Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito Santo é que seremos elevados para um plano sobrenatural de vida.

Hb 6:4 É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro (virtudes do século futuro)… 

Estes dois versos descrevem o padrão dos cristãos no Novo Testamento. Cinco coisas estão aqui  listadas:

Primeiro, “aqueles que uma vez foram iluminados“, receberam entendimento para discernirem as coisas espirituais. Olhos abertos. Segundo, “E provaram o dom celestial“, este é o dom da vida eterna, ou seja, junto com Jesus, receberam o direito de se tornarem filhos de Deus.

Terceiro,”e se tornaram participantes do Espírito Santo“. Quarto,”e provaram a boa palavra de Deus“, em outras palavras, a palavra de Deus se tornou viva, real e funcional para eles. Provar ou experimentar é apreciar pela experiência. Assim sendo se tornam participantes!

Quinto, “eles provaram os poderes do mundo vindouro“, fala de uma realidade futura que aguarda os genuínos cristãos quando experimentarem a redenção do corpo. O crente vai funcionar de uma forma totalmente diferente no mundo vindouro. Seremos livres das limitações impostas pelo nosso corpo físico.

O Espírito Santo em você

Na minha opinião este é o verso mais importante sobre oração na Nova Aliança.

Rom 8:26, Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste (trabalha junto) em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27, E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

  1. UMA NOVA NATUREZA.     

Somos uma nova criação. Você não se liberta de pecados ou maldições, na verdade você foi recriado livre! O Espírito Santo está em você, e Ele te ajuda a entender isto por revelação, e acessar por simples fé.

Enquanto a lei te fez consciente do pecado, o evangelho te faz consciente que você está morto para o pecado.

Romanos 8: 1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Também…

“Também”, ou seja, além de possuir uma nova natureza pelo evangelho, o Espírito Santo também nos assiste.

A nossa união com CRISTO, estabeleceu uma nova condição espiritual regenerada. Saímos da linhagem de Adão e entramos na linhagem de CRISTO.

  1. O ESPÍRITO SANTO em você

1 Coríntios 2:12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

ELE nos assiste, ou seja, trabalha junto. Este é o termo para “assistir” no grego (Συναντιλαμβανομαι / sunantilambanomai), Consultando o léxico, significa, 1. trabalhar junto com, lutar para obter algo juntamente com, ajudar a obter a agarrar. 2. trabalhar lado a lado com alguém.

Sendo assim, existe uma coisa que Deus não pode fazer, “a sua parte“. Jesus já fez a parte Dele, consumando a sua obra na cruz. O Espírito Santo por sua vez está ativo para revelar e aplicar isto nas nossas vidas. Mas única maneira de acessar é crendo, esta é a nossa cooperação. Orar em outras línguas não é uma experiencia mística, mas uma experiencia de fé.

O Espírito Santo Revela a verdade, desconstrói a mentira, trás luz sobre as nossas trevas, mas não exclui a nossa vontade. Ela é sagrada! Quando unimos a nossa vontade a vontade revelada de Deus, o Seu Reino se manifesta, justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

  1. FRAQUEZAS

Aponta para a nossa incapacidade de produzir resultados. Um bloqueio ou uma venda que cega a nossa compreensão. Aqui está a nossa necessidade de renovar a mente. Se alguém tem falta de sabedoria, o que fazer?

Tiago 1:5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando …

A palavra diz que você é prospero, mas não sabe como se livrar da miséria. A palavra diz que você já foi curado, mas não consegue vencer o medo da morte. Fraqueza é um ponto cego na sua alma, que não te permite ver o que já te foi dado no espírito em CRISTO.

Este é o foco do Espírito Santo em você, te socorrer na sua fraqueza, e a forma bíblica de liberar o Espírito nesta direção é orar em outras línguas.

1 Coríntios 14:2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

  1. NÃO SABEMOS ORAR COMO CONVEM

É revelador o que Paulo está ensinando aqui. Sabemos orar, mas não como convém!

Naturalmente focamos nas circunstâncias, pressionados pelos cuidados deste mundo, pelo medo de não ter. A única pessoa que sabe tudo sobre as duas partes é o Espírito Santo.

27, E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

O Espírito Santo não está focado em mudar as nossas circunstâncias, mas em nos mudar. Antes das circunstâncias mudarem, é preciso vencer o medo, a ansiedade, a preocupação. É preciso vencer os argumentos que estão arraigados no nosso sistema de crenças quando estes nos sabotam.

É um processo sobrenatural de dentro para fora, desconstruindo uma mentalidade reprovada e edificando uma mentalidade de fé. A oração no Espírito interfere no programa que está rodando em nós. Trás para a luz as nossas “próprias verdades” que estão sabotando as nossas vidas.

  1. O MESMO ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS

1 Coríntios 14: 13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar. 14 Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera. 15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.

Por que o seu espírito ora bem? Porque o Espírito Santo compartilha a mente de CRISTO com o nosso espírito. Perceba que a princípio a sua mente não participa desta oração, “deve orar para que a possa interpretar”.

Interpretação é totalmente diferente de tradução

Interpretação é entender a mensagem por revelação, e não traduzir palavra por palavra, ou seja, orar até que a revelação venha. Assim, continue orando no espírito, mas ore com a mente também. Enquanto ora em línguas, ore mentalmente aquilo que você está entendendo ou almejando, até construir um discernimento claro da vontade de Deus.

Não existem fraquezas ou ignorância no seu espírito recriado. Vimos que fraquezas são aqueles vínculos que a nossa alma tem com a carne, uma venda espiritual. O propósito de orar bem no espírito, é abrir os olhos da mente e iluminar o coração.

Comparando coisas espirituais

2 Reis 6:15 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? 16 Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17 Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Podemos ilustrar o que estamos ensinando comparando o profeta Elizeu a oração no Espírito, e o discípulo ou o moço que o acompanhava como os olhos da mente ou do entendimento. A oração no Espírito abre os olhos do entendimento, nos remove da perspectiva humana e natural, nos tornando conscientes da nossa condição e realidade espiritual em Cristo.

Efésios 1:17 … para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes …

O moço de Elizeu viu um exército de anjos, mas nos veremos muito mais, veremos a CRISTO e a todos os benefícios da sua obra consumada!

 

CLIQUE para adquirir

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais