A relativização da verdade
O que é a verdade? Esta continua sendo a pergunta mais importante, se tratando de um mundo sem absolutos, onde muitos querem estabelecer a própria verdade. No meio de tantas falácias, quem vai dizer o que é fake, e como discernir o que é genuíno?
Jo 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
Quando Jesus prometeu que pediria ao Pai para enviar-lhes um Ajudador divino, Ele deu a este Ajudador um nome especial: “O Espírito da verdade”. Ao mesmo tempo também os advertiu que o mundo não poderia recebê-lo.
Temos dois motivos aqui:
- Pelo fato do homem se rebelar contra Deus, se tornaram indispostos para aceitarem a verdade que expõe suas más obras. Portanto acabam tornando a verdade em injustiça.
Rom 1:18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.
- Segundo, esta rebelião contra Deus expõem o homem a dominação do deus deste século, satanás, que engana o mundo inteiro.
Engano é a arma numero um que satanás conta para manter a humanidade debaixo do seu controle. Ap 12:9. Uma vez que a sua habilidade de enganar é desmascarada ele não terá mais nada a oferecer a não ser um lugar com ele no lago de fogo eterno.
O que é a verdade?
Jo 18:37, 38 Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum.
Pôr muitos séculos a filosofia humana não tem sido capaz de produzir uma definição satisfatória da “verdade”. Pôr um outro lado, a bíblia nos responde a isto.
Três aspectos:
- Primeiro, Jesus disse: Eu sou a verdade (Jo14:6) – A natureza e o caráter de Jesus.
- Segundo, orando ao Pai, Ele disse: A tua palavra é a verdade. Jo 17:17.
- Terceiro, João disse: O Espírito Santo é a verdade. 1 Jo 5:6 (… E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.)
Portanto, no reino espiritual existem três componentes da verdade: Jesus, as escrituras sagradas e o Espírito Santo.
Quando os três estão em concordância sabemos então que temos chegado a absoluta verdade. Precisamos então checar estas três componentes antes da conclusão. O que está em questão representa o caráter de Jesus? Está em harmonia com as escrituras? O Espírito Santo sustenta o testemunho disto?
O pai da mentira
Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus. Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Jo 8:40-44
Jesus consumou a sua obra, derrotando e desarmando completamente o diabo. A única opção que lhe restou foi o engano.
É possível uma pessoa matar ou morrer por uma mentira? Sim. Pessoas manipuladoras exploram as desvantagens de outros. Exploram a dor, as carências, a necessidade de auto-afirmação.
Como que uma pessoa se torna em um satanista? Porque alguém não acredita no casamento ou na família tradicional? Dor, feridas. Esta é a brecha para o manipulador. É aqui que muitas pessoas confundem amor com a concupiscência.
O caso Hananias e Safira
At 5:3 Disse então Pedro: Ananias, pôr que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? 4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.
Fingiram serem mais generosos e comprometidos com o Senhor do que realmente eram. Por trás havia carência, necessidade de aprovação humana. Quando faltamos com a verdade, ferimos a unidade do corpo! Aconteceu o mesmo com ACÃ, dentro do arraial liderado por JOSUÉ.
O caso DAVI
Nunca devemos menosprezar os ardis do diabo. Pense sobre Davi, um líder maduro, experiente, ungido, mas em certo momento sua da vida, Ele cometeu adultério com Beteseba, a esposa de um oficial seu, Urias. E depois, a fim de encobriu este pecado, ele planejou o assassinato deste leal e inocente oficial.
Aparentemente, Davi tinha escapado depois de agir tão perversamente. Mas, de repente, vem o mensageiro de Deus, o profeta Nathan, confrontando o seu pecado. Mais tarde, no Sl 51, Davi levanta uma oração de confissão e um clamor pôr misericórdia.
Sl 51:5, Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe. 6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. 7 Purifica-me com hissope, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.
Davi fica face a face com algo que apenas o Espírito da verdade poderia e pode revelar. Depois do seu pecado, o rei Davi manteve todo o estereótipo necessário para cumprir o seu papel como rei, porém dissimulando. Mas agora existia uma brecha enorme entre seu comportamento exterior e a sua condição de coração. Tinha se tornado um hipócrita, um ator que não mais correspondia ao que estava no seu coração.
Só há um remédio aqui, um arrependimento de todo coração, desejando a verdade e a coerência no mais íntimo do nosso ser!