Cavando poços com a profundidade do Amor
No livro de 2 Reis capítulo 3, temos uma história reveladora, onde faremos uma reflexão sobre cavar poços com a profundidade do Amor. Por favor, faça então a leitura do texto.
O Seu deserto, de alguma forma, sempre estará relacionado com a sua mentalidade! Os maiores desertos estão dentro das pessoas e não fora delas!
No texto acima, encontramos uma batalha pela conquista de um grande despojo, travada em um desafiador deserto.
Desertos não são lugares espiritualmente neutros
Existem vidas e despojos em jogo. A maioria dos crentes, não estão sucumbindo por causa do inimigo (diabo), mas em razão dos próprios desertos.
2 Re 3:4 Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã. V5 Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.
O rei dos Moabitas, vencido pelo rei de Israel, pagava imposto para permanecer vivo na própria terra. Porém, ele resolveu rebelar-se. Assim, o rei de Israel pediu o reforço do rei de Judá e do rei de Edom, para acertarem as contas com o rei sonegador.
As guerras no antigo testamento aconteciam em função de conquistar novos territórios e despojos alheios. No caso, tratava-se de 100.000 cordeiros e 100.000 carneiros. Para a época era uma riqueza considerável.
O risco de entrar numa guerra e não estar devidamente edificado no espírito
Vamos traçar um paralelo com a vida cristã. Leia por favor, 2 PEDRO 1:1-11.
Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, 2 Pedro 1:3
Não são poucos crentes que estão confusos, não sabendo discernir as suas guerras, e vivendo uma vida cristã abaixo da mediocridade, por uma razão apenas; IGNORAM O “TUDO” QUE LHES FOI DADO PELO EVANGELHO. Não existe nada que o diabo explore mais do que a sua ignorância!
Depois de uma marcha de sete dias, estes três reis com os seus exércitos e animais estavam perdidos, desorientados, se sentindo completamente derrotados. E não tinha nada a ver com os Moabitas (inimigos), mas tudo a ver com aquele grande deserto de uma mentalidade carente da revelação de Deus. Ficaram desesperados e de certa maneira culpando a DEUS.
V9 E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia. V10 Então disse o rei de Israel: Ah! o SENHOR chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas.
Precisavam vencer primeiramente uma barreira que estava entre eles e uma vida abundante em Deus.
Qual era esta barreira? Ignorância, ou seja, uma visão torcida e limitada a respeito de DEUS, da profundidade do seu Amor. O diabo estará sempre procurando por alguém que seja devorável.
Algumas pessoas pensam que a vida é uma questão de circunstancias e sorte, só que não! O que você atrai estará sempre relacionado com a sua mentalidade.
Ef 2:1-3, Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
A maneira como alimentamos a mente, definirá a forma em como seremos conduzidos. Pensamentos negativos e ardilosos podem vir a qualquer momento e a qualquer pessoa, mas não precisamos recebe-los! Um pensamento só se tornará nosso, a partir do momento que o declaramos. Seja cuidadoso então.
Pv 18:21 A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.
A voz profética
V11 E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.
Os Profetas representam a voz e a revelação de DEUS. Por iniciativa de Josafá, rei de Judá, resolveram então buscar por um. Como achar um profeta num deserto em momentos de extrema necessidade? Fácil, profetas são homens do deserto, eles vivem lá!
Com respeito ao deserto da sua alma, existe um profeta que mora dentro de você. Além de desfrutar de uma nova natureza espiritual pelo novo nascimento, O Espírito Santo é o seu ajudador! Os Profetas na antiga aliança, eram sempre levantados e enviados para intervir em tempos de crise, mas que profeta se compararia com o Espírito Santo? Haveria alguém que conheça melhor a vontade de Deus e a sua necessidade do que Ele?
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. Rom 8:26
A primeira instrução
V15 Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR.
Antes que venha a voz profética é necessário ações de graça, louvor e adoração. Em outras palavras é necessário ser despertado para orar e adorar no Espirito.
Ef 5:18-21, E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
O tangedor é a nossa nova natureza ATIVADA pelas práticas espirituais, e o profeta é o Espirito Santo! Assim a palavra da fé virá, não tardará e não falhará!
V16 E disse: Assim diz o SENHOR: Fazei neste vale muitas covas. V17 Porque assim diz o SENHOR: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais. V18 E ainda isto é pouco aos olhos do SENHOR; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos.
Para cavar covas, é necessário a sua cooperação através da oração, meditação, adoração e confissão da palavra. O Espírito Santo vai te guiar. As praticas espirituais, não é você fazer para receber, mas para entender tudo que já recebeu.
A provisão virá de onde não imaginamos
Todo o exército deveria cavar cisternas com a profundidade do Amor!
1 Pe 1:5-8 … por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude (EDIFICAÇÃO); com a virtude, o conhecimento (ILUMINAÇÃO); com o conhecimento, o domínio próprio (TRANSFORMAÇÃO); com o domínio próprio, a perseverança (CARATER PROVADO); com a perseverança, a piedade (TESTEMUNHO); com a piedade, a fraternidade (GENEROSIDADE); com a fraternidade, o amor (TRANSBORDO). Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
Reunindo toda a vossa DILIGÊNCIA! É assim que precisamos encarar a nossa necessidade de crescer até alcançar a profundidade do Amor!
Imaginem cavar cisternas depois de sete dias marchando sem direção e encurralados num deserto ferrenho. Estamos falando de um povo cansado, desgastado e quase morrendo de sede. Que teste de maturidade acatar tal instrução em um momento assim! Tiraram força da fraqueza e se esforçaram na palavra profética.
Deus sempre nos dará força para nos mover na direção que Ele falou! Aqui houve uma resposta coletiva a um comando profético. Todos precisaram se envolver. Unidade é sempre um desdobramento de maturidade pessoal.
Uma resposta pessoal que provocaria uma vitória coletiva.
Cavar um poço corresponde a responsabilidade individual de cada um no corpo investir na sua intimidade com o Espirito Santo. Antes de pegar em armas para enfrentar o inimigo cara a cara, será necessário cavar uma cisterna, e achar as fontes de Deus. Em outras palavras, não tente vencer resistências inimigas sem antes possuir uma disciplina para ser cheio do Espirito Santo.
Um tangedor, um profeta e uma congregação.
Tudo isto já está dentro de você, como está dentro da Igreja. O Espírito Santo inspirando um mover de louvor, adoração, profecia e confissão da palavra. Todos transbordando da sua presença, desfrutando a profundidade do seu Amor. Muitos no corpo de Cristo estão esperando em Deus por um avivamento pessoal, e não entendem que é Deus, quem na verdade está esperando por eles abrirem a torneira sendo ativados pelas práticas espirituais. Cave o seu poço!
O efeito do sangue na sua vida e na vida da comunidade
Você vai descobrir que as águas da unção não apenas matam a sua sede, elas matam também os seus inimigos. Como? A unção aplica o sangue nas nossas vidas, ao mesmo tempo que nos redime, tira a força dos nossos inimigos. Não guerrearemos para ter vitória, mas do lugar da vitória!
V22 E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue. V23 E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruíram à espada e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas! V24 Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e feriram os moabitas, os quais fugiram diante deles e ainda entraram nas suas terras, ferindo ali também os moabitas.
Concluindo, eles venceram primeiro o deserto, a barreira que estava entre eles e Deus, para então vencerem os Moabitas. A fé vem por ouvir a palavra revelada de Deus, que renova a nossa mente e nos preserva na nossa posição de vitória, assentados com Cristo nos lugares celestiais.
Se gostou, leia também outros artigos neste site que corroboram esta mensagem, ANDANDO NO SOBRENATURAL, e REVESTIDOS COM PODER.
CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO