Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Evangelho Revelado Tulio De Souza Borges

EVANGELHO REVELADO

O Evangelho revelado implica a revelação de Jesus e sua obra consumada.

2 Co 4:3, 4 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

A batalha pela verdade

O verdadeiro Evangelho, quando pregado, inevitavelmente enfrentará oposição, exigindo uma convicção que só pode ser obtida através do próprio Evangelho por aqueles que verdadeiramente o abraçam. Um exemplo claro disso é encontrado na vida de Paulo, que afirmou:

Romanos 1:16, 17 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

Paulo expressou essas palavras em referência aos religiosos e não aos gentios, demonstrando sua inabalável determinação. Ele nunca cedeu à intimidação. Sua profunda compreensão da estrutura religiosa de sua época era evidente, tendo sido instruído aos pés de Gamaliel, um renomado mestre entre os judeus naqueles dias. No entanto, sua experiência pessoal e íntima com o Evangelho revelado era ainda mais profunda. Ele afirmou que recebeu esse conhecimento por meio da revelação de Jesus Cristo, não por instrução humana. (Gálatas 2:12)

CLIQUE aqui para adquirir o livro Evangelho Revelado!

 

A verdade e as tradições

Col 2:8, Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

A verdade e as tradições nem sempre estão alinhadas. Claro que existem boas tradições e bons costumes, mas qualquer que seja a tradição, ela nunca estará acima da verdade. Priorizar a verdade acima de tudo o que aprendemos tradicionalmente é essencial, não importando de onde venha essa tradição. 

Até mesmo a teologia deixa de ser saudável, quando muda o foco, de conhecer a Deus para explicá-lo. Porque neste caso, passamos a ter mera filosofia sem experimentar realidade.

Alguns até começam bem, mas retrocedem e terminam apenas com uma perspectiva humana, filosófica e limitada, deixando escapar uma vida transformada que vem como fruto de aprender e aplicar o Evangelho revelado.

Paulo ensinando o evangelho aos Gálatas, declara: “A salvação é pela graça através da fé em JESUS”. Não demorou muito, e os Gálatas declinaram do seu ensino, sendo chamados por ele de tolos, por darem ouvidos a alguns judaizantes infiltrados, que pretendiam traze-los de volta para a performance da lei.

O que é o evangelho

Duas perspectivas, religião versus Evangelho.
 
Lucas 7:36-50

O fariseu tinha uma mente treinada para achar pecados, tecer críticas e se considerar superior em razão do seu comportamento e da sua posição.

Na perspectiva do evangelho, todos devem. Ele não permite ninguém olhar de cima para baixo para quem quer que seja, e quanto mais você enxerga o favor recebido, mais a sua fé se manifesta em adoração. É a graça produzindo gratidão. Gratidão tem intensidade, e a intensidade da sua gratidão definirá a qualidade da sua fé!

Fundamento

O evangelho não é o que você pode fazer para Deus, mas é o que Ele amorosamente fez por você, e também o que Ele quer fazer através de você. Sempre tem a origem Nele, JESUS!

Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei … Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 1 Co 15:1-4

O evangelho é sobre o que Jesus fez por nós, a sua morte, sepultamento e ressurreição. Não podemos permitir que nenhuma tradição humana abafe ou confunda este fundamento.

O Cristianismo transcende tradições, filosofias, regras e formalidades religiosas. Sua essência reside em experimentar pessoalmente a verdade que é Jesus e confiar plenamente nele. O Evangelho é inseparável da revelação de Jesus.

Revelação acessível

Temos o mesmo acesso dado a Igreja primitiva, de conhecer a palavra de Deus por revelação, sendo ensinados pelo Espírito Santo. Uma vez que o Espirito Santo nos revela a obra da cruz e o poder da ressurreição, o resultado será um andar sobrenatural em novidade de vida. O Evangelho revelado é para todos!

CLIQUE aqui para adquirir o livro, O Evangelho Revelado

 

O contexto da carta aos Hebreus

A carta escrita aos Hebreus foi uma séria advertência àqueles que estavam retrocedendo do Cristianismo para o Judaísmo, devido à intensa oposição e perseguição que estavam enfrentando. Isso muitas vezes estava também ligado a um orgulho religioso que alguns relutavam em abandonar. Mais uma vez, a essência da questão era a batalha pela verdade.

Resumidamente, o autor aborda a superioridade infinita do Cristianismo, fundamentado na nova aliança, sobre o Judaísmo. 

Ao examinar a carta aos Hebreus, torna-se evidente a supremacia de Jesus sobre os anjos, Moisés, os sacerdotes e sumo sacerdotes da ordem de Levi. Ele é apresentado como o sacrifício perfeito, o garantidor de uma aliança superior, um fundamento mais sólido para a fé. Ele nos conduz da sombra para a realidade de uma nova criação, onde participamos da natureza divina, nos tornamos filhos de Deus e co-herdeiros com Cristo.

Evangelho revelado e um coração firmado na graça

Hebreus 13:9-15, Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam. Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo.

Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento. Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério. Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.

Esta é uma exortação, pontuando que a verdade sempre de alguma forma vai contra a opinião popular e o convencional.

Onde achar a verdade?

A verdade não estava dentro dos muros da religiosidade, mas fora deles.

Os animais eram sacrificados no altar, e o sangue do sacrifício levado ao lugar santíssimo. Mas as suas carcaças eram levadas para fora da cidade (arraial) e queimadas. Certamente um lugar que não cheirava bem e que também era considerado impuro pelos religiosos.

Mas foi exatamente onde JESUS foi crucificado, fora dos muros da cidade, um lugar evitado pelos religiosos. Curiosamente, o que era evitado e considerado impuro pelos religiosos, era almejado por Jesus, falando agora dos publicanos, pecadores e enfermos.

Jesus tinha um profundo amor pelo templo, referindo-se a ele como “a minha casa”. No entanto, ele nunca se conformou com o que estava acontecendo dentro dele. Jerusalém era um lugar de intensa controvérsia e pressão, o que levava Jesus a evitar passar a noite lá. Em vez disso, ele buscava o aconchego da casa de uma família amiga em Betânia e, por vezes, se retirava para o Monte das Oliveiras.

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração”; vós, porém, a transformais em covil de salteadores. Mt 12:13

Dentro dos muros, encontrava-se o templo, representando um sistema religioso pesado. No entanto, Jesus, como o Cordeiro perfeito de Deus, não foi sacrificado ali. Ele foi crucificado fora dos muros, onde os corpos dos animais sacrificados eram queimados.

Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento.

Um convite

Hb 13:13 Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério.A batalha pela verdade

Caveira - Golgota
Caveira – Golgota

Jesus foi crucificado fora da cidade, executado como um maldito malfeitor. Lembra da escritura, maldito aquele que for pendurado no madeiro! Quando contou as suas parábolas, revelando o coração das pessoas que estavam a sua volta, Ele se identificou como um samaritano (inimigo) odiado, ou como um impostor que enganava o povo. O fato, é que no lugar da honra, lhe deram a afronta, a humilhação e o vitupério. Você estaria disposto a assumi-lo a ponto de se identificar com Ele levando o seu vitupério?

O que o escritor aos Hebreus queria dizer? É preciso sair para fora dos muros da tradição religiosa, e encontrar a verdade que está em Jesus, em um lugar não apreciado por aqueles que estão vendados pela religião, e apreciar tudo que graciosamente Ele fez por nós.

Sendo assim, Jesus nos convida para uma jornada além dos muros de qualquer tradição, religião ou denominação, baseado no esforço próprio ou no próprio homem, a fim de conhecer a verdade que está em Cristo e desfrutar de verdadeira fé que produz Justiça, paz e alegria no Espirito Santo. Isto na verdade demandará uma mudança radical de mentalidade, como também, lidar com a reprovação, e até mesmo perseguição, daqueles que decidiram ficar dentro dos próprios muros.

Te convido a uma sobrenatural metanoia (mudança de mente), a sair do seu arraial, do que você acha, dos seus conceitos e pré-conceitos, para conhecer o Evangelho revelado!

Romanos 9:33 … Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.

CLIQUE para adquirir o livro, O Evangelho Revelado

 

LIVRO, EVANGELHO REVELADO

 

Em décadas de ministério, colecionando um aprendizado revelado e em comunhão com o corpo de Cristo, escrevi o livro, EVANGELHO REVELADO, com a intensão de compartilhar, de maneira bem focada, O EVANGELHO, realçando tanto a sua simplicidade como o seu poder de redimir. Você encontrará nesta leitura alguns insights que dissiparão possíveis dúvidas, e esclarecerão o acesso pela fé a esta deslumbrante graça.

Existe uma vida abundante, que está escondida em Cristo. Você pode acessá-la através do Evangelho, e experimentar uma vida plena, com certeza de salvação, consciência de Justiça, e uma paz que excede todo entendimento. Para isso, disponibilizei abaixo o meu livro que você pode comprar em sua versão digital agora mesmo. Excelente leitura!

No Amor do Cordeiro, Túlio de Souza Borges.

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais