Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Paz como identidade

A PAZ COMO IDENTIDADE

Romanos 5:1, Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

A paz é um fruto da nossa confiança no amor de Deus, da nossa clareza e certeza sobre tudo o que Jesus fez por nós (graça), é a evidência de que entendemos e desfrutamos a justiça de Deus.

2 Pedro 1:2, graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.

A saudação oficial da Igreja do Novo Testamento era: graça e paz. Isso nos revela uma verdade profunda: não podemos experimentar a paz sem antes receber, por revelação, a graça de Jesus.

À medida que crescemos no conhecimento de Deus, graça e paz se multiplicam em nossa vida. Exercitar fé na graça sempre gera mais paz.
A fé em Jesus nos conecta à revelação de Sua graça, e essa graça ativa um caminhar guiado pela paz — um andar no Espírito.

Essa é uma jornada de transformação, onde deixamos o velho homem e nos revestimos do novo, com uma mente renovada pela verdade. Todos nós estamos neste processo, alguns mais amadurecidos e outros menos.

Siga a paz

Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, 15 atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;

A paz precisa ser seguida — ela é a voz da consciência, da nova natureza que habita em nós. Quando perdemos essa paz, de alguma forma nos afastamos da graça de Deus.

Se insistimos nesse caminho, o coração se torna amargo e os olhos espirituais se fecham para aquilo que realmente carregamos: o ministério e a palavra da reconciliação.

A única forma de corrigir nossas faltas é abrir o coração e se dispor a retratar o que for necessário, seja com Deus, ou uns com os outros. Aqui, cada um é responsável pelo seu coração.

2 Coríntios 5:18, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação… e nos confiou a palavra da reconciliação.

Preserve a paz

Focando na importância e no desafio de renovar a mente, a paz é uma escolha, uma disciplina, um treino interno. Todos corremos o risco de reagir no automático, um olhar estressado, uma palavra maldita, uma fofoca e quando você percebe já entregou sua mente, seu corpo e suas emoções para o mundo externo.

A mente condicionada repete o passado. Se você reage sempre da mesma forma diante de provocações você não está no presente está apenas reforçando um velho programa. A boa notícia é que isso pode ser reprogramado. A chave é interromper o ciclo da reação seguindo o Espírito.

Romanos 8:13, Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.

Na verdade, não são as circunstâncias ou contrariedades que nos perturbam, mas como as interpretamos. Entre o estímulo e a resposta você pode escolher “o Cristo que vive em você e a sua paz”. Este é o padrão da palavra de Deus.

Gálatas 2:19, … Estou crucificado com Cristo; 20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Insights

  1. Perspectiva

Quando somos criticados, a primeira reação é se magoar, se fechar. Na verdade, somos mais feridos pela nossa interpretação do que pelos fatos. Cada emoção sustentada forma uma identidade, se você insiste em pensamentos de raiva, mágoa, vingança, você está se tornando isso. A crítica não é o problema, o problema é o significado que atribuímos a ela.

Não permita que um estímulo externo domine sua frequência interna!

Visualize sua mente como uma casa sagrada. Você deixaria qualquer um entrar nela com os pés sujos? então por que aceitar palavras tóxicas como se fossem verdades? a próxima vez que alguém te ofender apenas observe, não abra a porta, não aceite o pacote. O que você observa sem absorver perde o poder.

Em vez de pensar… me atacaram, pergunte, essa crítica é um reflexo de mim ou da limitação do outro? o que posso aprender com isso?  Você não precisa mudar o que acontece, você só precisa reescrever como isso te toca.

  1. Não tente mudar os outros.

Você já se decepcionou esperando que alguém tivesse a mesma opinião ou visão que você? Você se doa, é justo e leal, espera mesmo que inconscientemente que o mundo retribua igual. Não se iluda, “espere que os homens ajam como são e não como você gostaria que fossem”.

O mundo não muda por força, mas por frequência. Você não está aqui para mudar o outro, mas para preservar a sua paz, para manter o seu coração alinhado com o Espírito e com a palavra, mesmo que o outro insista em viver com uma atitude aquém.

A verdadeira Liberdade está no domínio próprio, em não permitir que o mundo te controle. Ou estamos em processo de renovação da mente o tempo todo ou estamos reforçando o velho eu, que reage, se irrita e se desgasta. Empatia não é se submeter, é não se contaminar.

  1. Priorize o essencial.

Já percebeu como você se desgasta com bobagens. Uma fila lenta, uma palavra atravessada, um comentário inútil na internet… foque no que é essencial!

Aonde vai o seu foco, vai sua energia, e onde vai sua energia vai sua vida. Toda vez que você se irrita com o que não importa, está treinando sua mente. Então pergunte a si mesmo sempre; isso vai importar daqui a 5 dias ou daqui a 5 anos? se a resposta for não, a irritação também não merece espaço. A vida é curta demais para ser desperdiçada com irrelevâncias.

  1. Escolha a paz como sua nova identidade.

A raiva é um vício químico, quanto mais você reage com ela mais seu corpo pede por ela. Mas a paz também pode virar um “santo vício”, o mais sagrado de todos.

Você não é o que te irrita. Muita gente carrega o rótulo, sou estourado, sou nervoso, eu sou assim, mas isso não é identidade, isso é um padrão emocional repetido por tanto tempo que o corpo virou escravo dele. Saia do piloto automático.

Quando você pratica o silêncio diante da provocação, você não está sendo passivo, você está acessando um novo nível de consciência, uma consciência de justiça. O ambiente espiritual ao seu redor responde não ao que você fala, mas ao que você sente e repete diariamente.

Filhos da paz

Quanto mais você anda no Espírito seguindo a paz, mais você prática e assimila o Cristo que vive em você.

Quando cultivamos a paz, com o tempo ela não apenas te protege, ela passa a transformar tudo ao seu redor.

Marcos 4: 39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.

De alguma forma, todos precisamos de libertação. Por isso, tome uma decisão: nada tira a minha paz. Que essa seja sua escolha diária, seu novo padrão de vida — a paz como identidade.

1 Timoteo 1:2, … a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

A paz não é ausência de conflito, é a presença da sua nova natureza em Cristo sendo guiada pelo Espírito Santo, manifestando Cristo. Assuma a identidade de um verdadeiro filho, na fé, na graça, na misericórdia e sobretudo na PAZ.

1 Pedro 3:10, Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; 11 aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.

Você pode também gostar de ler por aqui uma mensagem sobre PERDÃO. Clique e desfrute.

Você também pode gostar...

Paz como identidade
Maturidade e Crescimento Espiritual

A PAZ COMO IDENTIDADE

Romanos 5:1, Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; A paz é um fruto da nossa

Ver mais
A graça no tempo da lei
Evangelho e Nova Aliança

A GRAÇA NO TEMPO DA LEI

A passagem de João 5:1-15 é essencial para nossa reflexão. Ela nos mostra que Jesus foi a expressão perfeita da graça de Deus, mesmo atuando

Ver mais
adoração e transformação
Maturidade e Crescimento Espiritual

ADORAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Adoração e transformação são palavras inseparáveis. A adoração, tanto pessoal quanto coletiva, é uma chave espiritual poderosa que nos conecta aos maravilhosos benefícios que Jesus

Ver mais
A vitória da fé
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VITÓRIA DA FÉ

Consciência de vitória O texto de Efésios 6:10 a 20, explica muito sobre a essência da nossa batalha, e sobre o que significa a vitória

Ver mais
Auschwitz-Birkenau
Maturidade e Crescimento Espiritual

Auschwitz-Birkenau

Auschwitz-Birkenau: Um Olhar Histórico e Humanitário Auschwitz-Birkenau é um dos lugares mais sombrios e lembrados da Segunda Guerra Mundial, associado a uma das maiores atrocidades

Ver mais
A vontade de Deus
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VONTADE DE DEUS

Experimentando a vontade de DEUS Romanos 12:1, 2 – Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo

Ver mais