Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

O EVANGELHO

Paulo conceituando o evangelho

Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 1 Coríntios 15:1-4

O Evangelho revela a justiça de Deus, como CRISTO morreu pelos nossos pecados, foi sepultado, ao terceiro dia ressuscitou dos mortos e está assentado a direita de Deus. Isto significa que a sua obra foi terminada, concluída! Sendo assim, um novo e vivo caminho nos foi aberto ao Pai, pelo sangue de Jesus.

O Evangelho é um princípio a ser aprendido

Rom 6:17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

Gal 1:11, 12 Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.

É preciso tanto receber quanto aprender o Evangelho.

As suas ações não mudam a sua natureza

Rom 5:19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. 20 Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, 21 a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Quando a bíblia fala de ser justo ou pecador, ela aborda a sua essência, a sua natureza ou condição espiritual. O que você teve que fazer para se tornar pecador ou justo? Nascer!

O que é nascido da carne é carne ou seja, herdamos uma natureza espiritual de morte vinda de Adão. O que é nascido do Espírito é espírito, ou seja, recebemos uma nova natureza de vida espiritual pelo novo nascimento. Você vai perceber a diferença entre um porquinho que gosta da lama, e uma garça, que mesmo frequentando os brejos mantém a sua plumagem impecável.

Pecadores ou justos aborda a nossa natureza espiritual, não tem nada a ver a principio com o que você faz de certo ou de errado. A mudança não começa no comportamento, mas na forma de pensar e acreditar.

O seu comportamento, ou as suas obras, por melhor que sejam, não podem produzir o novo nascimento. Apenas a FÉ na obra consumada de JESUS. Esta é a economia do sangue!

A nossa união com Jesus

Rom 6:5, Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,

 Unidos no verso acima, quer dizer “nascidos com ele”, participamos da mesma natureza, mesma origem. Esta experiência vai te permitir seguir a JESUS!

Seguir alguém que você não compartilha a mesma natureza é impossível. Seguir alguém que você compartilha da mesma natureza funciona.

Se você CREU em JESUS, ELE se tornou a sua nova posição espiritual. Você passa a estar em Jesus, passando da morte para a vida. Mudando a sua natureza espiritual, muda também o principio que governa você. Não mais a lei do pecado e da morte, mas a lei do Espirito e vida!

Romanos 8:2, Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

O que você precisa saber?

A fé vem pelo ouvir!

Rom 6:6, Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. 7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. 10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

O velho homem é aquela natureza rebelde, herdada de Adão, aquela “morte que passou a todos os homens”, uma condição espiritual que nos obriga ao pecado. A única solução é a sua execução. As boas novas do evangelho afirmam que esta execução aconteceu quando Jesus morreu na cruz. Precisamos não apenas saber, mas crer nisto.

Quatro sucessivos passos de fé

A importância de entender a nossa união com CRISTO.

1. V6, Primeiramente, eu devo saber que a minha natureza pecaminosa morreu quando Jesus morreu na cruz.

Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

2. V11, Eu devo reconhecer, considerar e crer eu mesmo morto para o pecado, simplesmente como Jesus foi morto.

Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

3. V12, Baseado nisto devemos resolutamente recusar que o pecado continue a me dominar.

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;

4. V13, Preciso me apresentar a Deus como alguém ressuscitado dentre os mortos e render os meus membros físicos como instrumentos, literalmente “armas”, da justiça.

nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

Três faces da provisão pelo Evangelho

1. A morte de cruz resolveu o problema dos nossos pecados.

Jesus foi punido pelos nossos pecados (plural). Somos justificados pela fé.

2. A morte de cruz, resolveu também o problema do “PECADO”, ou seja, aquela natureza corrompida que nos levava continuamente a cometermos pecados foi também condenada a morte.

A provisão aqui foi a execução do velho homem. Condenou a morte esta natureza pecaminosa herdada do primeiro homem.

3. A ressurreição, substituiu o corrompido velho homem por um novo homem de sua própria autoria.

Ef 4:22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Concluindo, a vida cristã é mais do que uma vida transformada, é uma vida trocada! De fé em ƒé e de glória em glória, devemos nos renovar no espírito da nossa mente e nos revestir da mentalidade deste novo e ressurreto homem.

Reflita nas palavras de Paulo,

Gálatas 2:20, logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Leia também, CELEBRANDO A CEIA.

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais