Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Um líder superando os seus temores

Vamos abordar a história de Gideão, um líder emergente superando os seus temores.

Os midianitas

Leitura obrigatória – Juízes 6: 1 -16,

Os midianitas eram saqueadores do deserto, aparentados a Israel por parte de Quetura, a segunda esposa de Abraão, e de seu filho Midiã.

Liderança está sempre associada a vencer desafios, e todo líder diante de grandes desafios precisa vencer seus próprios temores. O Medo se fundamenta na insegurança, que prega argumentos que te desvalorizam como pessoa e te esmagam emocionalmente.

Podemos concluir que o medo é um tipo de fé no inimigo.

Juízes 6:10 – E vos disse: Eu sou o SENHOR vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz.

O medo é um espírito maligno

Espiritualmente falando, o diabo sempre vai levantar o medo como uma das suas principais armas de oposição, sabendo que o medo paralisa, escraviza e tortura.

Toda a nação de Israel estava debaixo de pânico, porque havia uma regência espiritual de medo esmagando cada indivíduo.

Juízes 6:2 – E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.

A nossa vitória, não começa fora, mas dentro de um coração e de uma mentalidade de fé. Tudo o que Deus buscava para dar uma vitória coletiva a Israel, era um homem que vencesse o seu próprio medo. Apenas uma centelha de coragem poderia reascender a tocha da conquista em toda a nação.

Quem é o líder? É o primeiro que aceita o desafio, para então se tornar modelo para os outros. Para aceitar os desafios precisaria vencer os seus temores e a mentalidade que o desvalorizava pessoalmente.

O processo de um líder

Entenda o seu chamado

A questão não é você ter um chamado, mas entender o seu chamado. Para vencer medos e receios é necessário olhar para o caráter de quem nos fez o chamado.

Jz 6:6 – Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR… Jz 6:14 – Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?

Gideão então, foi convocado como guerreiro para tirar a sua nação da miséria espiritual e financeira. Contudo, era necessário vencer a força intimidadora dos midianitas.

Jz 6:5 – Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir.

Entenda quem voce é.

Qual era a opinião que Gideão tinha de si mesmo?

Jz 6:15 – E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

Deus queria não apenas mudar a sua opinião mas também a sua mentalidade. No processo de ser gerado como um líder de fé, três opiniões mudaram a opinião de Gideão a respeito de si mesmo.

1. A opinião de Deus.

Isto ocorreu quando Deus o saldou como poderoso guerreiro.

Jz 6:12 – Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.

2. A opinião da sua família.

Isto ficou evidente quando destruiu o ídolo do Pai e teve o seu apoio. O seu Pai o julgou apto para vencer qualquer pessoa ou exército que servisse a outros deuses.

Jz 6:31 – Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar.

Aqui ele venceu o temor humano dentro do contexto familiar e nacional.

3. A opinião dos seus inimigos.

Jz 7:9 E sucedeu que, naquela mesma noite, o SENHOR lhe disse: Levanta-te, e desce ao arraial, porque o tenho dado na tua mão. 10 E, se ainda temes descer, desce tu e teu moço Purá, ao arraial; 11 E ouvirás o que dizem, e então, fortalecidas as tuas mãos descerás ao arraial.

Quando desceu ao arraial dos midianitas, ele descobriu que Deus tinha provocado nos seus inimigos uma opinião melhor a respeito dele do que jamais pudesse imaginar.

A sua vitória estava na boca dos inimigos.

Então, Gideão transferiu o medo que estava sobre a nação de Israel para os seus inimigos, os midianitas.

Entenda o princípio da oferta

No lugar da oferta (ALTAR) Deus vai nos dar uma revelação do seu caráter.

Juízes 6:24 – Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.

O Senhor é Shalom (PAZ), ou seja, Eu estarei inteiro com você no seu chamado. Não te faltará nada!

Houveram então duas ofertas, uma oferta que Gideão se dispôs a dar (cabrito) e uma outra que Deus lhe pediu.

Jz 6:25 Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gidão: Toma um dos bois de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta a asera que está ao pé dele.

A fim de destruir o altar de baal que pertencia a sua família, era necessário oferecer um dos touros do Pai, animal reprodutor e de muito valor. Este foi o passo de obediência determinante para Gideão derrotar os seus inimigos.

Depois desta oferta Deus fez duas coisas por Gideão:

1. Deus revestiu Gideão com o poder do Espírito Santo.

A unção do Espírito de Deus sempre repele os inimigos e aglutina seguidores leais. O Deus que chama capacita!

Jz6:34 – Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.

2. Deus prometeu tirar as forças dos inimigos de Gideão

Jz 6:16 Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.

Os milhares se tornaram apenas um.

Deixe Deus escolher a sua equipe

Dois tipos de pessoas que não podem permanecer na sua equipe:

1. Covardes e medrosos.

Porque? O espirito do inimigo estava infiltrado. A questão não é a quantidade, mas pessoas inteiras, cheias de fé.

Jz 7:3 – Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Entenda, Gideão não estava lutando contra os midianitas, mas contra uma regência espiritual de medo e covardia.

2. Aqueles que afundam a cara na água.

Quem são estes? são aqueles que também fecham os olhos e não vigiam. Mas, aqueles que levam a água na mão a boca podem estar sempre vigilantes. As fontes de água são lugares vigiados e disputados militarmente.

Jz 7:24 – Também Gideão enviou mensageiros a todas as montanhas de Efraim, dizendo: Descei ao encontro dos midianitas, e tomai-lhes as águas até Bete-Bara, e também o Jordão. Convocados, pois, todos os homens de Efraim, tomaram-lhes as águas até Bete-Bara e o Jordão.

Quem persevera em olhar para o líder (Jesus), sempre terá a visão correta do inimigo.

E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco. Romanos 16:20

porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 Jo 5:4

Você também pode gostar...

A igreja e os batismos
Evangelho e Nova Aliança

A IGREJA E OS BATISMOS

A Igreja na dimensão espiritual O que é a Igreja? Se não tivermos uma revelação clara nas Escrituras, podemos dizer que é apenas um prédio

Ver mais
Perdão
Maturidade e Crescimento Espiritual

Perdão

O perdão é a cola dos relacionamentos, um dos princípios que mais revela o coração de Deus. Ao compreendermos isso, podemos nos poupar de muitas

Ver mais
Ajudador divino
Maturidade e Crescimento Espiritual

AJUDADOR DIVINO

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o Ajudador divino. Ele é o revelador, intérprete e Um Perfeito Ajudador que compartilha e nos

Ver mais
A verdade que está em Cristo
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VERDADE QUE ESTÁ EM CRISTO

Não há nada mais libertador do que a verdade encontrada em Cristo. Por isso, quero compartilhar três princípios essenciais: Primeiro, busque conhecer Jesus profundamente. Em

Ver mais
porque-me-envolver
Evangelho e Nova Aliança

Por que me envolver?

O que leva uma pessoa a se envolver com algo ou com alguém? Quais as razões que fazem que uma pessoa faça o que não

Ver mais
A prioridade do evangelismo
Evangelho e Nova Aliança

A PRIORIDADE DO EVANGELISMO

A GRANDE COMISSÃO O Evangelho é sobre como Deus Pai revelou a sua natureza e salvação através do seu filho Jesus Cristo. Por isso a

Ver mais