Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Vencendo a inconstância  

Na opinião de alguns estudiosos, o livro de Tiago foi o primeiro livro escrito do Novo Testamento. Faremos abaixo uma reflexão do primeiro capitulo, abordando o tema: vencendo a inconstância.

Naturalmente, seria muito importante a leitura do mesmo. Click aqui para ler o texto: Tiago 1

Crescendo espiritualmente

Deus está totalmente interessado no seu crescimento espiritual. Agora, como avaliamos se estamos crescendo espiritualmente? Quando estamos vencendo a inconstância.

Meus irmãos, tende grande gozo quando passardes por várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tg 1:2-4

Quando os tempos difíceis chegam, às vezes nos sentimos como se a fé faltasse e a inconstância batesse a nossa porta.

Então entenda: A fé não é a ausência de lutas, mas é justamente a maneira com a qual nos firmamos em Deus, para atravessarmos as lutas consolidando um caráter provado e aprovado.

O que significa crescer espiritualmente? Significa vencer as nossas fraquezas. E assim, nos tornarmos perfeitos e completos, sem deficiência alguma no caráter.

Será preciso então, aprender a viver vencendo a inconstância, e desfrutar de um processo saudável de edificação no espirito para a mortificação da carne.Isto é, vivermos por uma mentalidade de fé. O que na prática, salva a alma!

Sugestão de leitura: A FÉ MOLDA O CORAÇÃO.

Lidando com fraquezas

O que são “fraquezas”? É a nossa incapacidade de produzir resultados. Como sabemos que temos fraquezas? A inconstância é a vara de medir, ela denuncia e evidência cada uma delas.

Portanto, não é difícil descobrir que todos temos fraquezas. Mas saiba, Deus não está esperando você se tornar perfeito para amá-Lo.

Suas lutas ou fraquezas não mudam o Amor que Ele tem por você. NA VERDADE DEUS planeja aperfeiçoar o seu poder na sua fraqueza!

Qual é a fraqueza que você precisa vencer? DEUS está com você e em você. E uma vez que superamos fraquezas, estamos também vencendo a inconstância.

Sugestão de leitura: PERFEITAMENTE FRACOS.

A importância da perseverança

O SENHOR JESUS te diz… Na sua perseverança EU vou possuir a sua alma!

Nesta batalha é fato, DEUS precisa da sua perseverança. A única coisa que você não pode fazer é desistir. O maior motivo que você tem para não desistir, é que Ele nunca desiste de você.

A inconstância é caracterizada por uma mente dividida entre carne e espirito. Quem seguir? Quando a duvida é instalada, tem-se a tendência de acabar seguindo os desejos da carne.

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tg 1:6-8.

Tiago chamou de “coração dobre”. De um lado esta a vontade de Deus, do outro, um sentimento de impotência, uma sensação de fracasso.

Paulo conceituou o coração dobre como “fortalezas da mente”. Mas quanto a nós, vamos em frente, quebrando as fortalezas e vencendo a inconstância.

A sabedoria responde a tudo

Existe uma saída para toda tentação.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tg 1:5

Receber a sabedoria do alto. Sabedoria é a capacidade de discernir, de ouvir a DEUS, de falar ou se mover pelo Espírito.

Onde existe sabedoria, a dúvida não prevalece. O galardão da sabedoria não falha, é vida, riquezas e honra.

Lutando pela coroa da vida

EXISTE um troféu para aqueles que vencem provas ou tentações.

12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Sabe quando você sente aquela pressão onde a impressão é que a sua alma esta sendo moída? Fica firme, aguente o rojão, porque existe de fato uma recompensa.

A coroa da vida esta relacionada com o quanto de CRISTO foi formado em nós. O nosso galardão não é o quanto fazemos, mas o quanto ELE vive em nós!

Somos exortados aqui a Suportar a tentação. O que isto significa? viver não cedendo a carne, vencendo a inconstância e crescendo espiritualmente! Esteja seguro, existe uma recompensa: que Tiago denomina aqui de “Coroa da VIDA”.

O que é a tentação?

Apesar de você ter nascido de novo, ainda está vestido de um corpo de carne. A tentação é o poder que a sua carne tem de atrair a sua alma para fazer a vontade dela. A vontade da carne nunca vai agradar a DEUS e sempre vai satisfazer ao diabo.

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Tg 1:13-16

Traduzindo concupiscências

Concupiscências são vínculos estabelecidos entre a carne e a alma a medida que fazemos a vontade da carne. Quanto mais viciada é a alma nos prazeres da carne, mais fortes são estes vínculos.

Certamente existe uma energia negativa passando por estes fios ou vínculos, que é explorada pelos demônios. O diabo sempre controla as pessoas explorando a própria carnalidade delas.

Quanto a tentação, DEUS não participa disto. Mas o diabo certamente vai participar, porque apesar da tentação estar relacionada com o desejo da sua carne, isto vai conceber o pecado, que tem como objetivo matar a sua vida espiritual com DEUS.

O império do diabo, é um império de morte. Este é o seu objetivo final.

Então quando tentado, entenda a posição de DEUS, a posição do diabo e principalmente entenda a sua própria posição.

Você está em Cristo

Tiago, nos próximos versos, explica quem você é agora, para você entender como reagir e como vencer a tentação.

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tg 1:17-20

O novo nascimento é uma dádiva perfeita que vem do alto, descendo do Pai das luzes. Nascemos de novo de um PAI em quem não há qualquer instabilidade. Você se tornou a parte mais importante (primícias), de toda criação de DEUS. Você está no lugar da vitoria, você está em CRISTO!

Uma nova natureza

Tiago chama a nossa nova natureza de LUZ. Não ha nada de instável ou de trevas no seu espirito que foi regenerado por DEUS. Qual é a coisa mais importante para aprender depois que nascemos de novo?

Seguindo a sua nova natureza

Aprender a SEGUIR o ESPIRITO SANTO é uma chave poderosa para viver vencendo a inconstância. SEGUIR, implica em ouvir e obedecer.

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

PRONTOS PARA OUVIR, significa uma vida espiritual ativada! “Pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Mais afinados com o Espirito do que com a ansiedade e instabilidade da alma.

Precisamos de treino espiritual! O Espirito Santo já providenciou uma estratégia perfeita. O que treina os nossos ouvidos? Exercitar o nosso espirito tendo comunhão com DEUS.

Aqui temos a importância da oração em línguas, da meditação na palavra, da adoração e etc.

A importancia da edificação

O fato éque mortificamos a carne através de um processo de edificação no Espírito. Por isso, Tiago diz:

21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.

O que edifica o nosso espirito é nos alimentarmos da palavra. É necessário dedicação para que haja de fato assimilação da palavra.

Quando a palavra de DEUS produz fé no nosso espirito, estamos de fato, diante da oportunidade de mudar a nossa mente, corrigir as emoções e direcionar a nossa vontade para seguir o Espirito Santo.

Caráter forjado pela obediência

Da mesma forma que o proposito final do diabo pela tentação é a morte, o propósito final de DEUS é a consolidação do nosso caráter pela obediência a verdade.

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tg 1:22-27

Todas as atividades que poderiam nos definir como uma pessoa “religiosa”, aqui no bom sentido, só tem sentido se aprendemos a viver pela nossa nova natureza, sendo obedientes a verdade. Não basta ouvir a verdade, é necessário obedece-la.

O resultado disto: Não seremos inconstantes, nem reativos na alma, vamos ganhar poder para refrear a língua, vamos vencer as paixões do mundo e vamos viver uma vida demonstrando o AMOR DE JESUS.

Andai no Espirito e não cumprireis as concupiscências da carne!

O desejo de Deus é que sejamos não apenas desafiados, mas de fato transformados, vivendo vencendo a inconstância.

 

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO

 

Você também pode gostar...

A igreja e os batismos
Evangelho e Nova Aliança

A IGREJA E OS BATISMOS

A Igreja na dimensão espiritual O que é a Igreja? Se não tivermos uma revelação clara nas Escrituras, podemos dizer que é apenas um prédio

Ver mais
Perdão
Maturidade e Crescimento Espiritual

Perdão

O perdão é a cola dos relacionamentos, um dos princípios que mais revela o coração de Deus. Ao compreendermos isso, podemos nos poupar de muitas

Ver mais
Ajudador divino
Maturidade e Crescimento Espiritual

AJUDADOR DIVINO

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o Ajudador divino. Ele é o revelador, intérprete e Um Perfeito Ajudador que compartilha e nos

Ver mais
A verdade que está em Cristo
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VERDADE QUE ESTÁ EM CRISTO

Não há nada mais libertador do que a verdade encontrada em Cristo. Por isso, quero compartilhar três princípios essenciais: Primeiro, busque conhecer Jesus profundamente. Em

Ver mais
porque-me-envolver
Evangelho e Nova Aliança

Por que me envolver?

O que leva uma pessoa a se envolver com algo ou com alguém? Quais as razões que fazem que uma pessoa faça o que não

Ver mais
A prioridade do evangelismo
Evangelho e Nova Aliança

A PRIORIDADE DO EVANGELISMO

A GRANDE COMISSÃO O Evangelho é sobre como Deus Pai revelou a sua natureza e salvação através do seu filho Jesus Cristo. Por isso a

Ver mais