A oração da nova aliança esta relacionada com uma linguagem de oração do novo homem, um caminho poderoso de edificação, revelação e ativação espiritual.
Lc 22:39 E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. 40 E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. 41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, 42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. 43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. 44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. 45 E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. 46 E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.
Completando a carreira através da oração em línguas
Precisamos considerar que Jesus nos dias do seu ministério era o único homem espiritualmente vivo. Ninguém, até então, havia nascido de novo. Mesmo que os discípulos operavam na unção de JESUS, existe uma diferença entre alguém que é filho e alguém que ainda não teve o seu espirito recriado. É fundamental, na revelação bíblica, entender a diferença entre a velha e a Nova aliança. No episódio citado, o Espírito Santo ainda não tinha sido dado.
Infelizmente os discípulos perderam a mais importante reunião de oração de toda historia. Mas para Jesus, este momento foi determinante a fim de levar a cabo a sua obra na cruz.
Será que JESUS orava em outras línguas ou em uma linguagem espiritual? com certeza o Espírito Santo habitava e o revestia plenamente com o seu poder. Pegando uma carona na oração feita por Jesus no Getsemani, vou compartilhar alguns princípios que destacam a oração em línguas como a oração da nova aliança.
Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade… Hebreus 5:7
1. Lugar de oração
…como costumava…
Ao nascer de novo, recebemos uma nova natureza espiritual de vida, pela qual o Espirito Santo cria conosco uma comunicação espiritual perfeita e eficaz. A fim de desenvolver um relacionamento saudável com Deus, é fundamental um encontro marcado, um lugar físico de oração. Porém, precisamos ir além, a oração em línguas resgata o conceito que o lugar santíssimo é o seu espirito. Existe um lugar em você onde DEUS fala.
Ali virei a ti, e de sobre o propiciatório, do meio dos querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de todas as coisas que eu te ordenar com relação aos filhos de Israel. Ex 25:22
O seu espirito é o seu santo dos santos, o lugar onde DEUS fala com você. É neste lugar que o Espirito Santo cria esta linguagem de oração.
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus. Não recebestes o espírito de escravidão para estardes outra vez com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai. Rom 8:14, 15
Este é o lugar de encontro com o seu PAI celestial. Só é possível pensar em orar sem cessar, quando entendemos a oração em línguas. Do conceito de orar sem cessar vem o conceito de orar em todo lugar.
2. Oração é a pratica que mais transforma pessoas a sua volta.
…e também os seus discípulos o seguiram.
Você só pode promover alguém a conquistas que você já alcançou. O seu ministério publico será tão eficiente quanto o seu ministério a sós com DEUS é. Você fica escondido, mas o seu ministério aparece. Tudo o que está escondido, no seu devido tempo será revelado! E quanto mais você for transformado, mais erguerá as pessoas que estão a sua volta.
“O que ora em línguas, edifica-se a si mesmo…” I Co 14:4.
Edificar, é construir, fazer crescer, levantar algo. Do ponto de vista espiritual, edificação significa crescimento. O falar em línguas acrescenta de forma paulatina, tudo o que necessitamos para que Cristo seja formado em nós. Você será espiritualmente ativado para entender a vontade de Deus, fluir nos dons espirituais e transbordar na vida de outros.
Uma conexão entre a edificação pessoal e a profecia
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos (Efésios 6:17,18).
A figura que Paulo usou para a armadura de Deus foi de um soldado Romano. Eram soldados tão bem treinados para seguir as ordens dos comandantes que lutavam contra qualquer inimigo. Eles também eram extremamente fiéis uns aos outros, sabendo que suas vidas dependiam de seus companheiros. Se um soldado visse outro sendo destruído pelo inimigo, entrava na luta para combater por seu companheiro até que ele estivesse de pé novamente. Assim, a ordem de Deus para “vigiarmos nisto” significa que devemos montar guarda com toda a perseverança e súplica por todos os santos. Este é um dos mais poderosos efeitos da oração no Espírito, ela guarda a integridade e unidade dos santos.
O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. 1 Co 14:4
3. A oração evita a tentação.
Orai, para que não entreis em tentação…
A oração é uma poderosa chave para lidar com fraquezas. O primeiro passo para andar no Espirito é mortificar os feitos da carne. Como fazemos isto? PELO ESPÍRITO!
Rom 8:13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Gal5:16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Então pelo Espirito podemos fazer morrer, ou seja, tirar as forças, de todas as coisas que paralisam o nosso andar com DEUS. Aquelas coisas que nos fazem SENTIR frustrados, culpados, inseguros, com medo. Aquelas coisas que nos impedem de produzir resultados.
Cooperando com Deus
Você consegue fazer isto sozinho? Não. Mas com o Espirito Santo você pode apresentar o seu corpo morto para o pecado e o seu espirito vivo para DEUS.
E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. Rom 8:10
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Rom 8:26
Fraquezas está relacionado com a nossa incapacidade de produzir resultados. JESUS disse que a carne é fraca, ou seja, e ela impõe limitações a nossa vida espiritual. Mas, aquilo que você não pode lidar, o Espirito Santo quer te assistir e te socorrer. Pode ser uma magoa, um engano, um vício, uma carência, um medo, um relacionamento que você não sabe consertar, um resultado que você não consegue obter… PELO ESPÍRITO você pode mortificar as obras da carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Rom 8:13
Como iniciar este processo?
Precisamos reconhecer que não sabemos orar como convém!
Você simplesmente, precisa em fé, permitir que o Espirito Santo ore através do seu espirito. Tiago disse que todos os sensores do corpo estão conectados a língua. É assim que você corta a influencia do inimigo através da sua carne. Você não vence a carne com a força da sua alma, não. É pelo ESPÍRITO!
4. A oração em línguas nunca é EGOÍSTA.
42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
Todos nós podemos fazer orações atravessadas por não termos um conhecimento pleno da mente de CRISTO. Orações egoístas, sem o espirito de perdão, interesseiras, etc.
Isto porém, nunca vai acontecer quando você ora em línguas. A oração no Espírito impede que você seja sabotado pela sua carne, ou por sentimentos não saudáveis. Nos momentos mais críticos, o Espírito Santo vai te conduzir da forma mais saudável, se você orar na sua linguagem espiritual.
Quando oramos em línguas oramos o plano de DEUS para nossas vidas.
…e aquele que esquadrinha os corações, sabe qual é a intenção do Espírito, que ele segundo a vontade de Deus intercede pelos santos. Rom 8:27
Você vai entender a sua identidade espiritual e ministerial, e vai desfrutar de andar sobrenatural por fé.
mas como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não entraram no coração do homem, Tudo quanto preparou Deus para os que o amam. Pois Deus no-las revelou a nós pelo Espírito; porque o Espírito tudo esquadrinha, até as coisas profundas de Deus. 1 Co 2:9, 10
5. O ponto critico do processo – a importância da perseverança.
44 E, posto em agonia, orava mais intensamente.
A oração persistente não muda a vontade de DEUS, mas nos convence dela. Ninguém é tão persuasivo que possa convencer a DEUS de fazer algo. Haveria alguém que pudesse conhecer melhor você e o propósito que Deus tem para a sua vida do que o Espírito Santo? Isto dá a oração em línguas um significado poderoso, e a nós, um forte motivo para perseverar.
Falando de perseverança na oração…
Mais do que lhe dar com fraquezas, precisamos enfrentar pressões que a adversidade da oração produz. Inevitavelmente a oração em línguas vai te levar a um lugar de CONFRONTO PARA A MUDANÇA. Em algumas situações, isto incluirá um alcance maior do que você. Poderá envolver a sua família, Igreja, cidade e até a nação. Ao mesmo tempo que teremos que lhe dar com as pressões dos confrontos, haverá também conforto e fortalecimento sobrenatural.
v43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
A oração perseverante de JESUS no Getsemani consolidou a sua vitória na cruz. Os que dormiram, acabaram experimentando muita tristeza e um despreparo para o que viria. Negaram, deserdaram e traíram!
JESUS por sua vez completou a carreira sem qualquer deslize. A sua vitória na cruz, consolidou a salvação de todo aquele que Nele crer. Não desista, vença os impasses da oração! Perseverar em oração vai levar você a consumar o encargo que DEUS te deu.
6. A eficácia do gemido
E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão
… mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Rom 8:26
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição (gemido) do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Ex 3:6, 7
Israel ficou todo aquele tempo no Egito, os últimos anos foram anos de muita opressão, até que eles gemeram… Deus então disse: É tudo que eu preciso! Foi um gemido de dependência, talvez nem estavam conscientes disto, mas expressaram um desejo sincero e desesperado por Deus. Aquele gemido fez DEUS se lembrar da aliança feita com os pais, Abraão, Isaque e Jacó!
A beleza da oração no Espirito é que eu não estou orando para me conectar com DEUS, estou orando em conexão com ELE. Somos um espirito com ELE.
Gemidos inexprimíveis, ou palavras não inteligíveis, descrevem a intensidade e a paixão que o Espírito Santo ora por você. ELE tem lágrimas e um profundo clamor, Ele tem todo conhecimento, poder e sabedoria. Ouse praticar!
Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato… 1 Co 14:14
Se quiser ler um artigo sobre como ser cheio do Espírito Santo, click em REVESTIDOS COM PODER.