Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Vacinados contra a ofensa

Na verdade, corações vacinados contra a ofensa tem o fundamento em um novo coração!

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

Inimigos da fé

1 Jo 5:4, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

A fé deve ser o estilo de vida consequente a alguém que genuinamente nasceu de novo. Não basta ter um coração novo, é preciso aprender a viver por fé, para então se viver no padrão de vacinados contra a ofensa.

DOIS ARGUMENTOS que trabalham para tirar você da sua posição de fé: Legalismo (Romanos 6:14) e amargura. Preste bastante atenção! Só vencemos o pecado e a amargura estando debaixo da graça.

Hb 12:14 Segui a paz com todos, e aquela santificação sem a qual ninguém verá ao Senhor, 15 vigiando com cuidado para que a ninguém falte a graça de Deus (para que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus) para que não haja alguma raíz de amargura que, brotando, vos perturbe, e por ela sejam muitos contaminados; 16 para que não haja algum fornicário ou profano como Esaú, que por uma vianda vendeu a sua primogenitura. 17 Pois sabeis que quando ele ainda depois desejava herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, embora o buscasse diligentemente com lágrimas.

Fé e graça

A Fé é a evidencia que respondemos responsavelmente a graça de Deus. A graça, por sua vez, é a parte de Deus, o que Ele, generosamente fez por nós.

A santificação por sua vez, será reproduzir na alma o que já foi feito no espirito através do novo nascimento. Isto só é possível crendo! A fé abre a torneira, de forma que o que está feito no espirito recriado, atinja a alma e o corpo.

O homem é um ser tripartido, espírito, alma e corpo. O espirito é o lugar onde tudo já foi feito (novo nascimento), a alma está em processo (mente, emoções e vontade).

Se foi espiritualmente regenerado, seu espirito é perfeito. A fé é o agente das mudanças, tanto na alma, como no corpo.

Graça e paz

… aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. 2 Pe 1:2

Crer só é possível conhecendo a JESUS e também o que ELE fez por nós. Isto é crescer no conhecimento da graça!

Segui a paz com todos, e aquela santificação sem a qual ninguém verá ao Senhor

Seguir a PAZ, é seguir o EVANGELHO que te salvou. É preciso calçar os seus pés com este evangelho da paz para ver a Deus na sua jornada. Seguir a paz é o mesmo que andar no Espirito, andar na palavra, é o Cristo vivendo em mim e em você.

Se não andamos no Espirito, não é só uma questão que você não verá o Senhor na sua jornada e na vida das pessoas, é que as pessoas a sua volta não verão o Senhor na sua vida!

Se nos apartamos da graça de Deus afundamos!

Vacinados contra a ofensa

raiz de amargura

Nesse tempo muitos serão escandalizados (ofendidos), e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Mt 24: 10-13

Jesus advertiu seriamente a sua geração, “a maioria das pessoas se sentirão ofendidas por alguma razão de tal modo que elas abandonarão a fé”.

Esta foi uma previsão exata, estamos diante de uma geração que explora a ofensa como um tipo de poder, ou razão. Atualmente se tornou comum ver pessoas que se sentem ofendidas por melindres absurdos, e se colocam no direito de retaliar, ou exigir que o mundo gire em torno delas mesmas.

Quando permitimos que uma ofensa permaneça nos nossos corações, isto nos remove da forma de pensar do evangelho. Em outras palavras, nos exclui da graça de Deus!

Nunca se esqueça que a graça é o único poder que vence o pecado. Uma ofensa certamente se transformará em amargura, ou será dissolvida pela graça de DEUS. Se a ofensa consolida a amargura, ela produzirá três mortais resultados: Traição, ódio e esfriamento do amor.

Um adicional fatal

… E surgirão muitos falsos profetas …

Onde existem pessoas feridas existirão pessoas enganadas. Na verdade, toda pessoa ferida se torna vulnerável a ser enganada.

É preciso ascender um ALERTA aqui, “toda pessoa enganada quer se justificar doutrinariamente”. O engano pode até mesmo se dar com respeito a uma visão distorcida da própria graça de DEUS.

Muitos hoje em dia, tentam sobreviver espiritualmente, isolados, ensimesmados, reproduzindo um tipo de comunicação que tem o veneno da amargura. Cuidado!

… para que não haja alguma raíz de amargura que, brotando, vos perturbe, e por ela sejam muitos contaminados…

Não existe nada mais pesado do que lhe dar com argumentos que procedem de uma alma amarga, principalmente quando são argumentos bíblicos.

Uma ofensa não vencida vai certamente interromper o progresso espiritual de qualquer pessoa. São apenas duas opções: ou abraçamos a doçura da graça de DEUS ou somos devorados pela amargura.

v15 vigiando com cuidado para que a ninguém falte a graça de Deus; para que não haja alguma raíz de amargura que, brotando, vos perturbe, e por ela sejam muitos contaminados;

O caso de Esaú

Esaú fez clara opção pela amargura, sabotando a própria vida, excluindo-se a si mesmo da doce graça de Deus. E como já dissemos, quando não há graça, não há resistência contra o pecado.

Esaú simplesmente não podia mais controlar os seus apetites falando de comida e sexo. O texto diz que ele se tornou fornicário e profano, e a fim de ofender aos seus pais, se envolveu com mulheres que os desagradavam profundamente, como também desenvolveu um ódio de morte pelo irmão Jacó.

A ofensa sempre vai impor o esfriamento do amor, a traição e o ódio.

Como ativar na pratica a graça de DEUS?

O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.

Com toda oração e suplica, orando em todo tempo no Espirito e para isto vigiando com toda perseverança e suplica por todos os santos… Efésios 6:18

Orando no espirito… Esta é a forma pratica de vigilância, onde toda armadura de DEUS passa a funcionar. Da mesma forma que a amargura contamina a muitos, muito mais a oração no Espirito concederá graça para consolidar a muitos mais! Este é um contra ponto poderoso se bem compreendido e praticado.

Se interessar pode ler também “A ORAÇÃO DA NOVA ALIANÇA”

Reconciliação!

A reconciliação entre Jacó e Esaú com certeza é uma das mais impressionantes histórias de transformação de corações e relacionamentos nas páginas da bíblia.

Gn 33:10, Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.

Resumindo este incrível acontecimento, quero destacar algo essencial,  “ver as pessoas na revelação de Deus, nos tornará generosos com elas”.

Quando DEUS mudou o nome de Jacó, no vau do Jaboque, Ele projetou esta mudança também no coração de Esaú.

Gênesis 32:30 Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.

 

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO!

 

 

Você também pode gostar...

A igreja e os batismos
Evangelho e Nova Aliança

A IGREJA E OS BATISMOS

A Igreja na dimensão espiritual O que é a Igreja? Se não tivermos uma revelação clara nas Escrituras, podemos dizer que é apenas um prédio

Ver mais
Perdão
Maturidade e Crescimento Espiritual

Perdão

O perdão é a cola dos relacionamentos, um dos princípios que mais revela o coração de Deus. Ao compreendermos isso, podemos nos poupar de muitas

Ver mais
Ajudador divino
Maturidade e Crescimento Espiritual

AJUDADOR DIVINO

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o Ajudador divino. Ele é o revelador, intérprete e Um Perfeito Ajudador que compartilha e nos

Ver mais
A verdade que está em Cristo
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VERDADE QUE ESTÁ EM CRISTO

Não há nada mais libertador do que a verdade encontrada em Cristo. Por isso, quero compartilhar três princípios essenciais: Primeiro, busque conhecer Jesus profundamente. Em

Ver mais
porque-me-envolver
Evangelho e Nova Aliança

Por que me envolver?

O que leva uma pessoa a se envolver com algo ou com alguém? Quais as razões que fazem que uma pessoa faça o que não

Ver mais
A prioridade do evangelismo
Evangelho e Nova Aliança

A PRIORIDADE DO EVANGELISMO

A GRANDE COMISSÃO O Evangelho é sobre como Deus Pai revelou a sua natureza e salvação através do seu filho Jesus Cristo. Por isso a

Ver mais