Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

imaginacao

IMAGINAÇÃO

O que é a imaginação?

A imaginação é o poder ou o processo de formar uma imagem interior de algo não real ou presente. É a habilidade de ver com o coração, o que você não pode ver com os olhos.

A imaginação é uma ferramenta poderosa que utilizamos diariamente em vários aspectos da nossa vida, permitindo-nos recordar, criar, inovar e entender o mundo ao nosso redor.  Não podemos viver sem usar a imaginação. A imaginação é influenciada e moldada pelas informações, experiências e conhecimentos disponíveis. As pessoas têm o hábito de formar imagens mentais com base em suas experiências passadas, conhecimentos adquiridos e estímulos atuais, independentemente de serem positivos ou negativos, corretos ou incorretos. Por isso, é importante agir com discernimento, pois suas escolhas moldarão sua identidade e o seu sistema de crenças.

Somos o que imaginamos

Pv 23:7, como o homem imagina na sua alma assim é.

A vida será exatamente da forma que você imaginar que ela será.

A imaginação é a estrutura sobre a qual todo o seu ser é construído. Assim como a estrutura de uma casa ou o esqueleto do seu corpo, a imaginação estrutura a nossa personalidade. Ela dita, em grande parte, as experiências da vida, o que vamos atrair e como vamos nos comportar.

Se você não está experimentando a vida abundante que Jesus morreu para proporcionar, a culpa pode ser da sua imaginação. Mesmo sabendo a vontade de Deus para as nossas vidas, podemos não nos ver fazendo isto.

É fundamental começar a usar a imaginação com discernimento. A imaginação é como um útero espiritual, é o seu centro de criatividade, é o primeiro passo em toda realização.

Deus sabe

Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Sl 103:14

A palavra “estrutura” no verso acima, foi traduzida da palavra hebraica (יֵצֶר yetser) que literalmente significa imaginação.

Deus conhece a nossa imaginação, e a sua rica misericórdia triunfa sobre o juízo . Ele sabe que a nossa imaginação tem a tendência de gravitar para o mal, para o negativo.

Ele se identificou conosco na sua encarnação, assemelhando-se a forma humana (sabe que somos pó). E agora, através do novo nascimento, como uma nova criação, temos a capacidade de usar a nossa imaginação de uma forma positiva, seguindo o Espírito e a palavra.

Filipenses 2:7-8 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Ativando a fé

Lembre-se, imaginação é a capacidade de ver com o coração o que você não consegue ver com os olhos. E para um cristão, a capacidade de ver o que não pode ser visto, ou a capacidade de andar pela fé, faz parte de quem somos em Cristo. Ou, pelo menos, deveria fazer.

2 Coríntios 5:7 diz: “Andamos por fé e não por vista”. Infelizmente, a maioria dos cristãos anda pela visão, falando de um sentido natural, e não pela fé.

É preciso aprender a aprender

Comumente, o nosso sistema educacional ensina “o que aprender,” mas não “como” aprender.

Ser estimulado a usar estas faculdades superiores como a memória, a imaginação, a percepção, não só nos libertará de qualquer condicionamento mental, como acelerará o nosso aprendizado.

Isto impacta tanto o nosso desenvolvimento espiritual, como produz uma fé prática que renova completamente a nossa maneira de pensar.

É importante dizer que aprender a andar pela fé e a usar a imaginação de maneira adequada é um processo. Estou no meio desse processo, assim como você.

Crer com o coração e confessar com a boca

Hebreus 11:1, “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”.

A fé não se baseia na realidade física daquilo que podemos ver com os olhos, ouvir com os ouvidos ou segurar nas mãos. Há mais nesta vida do que nossos cinco sentidos podem nos dizer.

Contudo é fundamental entender que a fé passa pelos sentidos naturais, ganhando inspiração e revelação através da imaginação.

Deus estimulou Abraão a contar as estrelas, Jeremias a contemplar um oleiro no seu ofício, por quê? O que viram com os olhos expandiu pela imaginação, formando imagens claras no coração, que permitiram estes homens a falarem fé.

2 Coríntios 4:13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos…

Esta é a chave da fé, ver primeiro com o coração, para depois declarar.

Marcos 11:24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

Espiritualmente conscientes

Enquanto você lê este artigo, sinais de televisão e rádio estão ao seu redor. Internet sem fio e sinais de telefone também estão flutuando. Você não pode vê-los, mas eles estão lá. As estações de televisão e rádio não começam a transmitir sinais quando você liga o aparelho. Eles transmitem o tempo todo. Você simplesmente precisa de um dispositivo para ajudá-lo a sintonizá-los e percebê-los. No reino espiritual, a fé é esse dispositivo.

A fé ajuda você a perceber a realidade espiritual. Deus é Espírito (João 4:24), e fomos criados à Sua imagem como espíritos (Gn 1:26). Deus comunga conosco de espírito para espírito.

Nossos espíritos nascidos de novo não têm problemas em receber ou ouvir a voz de Deus. Mas antes que nossos corpos possam experimentar as promessas de Deus ou ouvir Sua voz, temos que sintonizar nossas almas (Filem. 6).

Filemon 1:6 para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo.

Diga ao povo que marche!

Os cristãos modernos passam muito tempo correndo atrás de cultos especiais, esperando por uma “palavra de Deus”. Jejuamos, tentando despertar a compaixão de Deus. Nós lamentamos: “Oh Deus, envie avivamento! Salve os perdidos! Estenda a mão para curar! Mova-se entre nós!

Definitivamente, a parte de Deus foi consumada, não é ele quem está atado ou parado! Ele não precisa “estender a mão”, isso já aconteceu há 2.000 anos! Tudo que foi preciso ser feito para que o homem fosse perfeitamente salvo foi concluído através da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

Temos dentro de nós o mesmo poder que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos (Romanos 8:11 e Efésios 1:18-20). O poder de Deus não está em algum outro lugar, Ele vive dentro de cada crente nascido de novo. Não temos que encontrá-lo, temos que aprender como liberá-lo.

Não precisamos lutar para que nossas orações atravessem o reino demoníaco. Tudo o que precisamos fazer é reconhecer o que nos foi dado, e aprender como liberar isto pela fé.

1 Coríntios 2:12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

Filemon 1:6 para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo.

As obras da fé

A fé é a nossa resposta positiva à graça de Deus. Produz uma confiança em Jesus que gera ação. Mesmo assim a fé, se não tiver obras, está morta, ficando sozinha.  Sim, um homem pode dizer: Tu tens fé, e eu tenho obras: mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras….

Você pode chegar ao ponto em que o que você vê com o coração – inspirado pela Palavra de Deus e vivificado pelo Espírito Santo – é mais real para você do que o que você vê com os olhos ou sente no corpo.

Aqui está a forma legitima de cooperar, agarre as coisas que Deus te mostrar na Palavra e medite nelas até poder ver a solução em sua imaginação (coração).

No enfrentamento da vida, não temas e não se estresse, nem reaja por impulso. Considere a Palavra, e tome o tempo necessário para que sua imaginação conceba a resposta. Ore no Espírito e edifique uma fé santíssima, isto é tudo que precisamos para ter sucesso!

Judas 1:20-21 Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, 21 guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.

Deus fará além…

3 João 1:2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.

DEUS deseja você bem e prospero. Porém, mesmo que ore por isto, se não pode ver a si mesmo como DEUS te vê, nunca vai experimentar o seu melhor. Sua imaginação é o fator controlador dominante da sua vida. Pode bloquear e limitar você como pode promovê-lo.

Você deveria se ver como alguém possuído por DEUS, completo, poderoso, capaz de curar os enfermos, ressuscitar mortos e usar a autoridade que CRISTO te deu.

A palavra de DEUS pode pintar este quadro na sua imaginação. É preciso mudar a nossa imagem interna.

Isaías 58:11 O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.

Efésios 3:20-21 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou IMAGINAMOS, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Talvez você gostaria de ler também, A FÉ MOLDA O CORAÇÃO.

 

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO

 

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais