despir e vestir, não se trata de naturezas espirituais, mas de mentalidades.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rom 12:1, 2

  Vamos então precisar aprender a viver da parte de nós que nasceu de Deus, Paulo disse aos gálatas, andai no espirito e não cumprireis as concupiscências da carne. Será uma questão de cooperação, melhor dizendo, quem decidimos seguir em termos de mentalidade.

Filhos maduros

Rom 8:14, Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos (filhos maduros) de Deus.

Destacando, que a palavra grega para filhos neste verso dá a conotação de filhos maduros. Um requisito importante para tomar posse da sua herança em Cristo.

Para maiores esclarecimentos leia também aqui no Blog, O EVANGELHO.

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais