Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Vencendo o mêdo

VENCENDO O MEDO

Leia e reflita sobre o texto, de onde vamos fundamentar o tema do nosso artigo, Vencendo o medoClick e Leia – 2 Sm 9 

Deus quer revelar a sua generosidade e o seu Amor, para curar os temores causados por uma herança de ciúmes e inferioridade.

Identificando personagens

E estavam os homens de Israel já exaustos naquele dia, porquanto Saul conjurou o povo, dizendo: Maldito o homem que comer pão até à tarde, antes que me vingue de meus inimigos. Por isso todo o povo se absteve de provar pão. E todo o povo chegou a um bosque; e havia mel na superfície do campo. E, chegando o povo ao bosque, eis que havia um manancial de mel; porém ninguém chegou a mão à boca, porque o povo temia a conjuração. 1 Sm 14:24-26 

Saul

O rei Saul
O rei Saul

Era o rei de todo o Israel, mas tinha uma mentalidade escassa. Era humanista (poupou o rei Amalequita contradizendo o profeta), era também muito legalista (duro demais com o seu exército, incluindo o próprio filho), e extremamente conveniente. 

Apesar de ter uma aparência que chamava a atenção, se via pequeno aos próprios olhos, ou seja, muito inseguro. Sentia-se seguro com homens fortes a sua volta. Possuía uma personalidade derrotada pelo ciúmes, inveja e medo de rejeição.

Jonatas

Filho do Rei Saul, porém tinha aliança com Davi, que por sua vez se tornou odiado pelo seu pai. Tinha discernimento, bom senso e sede por uma estação nova de graça, sinalizou isto quando ousou estender a sua vara e provar o mel. 

Leia e confira, 1 Sm 14:14-46.

Não concordava com o espirito religioso do Pai, e sabia que Davi era leal. Em vários episódios demonstrou ser um guerreiro incrível, e não conhecia o medo. Foi acompanhado de muitos atos heróicos de bravura defendendo o Reino.

Davi

Um jovem Belemita (casa do pão), treinado na palavra da graça, seguro no Amor de DEUS. 

Quando derrotou o gigante filisteu, se tornou um tipo de herói nacional, contudo era desconhecido de Saul e dos comandantes de Israel. No anonimato, desenvolveu um relacionamento íntimo e contagiante com Deus.

Davi, o seu nome significa “amado”, escolhido por DEUS, Salmista, adorador. Crer no Amor de Deus, é a marca das pessoas que vivem a vida vencendo o medo. Causa e efeito, o perfeito Amor lança fora todo medo!

Mefibosete

Davi e Mefibosete
Davi e Mefibosete

O nome Mefibosete significa “exterminando os ídolos”. Chama a atenção para o esforço de tentar cumprir a lei, o que descreve bem a personalidade do seu avô, Saul. Saul foi o terror das feiticeiras. 

Depois que Davi foi empoçado Rei, ele foi despertado a usar de misericórdia com alguém da casa de Saul por amor de Jonatas. Isto por causa da aliança que fizeram. 

Quando foram buscar esta pessoa, acharam a Mefibosete, neto de Saul, aleijado de ambos os pés, de um lugarejo chamado Lo-debar. Curiosamente, “Lo-Debar” significa “Não há pasto”, não há lugar para prosperar. 

Era um homem sem qualquer autoestima, marcado pelo medo, como Saul seu avô. Se via como um cão morto, sem qualquer autoestima. 

Se gostar da ideia pode assistir um video no youtube: O medo é uma mentira

4 palavras de GRAÇA ditas por Davi a Mefibosete: 

Palavras de graça
Palavras de graça

 

2Sm 9:7 E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

1. Não temas  

  • Viver motivado por uma revelação do Amor de Deus é algo tão importante, que existe um “não temas” na bíblia para cada dia do ano! 
  • Aqui não estamos abordando um medo natural, como medo de altura, ou de algum perigo natural.
  • Mas estamos falando sobre um tipo espiritual de medo, um espirito que trás tormento. 

1 Jo 4:18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 

O que ativa o medo?

1. A falta de revelação do amor de Deus produz o medo. 

2. A incredulidade. O medo é a fé no inimigo. 

3. Uma interpretação mental e humana das circunstancias.  

1 Co 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 

Três mentiras básicas que geram medo.  

1. Deus não me ama e as outras pessoas também não. 

2. Sou indigno e não tenho valor algum. 

3. Deus não cuidará de mim e as minhas necessidades não serão supridas. 

A raiz do ciúme ou da inveja é o medo.  

O medo nos induz a uma inveja que é capaz de fazer qualquer coisa para ser valorizado ou suprido. É aqui que o ciúmes apela para a violência. 

Saul morreu vitima da violência da própria espada (medo de ser zombado). Ciúmes é uma das loucuras ou tormentos que o medo produz. 

A primeira palavra que Mefibosete precisava de ouvir do Rei Davi (amado) era NÃO TEMAS! 

2. Usarei contigo de benevolência por amor de Jonatas teu Pai. 

O que Mefibosete fez para estar tão desfavorecido e até mesmo pensar que poderia ser morto por Davi? Nada, ou melhor, ele era neto de Saul. Vale mencionar, que neste tempo havia guerra entre a casa de Davi e a casa de Saul.

O que Mefibosete fez para receber tanta benevolência da parte de Davi? Nada também, ou melhor dizendo, pela simples razão de ser filho de Jonatas, com quem Davi tinha uma aliança.

 Figuras

Saul (desejado) é uma figura do primeiro Adão e Jonatas (dádiva de DEUS) é uma figura do ultimo Adão. 

O que você fez para ser um pecador? Nada, ou melhor dizendo, ser filho de Adão, herdeiro da sua morte espiritual. O que você fez para se tornar justo? Igualmente nada, ou melhor, você simplesmente creu em Jesus e nasceu de DEUS. Se tornar filho de Deus pela fé em Jesus é o que te dá condições de viver uma vida vitoriosa, sem qualquer tipo de tormento ou medo.

Graça derramada

Esta é uma palavra de graça. A graça sempre supre, enquanto a lei sempre exige. 

Não é o que você faz, mas o que ELE fez por você. Ele morreu pelos seus pecados e ressuscitou para tornar você justo. Deus quer demonstrar a você toda a sua benevolência através da sua aliança com JESUS. 

A chave para recebermos misericórdia é conhecer e entender a “nova aliança no sangue de JESUS”. …redimidos pelo seu sangue pelas riquezas da sua graça.  

Vou também disponibilizar para você outro artigo: Uma nova aliança

3. Te restituirei todas as terras de Saul, teu Pai. 

Deus quer te restituir plenamente. A salvação em Cristo Jesus repara todas as consequências do pecado e da morte espiritual.

Existe uma provisão perfeita e antecipada para qualquer necessidade que você possa ter. Ele com certeza, vai te tirar deste lugar espiritual onde não há perspectiva de prosperar.

A dureza do ciúmes

 A descendência de Saul perdeu as suas terras (boa herança) pelo mesmo motivo de Caim. O que eles tinham em comum? Inveja. 

JESUS restituiu a saúde de um coxo no novo testamento, você se lembra?  Perdoados são os teus pecados! Isto não agradou os religiosos. Porque?  Pensavam assim: Só DEUS pode perdoar pecados e ELE está no céu. E qualquer coisa que ELE quiser fazer aqui na terra ELE precisa da nossa permissão. Os religiosos sentiram que JESUS invadiu o território deles. Queriam mediar entre DEUS e os homens.  

Um só mediador entre Deus e os homens

Mas JESUS veio fazer você filho, herdeiro juntamente com Ele. Entenda, apenas ELE pode ser mediador entre você e o PAI. 

JESUS tinha o direito de restituir a saúde daquele homem porque se fez filho do homem, possuindo a legítima autoridade de faze-lo, sendo o filho de DEUS

Igualmente, JESUS tem o direito e a autoridade para restituir você em todas as suas perdas e suprir você em todas as suas necessidades! 

4. Tu sempre comerás pão a minha mesa. 

Esta é a maior necessidade de alguém que esta saindo de um cativeiro mental, de medo e ciúmes.  

Uma alegria restaurada de praticar a presença de JESUS, a oração, a adoração e a meditação na palavra. 

A mesa do Rei é um lugar de abundância 

Na mesa, os pés de Mefibosete estavam cobertos, e tudo que ele via era a face do REI e a sua generosidade! 

Quando você enxerga os benefícios da cruz, as riquezas da graça, a plenitude que temos em CRISTO você simplesmente aprende a CRER. Tire os olhos de você, da sua carteira vazia, da sua saúde precária, do seu casamento falido e foque na plenitude de JESUS. Fé é ver JESUS como a provisão perfeita para todas as nossas necessidades. Você vai se sentir amado, agraciado. 

seja ousado

Como Jonatas, ouse estender a sua vara e tocar o favo de mel! Fundamente a sua vida com uma revelação fresca da graça que há em Cristo Jesus.

Um estilo de vida cheio de confiança, definido por crer no Amor de Deus, um Amor que nunca falha, que vence o medo, e que consolidará a sua restituição, dignidade, prosperidade e sabedoria. 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais