Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

O poder da proclamação

O PODER DA PROCLAMAÇÃO

Proclamar é literalmente declarar em alta voz ou gritar. A proclamação está tanto relacionada com a oração de autoridade quanto com a pregação.

No sentido da oração, podemos usar também o conceito da confissão, que é dizer o mesmo que Deus diz na sua palavra.

A importância da nossa confissão

Hebreus 3:1, Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,

Jesus é o Apóstolo e o Sumo Sacerdote da nossa confissão. Isso significa que O ativamos em nosso favor quando colocamos a Sua Palavra em nossa boca. Sem confissão, não há ativação do seu Sacerdócio. E ainda mais sério: uma confissão equivocada com quem ele é e o que fez por nós, compromete totalmente a nossa autoridade.

Proclamação é liberar a autoridade da palavra de Deus em uma dada situação, seja ela qual for.

Qual é a mensagem a ser proclamada?

Mateus 24:14 E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

A palavra “kerusso”, traduzida como “pregar” ou “proclamar”, significa: ser um arauto, anunciar como um mensageiro real, publicar e tornar algo conhecido abertamente.

No Novo Testamento, é usada para indicar a proclamação pública do evangelho e tudo o que lhe diz respeito.
Na antiguidade, proclamar era a tarefa de um arauto: alguém que transmitia publicamente os decretos de um rei ou de uma autoridade, garantindo que todos ouvissem e recebessem a mensagem oficial.

O Evangelho anuncia a obra consumada de Jesus

Ele é, ao mesmo tempo, simples e profundo: precisa ser ensinado, revelado pelo Espírito Santo, mas sobretudo proclamado.
Quem tem ouvidos, ouça!

Lucas 4:8 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.

A libertação pelo Evangelho já foi anunciada. Agora, precisa ser continuamente proclamada para que os olhos dos cegos sejam abertos.

Jesus foi punido para que fôssemos perdoados; ferido para que fôssemos curados; feito pecado com o nosso pecado, para que fôssemos feitos justos com a Sua justiça; amaldiçoado, para que recebêssemos toda sorte de bênçãos espirituais.

Jesus carregou a nossa condição caída na cruz, para que através da sua ressurreição pudéssemos viver como filhos amados de Deus. Esta é uma obra consumada!

O chamado de Moises 

Deus tomou algo que parecia comum para Moises e o tornou em algo sobrenatural.

Êxodo 4:2 Perguntou-lhe o SENHOR: Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um bordão.

Quando o bordão de Moises se tornou em serpente, ele percebeu que havia um potencial naquela vara que ele nunca tinha previsto ou imaginado.

Êxodo 4:20 Tomou, pois, Moisés a sua mulher e os seus filhos; fê-los montar num jumento e voltou para a terra do Egito. Moisés levava na mão o bordão de Deus.

Depois que Moisés foi enviado para libertar Israel do Egito, o bordão já não era mais o bordão de Moisés, mas o bordão de Deus. Daquele momento em diante, a chave estava no seu relacionamento com o Senhor: ouvir a Sua voz e declarar a Sua Palavra.

O único instrumento que Moisés precisava para libertar Israel do Egito era o simples bordão de pastor — algo que, até então, ele julgava não ter qualquer valor espiritual.

Hoje, o bordão de Deus, é a sua palavra. Precisamos compreender a autoridade e o poder sobrenatural que ela carrega.

Temor e Familiarização

Isaias 66:1 Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso? 2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.

Qual é a pessoa que chama a atenção de Deus? … o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.

Quando o bordão se transformou em serpente e ganhou vida, Moisés fugiu — ele temeu a Palavra de Deus.
Mas o passo seguinte foi agarrar a serpente pela cauda: apegar-se e familiarizar-se com a Palavra viva que procede da boca de Deus.

A palavra na sua boca

Salmos 33:6 Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles.

Dois agentes atuam em unidade: a Palavra de Deus e o Espírito de Deus. Assim como nenhuma palavra pode ser pronunciada sem o sopro, cada vez que Deus fala, Sua Palavra vem acompanhada do Seu Espírito.

Isaias 55:10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

A palavra que sair da minha boca… “A letra mata, mas o Espírito vivifica”. Quando o Espírito de Deus impulsiona a palavra na sua boca, é como se o próprio Deus estivesse falando.

A autoridade da palavra de Deus no mundo espiritual

Salmos 149: 5 Exultem de glória os santos, no seu leito cantem de júbilo. 6 Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus, nas suas mãos, espada de dois gumes, 7 para exercer vingança entre as nações e castigo sobre os povos; 8 para meter os seus reis em cadeias e os seus nobres, em grilhões de ferro; 9 para executar contra eles a sentença escrita, o que será honra para todos os seus santos. Aleluia!

Esta autoridade está disponibilizada para todos os seus santos.

Exercer o Julgamento escrito – palavra, este é o papel dos santos. Proclamação, somos arautos, e anunciamos os decretos de Deus. Isto inclui, proclamar sentenças escritas na palavra, para meter os seus reis em cadeias e os seus nobres em grilhões de ferro.

O que foram as dez pragas do Egito? Sentenças dadas por Deus e pronunciadas por Moisés, para julgar os deuses do Egito. Representaram o grito de Deus ao faraó, exigindo: “Deixa o meu povo ir”!

Aqui, Moises fez o uso apropriado da autoridade pela vara de Deus. É muito poderoso quando proclamamos a palavra de Deus com fé, e sob a unção do Espírito Santo.

Deuteronômio 34:10 Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face, 11 no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra; 12 e no tocante a todas as obras de sua poderosa mão e aos grandes e terríveis feitos que operou Moisés à vista de todo o Israel.

Vencendo uma mente negativa e crenças limitantes

Talvez você esteja diante de um cenário crítico, sentindo-se cercado e sem saída. Mas lembre-se: em Cristo, você já carrega identidade e autoridade. Levante a Palavra de Deus com ousadia e fé diante de toda oposição espiritual — e verá a vitória se manifestar.

Assim como Moisés diante do mar e do exército de faraó, às vezes nos sentimos sem opções. Mas é nesse lugar que Deus abre o impossível.

Êxodo 14:16 E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Algumas sugestões para proclamar

Salmos 118:17, não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR.

Isaias 54: 17 Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.

Deuteronômio 33: 25 Sejam de ferro e de bronze os teus ferrolhos, e, como os teus dias, durará a tua paz. 26 Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens. 27 O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.

Filipenses 4:13, posso todas as coisas através daquele que me fortalece (dunamis) interiormente.

Talvez você também queira ler aqui no blog: IDENTIDADE e AUTORIDADE.

 

Você também pode gostar...

O Evangelho e a generosidade
Evangelho e Nova Aliança

O EVANGELHO E A GENEROSIDADE

A prioridade de compartilhar  “E, quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos

Ver mais
O poder da proclamação
Maturidade e Crescimento Espiritual

O PODER DA PROCLAMAÇÃO

Proclamar é literalmente declarar em alta voz ou gritar. A proclamação está tanto relacionada com a oração de autoridade quanto com a pregação. No sentido

Ver mais
Liderança e Ministério

FILHOS CONVICTOS

Filhos convictos? Tive a oportunidade de conversar com alguns amigos que enfrentaram, na infância e adolescência, a dor da incerteza sobre sua paternidade. É uma

Ver mais
O Avivamento da Rua Azusa
Evangelho e Nova Aliança

O AVIVAMENTO DA RUA AZUSA

Quando Deus procurava um coração Em uma época em que a cor da pele determinava o valor de um homem, e os olhos do mundo

Ver mais
e todos beberam dele
Evangelho e Nova Aliança

E TODOS BEBERAM DELE

Marcos 14:22 – 24, E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo.

Ver mais