A nossa principal batalha, uma fé edificada!
Todo ataque inimigo visa nos remover da nossa posição de fé. Este, definitivamente precisa ser o nosso principal foco, um zelo por uma fé edificada.
Encontramos nos capítulo 17 de Êxodo, um episódio revelador na jornada dos Israelitas rumo a terra prometida em termos de qual seja a nossa principal batalha.
Recomendo a leitura de todo capítulo 17 de Êxodo.
Judas 1:3 … me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.
A importância de uma fé edificada
A palavra REFIDIN, significa lugares de descanso. Esta parada nunca será completa ou plena sem uma fé edificada.
Ex 17… acamparam-se em Refidim; e não havia ali água para o povo beber… Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés… Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá.
JESUS foi ferido para matar a nossa sede espiritual. O propósito final da missão de JESUS foi devolver ao homem o Espírito Santo.
Porém DEUS estabeleceu uma condição: “Quem crer em mim como dizem as escrituras, rios de aguas vivas fluíram do seu interior…”
A secura espiritual está relacionada com a incredulidade. As águas foram liberadas para o povo, mas havia em “Refidim” uma batalha travada com a carne. A palavra “Amaleque” faz exata referência a isto.
Provocaram a Deus
V7, E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós ou não?
A pergunta que não quer calar, depois de tantos milagres como puderam fazer uma pergunta dessas por causa de uma crise tão temporária? Provocaram a DEUS!
Este conflito interior, ou esta mente dividida em razão da dúvida, atraiu o ataque oportunista dos Amalequitas. Como você sabe que esta inclinado para a carne? INCREDULIDADE.
Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.
Qualifique-se
Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque…
1 João 5:4, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Nem todos estavam qualificados para lutar nesta batalha. Moisés enviou ao campo de batalha a Josué e homens escolhidos a dedo, que representavam uma mentalidade de fé.
Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol.
Intercessão e oração no espirito (Moises), liberando a palavra revelada ou profética (espada de JOSUÉ). As mãos erguidas até o por do sol apontam para a importância da perseverança, ou seja, guerrearam até destruirem a todos os inimigos!
E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada…
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hb 4:12
Os dois fios da espada, ou seja, ouvir e declarar. É assim que você apresenta o seu corpo morto para o pecado e seu espirito vivo para DEUS! Estabelece-se então a ordem certa das coisas: espirito, alma e corpo.
Um memorial
Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira. E disse: Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.
Não faça pouco caso da relevância desta batalha por uma fé edificada.
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Mc 14:38
Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Rom 8:6-8
O teste decisivo da vida e da liderança do rei Saul.
Disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; atenta, pois, agora, às palavras do SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. 1 Sm 15:1-3
Este foi o teste mais importante da vida de Saul.
Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. 1 Co 9:26, 27
Foi aqui que Saul se tornou desqualificado.
Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. 1 Sm 15:11
Saul começou bem, claramente havia uma unção derramada sobre a sua vida e a palavra de DEUS era fácil para ele. O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. 1 Sm 10:6
Mas Saul nunca foi um homem de cultivar a presença de DEUS para seguir a sua palavra. Quarenta anos governando Israel e nunca se interessou em trazer a arca de volta.
Saul não sabia a diferença entre ser religioso e ser espiritual. Até os seus votos e jejuns eram carnais, e punham em risco os que andavam na fé e no sobrenatural, como foi o caso de JONATAS e do seu escudeiro quando provaram o mel.
Saul acabou se acomodando a uma liderança humana e carnal. 1 Sm 15:17, foi aqui oficialmente desqualificado.
O fim de Saul
Perguntou-lhe Davi: Donde vens? Ele respondeu: Fugi do arraial de Israel. Disse-lhe Davi: Como foi lá isso? Conta-mo. Ele lhe respondeu: O povo fugiu da batalha, e muitos caíram e morreram, bem como Saul e Jônatas, seu filho. Disse Davi ao moço que lhe dava as novas: Como sabes tu que Saul e Jônatas, seu filho, são mortos? Então, disse o moço portador das notícias: Cheguei, por acaso, à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava apoiado sobre a sua lança, e os carros e a cavalaria apertavam com ele.
Olhando ele para trás, viu-me e chamou-me. Eu disse: Eis-me aqui. Ele me perguntou: Quem és tu? Eu respondi: Sou amalequita. Então, me disse: Arremete sobre mim e mata-me, pois me sinto vencido de cãibra, mas o tino se acha ainda todo em mim. Arremessei-me, pois, sobre ele e o matei, porque bem sabia eu que ele não viveria depois de ter caído. Tomei-lhe a coroa que trazia na cabeça e o bracelete e os trouxe aqui ao meu senhor.
Saul acabou morto por quem ele mesmo poupou e não deveria. A sua coroa (autoridade) e o seu bracelete (poder) acabaram nas mãos de um amalequita.
Conclusão
Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Ez 37
Mesmo que você tenha cometido muitos erros seguindo a sua carne e não ao SENHOR, este é um tempo novo onde você poderá começar a profetizar para tudo que morreu a sua volta.
A bíblia diz que quem ora em outras línguas edifica a si mesmo e quem profetiza edifica a Igreja. Para profetizar é preciso primeiro estar edificado. Orar disciplinadamente em outras línguas, te introduzirá em um processo onde a mentalidade reprovada será desconstruída. É a partir dai que somo edificados na fé, reconstruídos de revelação em revelação. Será através de uma mente espiritual e uma fé edificada, que faremos parte deste exercito vitorioso, que foi erguido pela palavra profética do Senhor e pelo espirito de ressurreição. E nunca se esqueça, a sua vitoria vem de dentro, do coração, mas será estabelecida pela sua boca!
Romanos 10:8 e 10 A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
… com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Você pode também ler aqui no nosso Blog outras mensagens como “graça e fé”.