O que você acha sobre o uso do véu para as mulheres, e o uso de um chapéu para os homens, quando oram, profetizam ou participam de um culto?
A fim de economizar espaço no artigo, click e leia o texto a seguir, 1 Coríntios 11:1-16. Será fundamental a leitura do texto para a sua compreensão.
Existem algumas porções das escrituras que parecem não dizer muito, mas nos ensinam coisas extremamente importantes. Um exemplo clássico, seria 1 Co 11:1-16. Porque Paulo abordaria um assunto que ocuparia grande parte de todo um capitulo? Porque o assunto aqui abordado explica um dos fundamentos que tornam tanto o matrimônio como a Igreja saudáveis.
O texto mencionado tem sido interpretado por muitos, como sendo essencial que as mulheres façam o uso literal do véu, cobrindo a cabeça como sinal de autoridade, na oração e no culto. Outros, consideram o texto como um mero costume dos dias de Paulo, e o que estava em questão valia apenas para aqueles dias. Mas o que realmente Paulo estaria ensinando? Uma coisa podemos ter como certa, ele não tinha a intensão de tolher ou colocar as mulheres em algum tipo de escravidão.
A espinha dorsal dos relacionamentos humanos
Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.
Qual assunto Paulo estaria tratando? sobre o uso de véu ou chapéu? Tradições, usos e costumes, ou a moda da época? Não tenho a menor dúvida que o assunto abordado relaciona como Deus ordenou o principio de autoridade dentro do lar. Isto naturalmente envolve perceber as diferenças entre o homem e a mulher, em termos de papeis e da estrutura emocional de cada um.
Autoridade e submissão
Existe um princípio que conecta os céus de Deus com toda família na terra, submissão e autoridade.
Algumas pessoas, infelizmente entendem submissão como escravidão. A submissão porém, dentro dos parâmetros divinos, é o principio pelo qual desfrutamos tanto de uma autoridade legitima como de genuína liberdade. Naturalmente, não devemos ignorar, que o diabo tem a sua versão de submissão. Ele tira muitas vantagens quando consegue distorcer o conceito.
Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tg 4:7
A sua submissão a Deus garante um tipo de resistência ao diabo, a qual ele não poderá suportar! A nossa submissão como Igreja a Cristo, nos dá acesso a toda autoridade nos céus e na terra, que Ele, JESUS, conquistou através da sua morte e ressurreição.
Céu na terra
Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.
Como que um lar pode desfrutar do céu na terra? Seguindo a seguinte ordenação divina, ou seja, o homem como cabeça da mulher, Cristo o cabeça do homem e Deus Pai o cabeça de Cristo. Se dentro do lar encontramos na prática, a esposa apoiando a missão do marido (submissão), e o marido comprometido com a missão de Cristo (submissão), estejam seguros, eles desfrutaram de fluente autoridade e vitória, pois quanto a Cristo, Ele foi obediente ao Pai até a morte de cruz, e se assentou a sua direita nos céus. Este é o princípio que canaliza a autoridade de Deus Pai nos céu, para um lar na terra.
Paulo estava então, esclarecendo uma ordenação divina em dois sentidos; primeiro a ordem natural da família, e depois, a ordem divina dos papéis e do chamado, tanto para o homem como para a mulher. Paulo queria assegurar que o homem e a mulher funcionassem como uma equipe e fossem cheios de entendimento e autoridade.
Se qualquer um dos dois, quebrasse esta cadeia de autoridade e submissão em termos desta ordenação divina, tornariam a resistência da família vulnerável aos ataques do diabo. E saiba, esta é a prioridade do diabo, assolar a família.
Missão e papéis
Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
O verso acima, não se trata do homem usar ou não um chapéu, mas é sobre a importância do mesmo viver o principio espiritual de ser o cabeça da sua casa.
O homem desonra a sua própria cabeça que é Cristo, se por qualquer razão, tem a sua autoridade de marido, usurpada por uma mulher portando-se com arrogância e contra a ordenação divina.
Ele está permitindo que os papeis no lar sejam trocados, e que a mulher se torne a cabeça do lar e uma ditadora sobre o seu ministério. Neste caso, também a mulher, contextualizada em um ministério, estaria orando e profetizando com a cabeça descoberta. Isto tanto desonra o marido como a Cristo, que é o seu cabeça.
É tão importante o marido ser o cabeça da esposa, como Cristo ser na prática o cabeça do marido. Algumas mulheres apoiam a missão dos respectivos maridos, mas estes por sua vez, estão sem qualquer missão para com Cristo.
A importancia do discernimento
Precisamos discernir quando um espírito errado esta tentando minar a ordem de Deus, em termos de autoridade e papeis estabelecidos por Ele no casamento. O homem e a mulher, corretamente posicionados nos seus papéis, serão impenetráveis pelos ardis do diabo.
Os cabelos compridos, como o véu, eram apenas um sinal externo que a mulher estava em sujeição ao seu marido e a Cristo. Enquanto, os cabelos curtos para o homem, simbolizava que este estava cumprindo o seu papel de cabeça no lar, e o seu ministério não estava sendo feito ou coberto pela mulher. O que Paulo estava dizendo, é que esta é a ordem natural das coisas, e qualquer coisa diferente, significava a ingerência de um espirito errado no relacionamento. A questão não era o cabelo curto ou comprido, ou o uso do véu ou do chapéu, mas a operação de um espirito errado nos bastidores, tentando destruir a ordem divina, seja na família como no ministério.
Havia também, um contexto cultural da cidade de Corinto, onde as prostitutas cultuais rapavam a cabeça em rituais malignos. Este tipo de tradição aponta para uma estratégia maligna, onde o diabo tenta perpetuar um costume contra os valores divinos.
Paulo tinha a intensão de redimir a cultura daquela sociedade inundada por uma mentalidade grego-romana. Se nasceram de novo, deveriam abandonar este tipo de tradição para assimilarem a ordenação divina para o lar. Hoje em dia, este tipo de mentalidade pode também ser sinalizado de outras maneiras em termos de vestuário, vocabulário ou comportamentos diversos que não vamos detalhar aqui.
Por causa dos anjos
Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.
Este verso faz alusão a Eva, quando esta saiu de debaixo da cobertura de Adão sendo enganada pela serpente. Satanás sabia, que a sua chance com Adão seria muito pequena, então optou por enganar a mulher, para que ela persuadisse o homem. O diabo percebeu o desempenho extraordinário da mulher em termos do seu poder de influência. Foi exatamente o que ele explorou contra ambos.
A bíblia é muito clara, que a responsabilidade da queda da raça humana foi completamente de Adão (Romanos 5:12). Eva apenas cooperou com isso, saindo da cobertura de Adão, quebrando a ordem divina e dando lugar ao diabo. Eva foi enganada, mas Adão, plenamente consciente do que estava fazendo, desprezou a palavra de Deus. O homem é aquele que responde a Deus pelo seu lar, goste ou não.
Autoridade de homem
1 Timóteo 2:8 Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. 9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, 10 porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas). 11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. 12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. 13 Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. 14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15 Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.
A palavra para mulher no texto, é a mesma para esposa. Paulo está falando dentro de um contexto familiar. O homem levantando mãos santas, contextualiza um homem que não tocou em qualquer outra mulher que não fosse a sua própria, ou seja, um homem de Deus, a quem é digno se submeter.
Quando Paulo ensina que a mulher deve aprender em silêncio sem usurpar a autoridade do homem, ele não está censurando as mulheres quanto a desempenharem um ministério profético, incluindo ensino e pregação. Ele estava focando na forma de fazer isto, ou seja, na submissão da mulher ao seu marido. Entenda, é deveras produtivo quando as mulheres se dedicam a um ministério apontado por Deus, desde que façam isto debaixo de autoridade.
Atos 21:9, Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam.
A profecia, tem a função de exortar, edificar e consolar, naturalmente isto envolve falar. Felipe, tinha quatro filhas que profetizavam, portanto não estavam em silêncio.
… nem exerça autoridade de homem
Penso que falamos o bastante para entender o que seria para as mulheres, ensinarem usando a autoridade de homem. Paulo estava falando de um espirito errado em ação, enfraquecendo a família, comprometendo a comunicação entre céu e terra, dando lugar ao diabo, como aconteceu com o primeiro casal no jardim.
… a mulher aprenda em silêncio
O contexto, fala sobre a argumentação de Eva contradizendo Adão quanto a instrução que ele como o cabeça e responsável pelo seu lar tinha recebido de Deus.
Ficar em silencio, quer dizer que a mulher nunca deveria usar a palavra em oposição ao seu marido, nem falar por ele, caso discordassem. Isto seria desastroso e uma usurpação da sua autoridade. Também, as mulheres maduras, jamais deveriam servir de mau exemplo para as mais novas.
como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma. 1 Pe 3:6
Concluindo
Genesis 1:28, E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre …
Existe uma cumplicidade entre marido e mulher, quanto ao exercício da autoridade. O homem tem a responsabilidade de zelar pela palavra e ordenação divina, e a mulher por sua vez em como vai usar a sua influência. O romance no casamento é fundamental, mas o que realmente constrói e estrutura um lar é a sabedoria.
Paulo disse: Quero que saibais… saibais o que? ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.
Provérbios 14:1 A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.