Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Falando consigo mesmo

Falando consigo mesmo

O Que você fala consigo mesmo?

O essencial não é se você fala consigo mesmo, mas sim o conteúdo dessas conversas ou sentimentos internos.

Para superar a ansiedade e o estresse, é fundamental compreender como a mente funciona. Muitos dos sofrimentos mentais são o resultado de histórias negativas que as pessoas repetem para si mesmas, e isto naturalmente está relacionado com o que elas pensam e respectivamente sentem.

Pensamentos são a linguagem do cérebro e sentimentos a linguagem do corpo. Pensar e sentir cria o nosso estado de ser.

Podemos dizer que uma CRENÇA é um pensamento constante, pensado tantas vezes que se fixa no cérebro tornando-se um programa automático. Temos crenças sobre Deus, dinheiro, família, relacionamentos e tudo se baseia no que nos disseram e nas experiencias passadas. Os limites destas crenças são as emoções.

Repetidos pensamentos e sentimentos formam a atitude, que define a sua maneira de viver. “Assim você condiciona o corpo a ser a mente desta crença que são estados subconscientes de ser”. Quando você liga uma crença a outra, isto é chamado de PERCEPÇÃO. As pessoas veem as coisas não como as coisas são, mas como elas mesmas são. A partir daí, criamos a nossa realidade.

Assim sendo, a narrativa interna pode não somente ser sabotadora, mas também pode fazer com que a vida seja vista como um fardo. Se você buscar sua identidade e propósito apenas neste programa inconsciente que está rodando dentro de você, encontrará sérias limitações. Estima-se que 70 a 80% das auto indagações das pessoas sejam negativas, com pensamentos do tipo “eu faço tudo errado”, “não consigo aprender”, “sou azarado”, e assim por diante. É essencial transcender essa mentalidade e alcançar um estado mais profundo de consciência, onde se possa conectar com a verdade.

Como você pode mudar de um antigo modo operacional para um novo a menos que possa ver como são o antigo e o novo? Este será um processo que demanda desaprender a forma de pensar e sentir do velho homem para aprender a forma de pensar e sentir de um novo homem criado em verdadeira justiça e santidade em CRISTO JESUS.

Será preciso ficar consciente dos aspectos inconscientes do antigo eu a que está acostumado, enraizado no sistema operacional do subconsciente, assim você começa o processo de mudar qualquer coisa em si. Meditar é familiarizar-se com, é conhecer a si mesmo pela revelação de quem você quer se tornar em Cristo.

Filipenses 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Essa busca pela verdade pode ser intensamente fortalecida pela fé em Jesus. A fé vem pelo ouvir, mas não de qualquer voz ou argumento; ela é alimentada pela verdade, pela palavra falada e revelada de Deus.

O feito de DEUS

2 Pedro 1:3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,

Deus já providenciou tudo de que necessitamos para triunfar. Contudo, isso requer exercitar a fé, ou seja, ecoar as afirmações de Deus sobre nós. Não devemos aceitar nada que não seja manifestação de fé. Muitas pessoas aparentam ter certa fé diante de outros que consideram espirituais, mas agem diferentemente quando estão sozinhas. A verdadeira luta é ganha ou perdida em nossa imaginação, na forma como nos percebemos e no que declaramos a nós mesmos, internamente.

Já se escutou em um gravador? A voz que ouvimos é distinta daquela que os outros captam. Enquanto os outros nos escutam apenas com os ouvidos físicos, nós nos ouvimos tanto interna quanto externamente, o que gera uma experiência auditiva única. As palavras que pronunciamos nos impactam de maneira distinta da que impactam os demais.

O chamado de Pedro

Lucas 5:7-10 … E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique. 8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. 9 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, 10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.

Encontramos Pedro em um profundo conflito interno ao ser chamado por Jesus.  A revelação de Jesus sempre traz consigo grande admiração e reverência, mas deve ser interpretada e assimilada corretamente.

Considere Pedro em Lucas 5, durante a pesca milagrosa. Após uma noite infrutífera, Jesus instruiu que lançassem as redes nas águas mais profundas do lago. A captura de peixes foi tão abundante que todos ficaram maravilhados com a operosidade da palavra de Jesus. No entanto, qual foi a reação de Pedro? Ele disse: “Afasta-te de mim, pois sou um pecador.” Será que essa era a verdade a ser focada?

Percepção desfocada da graça

A percepção de indignidade de Pedro desviou sua atenção da mensagem que Jesus havia revelado para ele. Pedro formou sua conclusão com base em como se via, não na maneira como Jesus o enxergava. Na visão de Pedro, sua relação com o Senhor se encerrava ali, em sua própria sensação de não merecimento.

Porém, qual é o verdadeiro significado da revelação feita por Jesus? “Não temas, pois de agora em diante serás um pescador de homens.” Jesus ofereceu a Pedro esperança e um propósito de vida que superava tudo o que ele poderia conceber. “Eu te transformarei em um pescador de homens!”

Pode ser que você tenha que desviar o olhar de si mesmo e direcionar seu foco para proclamar o que Deus lhe revelou sobre seu chamado. Talvez seja o momento de, superando a timidez e as limitações, começar a afirmar: vou pregar a nações, falar diante de milhares de pessoas! É para isso que Deus me chamou.

Falando fé consigo mesmo

Marcos 5:27-30 tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. 28 Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. 29 E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. 30 Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes?

Para quem ela falava? Para si própria! Este é um exemplo impactante de alguém que declara fé a si mesmo. A experiência de tocar pela fé em Jesus é transformadora, conduzindo a uma nova percepção e a uma identidade enraizada na verdade divina.

Uma chave espiritual

Ouvir a si mesmo declarando a Palavra de Deus pode alterar bastante a sua percepção, tornando-a mais palpável e fortalecendo sua fé.

Conforme Romanos 10:17, “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” A verdadeira fé surge ao ouvirmos a nós mesmos e aos outros proclamando a Palavra de Deus.

Coloque-se diante de um espelho, encare seus próprios olhos, e permita-se proclamar verdades que Deus afirma sobre você em Sua palavra.

Por exemplo, teste e proclame: Em Cristo, sou justo, sou a justiça de Deus!

Caso você tenha dúvidas sobre o verdadeiro significado do Evangelho da graça, pode ser que inicialmente se sinta desconfortável. Talvez até se pergunte: “Que heresia é essa?”

É lamentável observar que um número expressivo de cristãos vive com uma espécie de indignidade arraigada, como se o sacrifício de Cristo não tivesse sido por eles, ou não agregasse o poder necessário para redimir.

Eu mesmo tive que vencer um certo desconforto para fazer esta declaração no início. Devemos nos persuadir de que o que Deus diz sobre nós é a verdade.

2 Coríntios 5:21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Fale com a sua montanha

Marcos 11:22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; 23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

Existem experiências que vivemos, pelas quais internalizamos sentimentos que se tornaram em verdadeiras montanhas na nossa alma que nos puxam para baixo.

A declaração de Jesus em Marcos 11 ilustra esse conceito. Depois que Jesus amaldiçoou a figueira, Seus discípulos ficaram chocados quando passaram por ela novamente e viram que ela havia secado desde as raízes e morrido. Jesus disse a eles: “Tenham fé em Deus” (Marcos 11:22). Agora, não temos o benefício de ouvir a inflexão de Sua voz, mas eu acredito que Jesus estava dizendo: “Qual é o problema de vocês, pessoal? Tudo o que vocês precisam é fé.” Ele continuou dizendo: “Se vocês tiverem até mesmo um pouco de fé [algumas versões dizem “fé como um grão de mostarda”], vocês podem dizer a esta montanha…” Note que Jesus não disse “Vocês podem falar com Deus sobre a montanha”. Não, Ele disse aos discípulos para falarem com a montanha.

Mas existe uma ressalva aqui, “e não duvidar no seu coração, mas crer…” ou seja, precisamos pensar e sentir a mesma coisa. A dúvida existe quando falamos o que pensamos, mas sentimos diferente. Assim nos deparamos com uma “mente dobre”, ou seja, aceleramos e freamos o carro ao mesmo tempo. Precisamos vencer a memória da incredulidade no corpo.

Filipenses 2:2 … completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.

Consciência de Autoridade

Ao invés de simplesmente apresentar problemas a Deus, reconheça o poder divino que reside em você. Além de carregar a autoridade de filho, você tem o Nome que está sobre todo nome.

Efésios 1:19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos…

Enquanto muitos cristãos recorrem à oração ao enfrentarem problemas, dizendo “Oh Deus, tenho um problema. O médico disse…” ou “Minha conta bancária diz…”, é essencial mudar o foco da oração.

Concorde com Deus e dirija-se diretamente às suas adversidades. Declare: “Doença, em nome de Jesus, desapareça do meu corpo! Câncer, eu te repudio. Em nome de Jesus, seca e morre nestas células.” Empregue sua voz como um instrumento de poder, renunciando ao mal que procura te afligir. Proclame saúde sobre seu corpo seguindo Provérbios 18:21. Expresse gratidão pela graça de Deus e observe a Sua unção revitalizar cada parte do seu ser, trazendo cura em nome de Jesus.

Alinhando o coração

Se enfrentar desafios da vida exige de você uma resposta de fé, avalie primeiramente o que você diz. Suas palavras refletem a verdade da palavra além dos fatos? Você está firmado em declarações como “Pelas Suas feridas, fui curado” (1 Pedro 2:24), “Colocarei as mãos sobre os doentes, e eles ficarão curados” (Marcos 16:18), O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo (Deuteronômio 28:13)? Você proclama “Eu possuo a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16) e “Meus filhos são instruídos pelo Senhor, e grande é a paz deles” (Isaías 54:13)?

É essencial aprender a falar consigo em fé, até que isso altere a sua forma interna de sentir. As suas palavras, pensamentos e sentimentos internos formam as meditações que guiam sua vida.

Enchei-vos do Espírito

Efésios 5:18-21 (ARA) 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

A expressão “falando entre vós” significa literalmente “falando consigo mesmo ou a si próprio”.

Esta é a receita para ser cheio do Espírito Santo, falar consigo mesmo através de salmos, isto é, as palavras Dele, o que Ele diz a fim de se revelar a nosso respeito. Isto precisa acontecer de forma inspirada, transformando salmos em canções ou hinos, além de entoar cânticos espirituais, ou seja, uma linguagem espiritual criada pelo Senhor no coração, que desconstrói a mentalidade reprovada, e fundamenta uma fé alicerçada em gratidão.

Aprenda a cooperar com o Espírito Santo e seja o protagonista de uma vida plena e bem sucedida.

Você pode também gostar de ler aqui no blog: APRENDA A VER O QUE DEUS VÊ

 

CLIQUE para adquirir

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais