Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Como o Reino de Deus funciona

A nossa reflexão desta vez será na parábola dos talentos. Vamos abordar aqui, como o Reino de Deus funciona.

Click aqui e leia, Mt 25:14-19.

Entendendo o “talento” e a abundância do Reino de Deus

O talento era uma medida de peso, uma quantidade especifica de prata. Em algumas situações, o ouro era também usado. Um talento equivalia a 10.000 denari, onde 1 denarius equivalia a um dia trabalhado.

Para alguém que trabalhasse 6 dias por semana, sem férias, 1 talento de prata equivalia a 32 anos de trabalho. Em outras palavras era muita grana!

O Reino de Deus sempre expressa muitíssima abundância. Um Talento, equivaleria a aproximadamente 4 milhões, considerando que nos dias de hoje o salário mínimo em Israel estaria perto de US 2.000,00 mês.

DEUS é um excelente administrador

Começando do final, encontramos nesta parábola um acerto de contas, e curiosamente, DEUS não tira do mais pobre para dar ao mais rico.

Ele tira do mau administrador a fim de dar para o bom administrador! Entenda, não existe desperdício no Reino de Deus.

Sendo assim, importa com certeza, em como vamos viver as nossas vidas, como vamos lhe dar com dinheiro, com a nossa influência e com as oportunidades durante a vida.

Bons administradores geralmente fazem 3 coisas: Eles gastam sabiamente, economizam diligentemente e também doam generosamente.

Os talentos não eram um presente, nunca deixaram de pertencer ao dono original.

… e entregou-lhes os seus bens. 19 E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.

JESUS reforçou o conceito de mordomia nesta parábola sem citar a palavra mordomia em si.

Temos aqui uma chave do Reino de Deus: Eu e você não somos os donos, somos os mordomos. Talvez você não entenda, mas isso tirará um peso enorme das nossas vidas.

Donos são os responsáveis em suprir a coisa toda, mordomos cuidam e administram o que é alheio, de outra pessoa. São responsabilidades diferentes.

Temos aqui uma expectativa clara onde o dono dos talentos espera por aumento ou multiplicação.

As pessoas possuem habilidades administrativas diferentes

… a cada um segundo a sua capacidade,

Será que houve algum tratamento preferencial ou injusto?

A quantia dada a cada um para administrar foi determinada pela sabedoria e percepção do dono. Deus é o Senhor! Ele sempre deixa as coisas bem claras, Eu faço o que quero daquilo que é meu!

A sabedoria é prática

Outra dica, é que fica bem perceptível, a diferença entre os que executam a tarefa e investem, daqueles que tem medo e enterram o talento.

Está na cara, que bons mordomos são multiplicadores, eles protegem e também expandem os recursos que são alheios. Tudo que recebem de alguém para usar ou administrar, devolvem em melhores condições.

Ai vai uma boa sugestão de leitura. MEU CORAÇÃO, MINHA RESPONSABILIDADE!

QUEM investiu em mim?

… eu conhecia-te, que és um homem duro

A boa mordomia não começa com orçamento ou planejamento, mas com gratidão. O que a pessoa que investiu em você significa para você, determinará a sua consideração, zelo e dedicação.

24 Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; 25 e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

O que dizer do versículo acima? Encaixa com o fardo de uma geração religiosa que não conheceu a DEUS. Não entenderam como que o Reino de Deus funciona.

A religião produz medo, e o medo será sempre acompanhado de uma mentalidade de escassez. A gratidão por sua vez é acompanhada por uma mentalidade de generosidade, que possui um poder de atrair bênçãos e milagres.

Quem sabe você gostaria de ler também, VENCENDO O MÊDO.

A generosidade de Deus

2 Pe 1:1-7 1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, 2 graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. 3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude…

O que Pedro quis dizer com “Todas as coisas”? Certamente, incluem cura, libertação, prosperidade, tudo que está relacionado com a sua redenção, com o plano de DEUS para a sua vida.

Veja, são coisas que conduzem a vida e a piedade. Será que entendemos de fato o evangelho, e o que realmente são as boas novas?

… nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade

O ativismo religioso não pode produzir o que Pedro quis dizer aqui com “todas as coisas”. Porém, a escritura acima afirma que, “Tudo vem através do conhecimento de JESUS”.

A importância de conhecer a Jesus

Caso você tenha uma impressão errada a respeito de DEUS e do seu caráter, você vai esperar por coisas erradas da parte dele. Por exemplo, coisas como Julgamento, punição, condenação e etc. Coisas estas, que irão sabotar o seu relacionamento com Ele.

Graça e fé

A fé só é de fato ativada quando entendemos a graça, e a graça é o que generosamente Deus fez por cada um de nós.

Como é importante permitir que DEUS se revele a você! Você descobrirá que a fé não é algo difícil, na verdade desobedecer a DEUS se tornará algo difícil quando de fato o conhecemos.

Quando entender o quanto Ele te ama, você não se submeterá a mais a nada indigno. Passará a viver, com uma consciência de justiça, olhando para Ele, o autor e consumador da sua fé. Deixará também de viver uma vida mecânica, ou seja, fazer coisas para DEUS sem de fato conhece-lo.

É preciso ter cuidado com o erro de confundir, “todas as coisas”, com apenas coisas materiais.

A principal razão pela qual DEUS te deu a fé, foi exatamente para você conhecer a JESUS e qual é a sua herança nEle. Coisas materiais virão como “extras”, ou como consequência de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça.

Em suma, o que fará a sua vida cristã funcionar é definitivamente conhecer a JESUS!

Você também pode gostar...

A igreja e os batismos
Evangelho e Nova Aliança

A IGREJA E OS BATISMOS

A Igreja na dimensão espiritual O que é a Igreja? Se não tivermos uma revelação clara nas Escrituras, podemos dizer que é apenas um prédio

Ver mais
Perdão
Maturidade e Crescimento Espiritual

Perdão

O perdão é a cola dos relacionamentos, um dos princípios que mais revela o coração de Deus. Ao compreendermos isso, podemos nos poupar de muitas

Ver mais
Ajudador divino
Maturidade e Crescimento Espiritual

AJUDADOR DIVINO

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o Ajudador divino. Ele é o revelador, intérprete e Um Perfeito Ajudador que compartilha e nos

Ver mais
A verdade que está em Cristo
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VERDADE QUE ESTÁ EM CRISTO

Não há nada mais libertador do que a verdade encontrada em Cristo. Por isso, quero compartilhar três princípios essenciais: Primeiro, busque conhecer Jesus profundamente. Em

Ver mais
porque-me-envolver
Evangelho e Nova Aliança

Por que me envolver?

O que leva uma pessoa a se envolver com algo ou com alguém? Quais as razões que fazem que uma pessoa faça o que não

Ver mais
A prioridade do evangelismo
Evangelho e Nova Aliança

A PRIORIDADE DO EVANGELISMO

A GRANDE COMISSÃO O Evangelho é sobre como Deus Pai revelou a sua natureza e salvação através do seu filho Jesus Cristo. Por isso a

Ver mais