Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Emboscadas espirituais

A vida cristã é uma jornada, e assim que assumimos o caminho, descobriremos que existem oposições e não poucas emboscadas espirituais a serem superadas.

2 Re 6:8 E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.

As histórias bíblicas que envolvem os profetas, são carregadas de simbologias e revelações a respeito de Deus, e dos seus caminhos.

Leia esta incrível história, e faremos juntos uma edificante reflexão. Click no link e confira o texto na Bíblia online, 2 Re 6:8-23.

identificando os personagens

O rei da Síria

A etimologia da palavra “Síria”, descreve alguém exaltado, arrogante. É o que melhor descreve o diabo, apesar de também descrever o rei da Síria. Veja que ele tem servos e aliados, com quem se aconselha e arquiteta planos.

O homem de Deus

O homem de Deus aqui era o profeta Eliseu. Na antiga aliança as pessoas consultavam a Deus por meio de um profeta ou vidente. Este é agora o papel do Espírito Santo na Nova Aliança, não desmerecendo um ministério profético saudável.

Não deixe de ler aqui no Blog, TODOS PODEM PROFETIZAR.

O rei de Israel

O rei da síria, estudou cuidadosamente os passos do rei de Israel, por ele ser o seu alvo. As guerras na antiga aliança eram como um jogo de xadrez, “eram guerras entre os reis”.

Fazendo uma analogia, o rei de Israel aqui tipifica o crente que precisa urgentemente “renovar a sua mente” a fim de se desprender dos laços do diabo aos quais a sua alma está vulnerável. Quando falo alma, me refiro a mente, emoções e vontade, aquilo que forma a nossa personalidade e mentalidade.

Existem caminhos na nossa alma, áreas específicas onde ainda não renovamos a mente, que nos tornam expostos a tais emboscadas malignas. Me refiro a crenças que nos deixam instáveis, que revelam fraquezas e atraem acampamentos ou fortalezas malignas. São lugares na nossa alma que não estamos alinhados com a verdade.

Há caminhos que parecem direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Pv 16:25

O lugar da emboscada

Vou contar uma breve história para ilustrar o ensino.

Havia um fazendeiro, cuja filha queria aprender a enlaçar bezerros. A fim de treiná-la, eles pegaram um cavalo manso para ela montar e um cabrito a ser enlaçado. Então, num verão, durante três meses, todos os dias, durante horas, eles pegavam a menina e a colocavam no cavalo.

Ela pegava o laço, colocava o chapéu, enquanto o pai abria a porteira e o soltava no pasto. Então o cabrito corria o quanto podia, e logo atrás dele estava essa menina, com os braços erguidos, girando o laço no ar, e no meio do pasto ela jogava o laço alcançando o pescoço do cabrito, e ao esticar a corda derrubava-o no chão.

Ela o pegava e voltava com ele enlaçado, fazia isso de novo, de novo, o dia todo, durante três meses. Um dia a menina não apareceu e se esqueceram de trancar a porteira do local onde o cabrito ficava. Percebendo a oportunidade logo fugiu, mas, chegando ao mesmo lugar onde era sempre pego, caiu, como se estivesse novamente sendo enlaçado pela menina. E ali ficou caído até que foi outra vez preso. Isso aconteceu, por uma única razão, o cabrito foi treinado e condicionado para conseguir chegar somente até ali.

Como você se identifica?

Por razões diversas, assimilamos durante a vida, crenças limitantes que nos sabotam, que nos impedem de avançar além do que elas estabelecem. Fica então, aquela forte impressão, que estamos condenados a viver assim para sempre, nesta condição.

Quantas vezes você já fracassou, quantas vezes você já caiu no mesmo lugar? Parece que nunca irá livrar-se.

Alguns já desistiram e pararam de orar, pedindo um milagre. Você já orou mil vezes e nada aconteceu, pois continua ali, no mesmo lugar, voltando sempre, sempre ao mesmo ponto.

Talvez ainda tenhamos fortalezas que são frutos de ontem, mas elas não precisam mais nos deter. O que precisamos é mudar o paradigma, e podemos fazer isso com a ajuda do Espírito Santo!

Somos mentalmente disputados

As nossas fraquezas atraem ambas as forças, as emboscadas espirituais do diabo, como a ajuda sobrenatural do Espírito Santo.

Como mencionamos, “o diabo” alvejará a sua forma de pensar ainda não renovada pela palavra, com o objetivo de estabelecer ali o seu acampamento e prender você.

Habitar em um corpo de carne é por natureza desafiador. Se estivermos condicionados a uma forma errada de pensar, acreditar e reagir, facilmente nos tornaremos enganados buscando uma maneira de justificar tais falhas. Coisas como, falta de perdão, explosões de ira, vícios sexuais, culpa, condenação, etc.

Seja ativado

2 Co 10: 3-5, Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

Ao nascer de novo, passamos a desfrutar de uma nova natureza espiritual de vida, luz e poder. Portanto, desfrutamos agora da vida de DEUS, mas precisaremos aprender como cooperar.

2Co12:9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…

O nosso problema não é que DEUS não fale conosco, é que não estamos sintonizados com a sua voz. Você sabe, sintonia demanda intimidade. Mesmo tendo o Espirito Santo em nós, podemos viver um tipo de vida distraída, inclinada para a carne. Seja intencional, incline-se para Deus, plante a sua palavra no seu coração.

Rom:8:6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

O Espírito Santo e a sua cooperação

1. Luz e revelação

Se você ouviu o Evangelho e nasceu de novo, precisa agora priorizar o batismo com o Espírito Santo, com a evidência de falar em outras línguas. Esta é uma poderosa chave espiritual, que nos assegurará uma revelação cristalina da verdade.

Quando perseveramos em orar em línguas o que é que o Espírito Santo fará prioritariamente? Ele revelará as nossas FRAQUEZAS, lugares na nossa alma onde as emboscadas estão postas.

9 Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.10 Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.

A revelação do Espírito Santo nos revigorará, trará uma informação estratégica, seremos iluminados com a sua revelação. Não será apenas um alerta denunciando aqueles que são contra nós, mas nos permitirá compreender toda graça que é por nós através de Cristo.

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos! Sl 119

Você enxergará o que esta perto e o que esta longe. Teremos acesso ao testemunho do Espírito Santo, revelando a sua palavra, nos antecipando e prevenindo de qualquer emboscada espiritual.

2. Desconstrução

Romanos 8:26 , Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

A oração no Espirito desmontará o acampamento inimigo, e reconstruirá a nossa alma com a verdade da palavra. Aqueles argumentos que protegem e justificam o acampamento inimigo, serão desconstruídos.

Seguir o Espírito Santo nos colocará numa dinâmica incrível de vida, onde passaremos a discernir tudo, não sendo discernidos por ninguém.

11 Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?12 E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.

3. Seus olhos abertos determinam a vitoria da fé

Qual é a próxima coisa que o Espirito Santo fará em cooperação com você?

ELE chamará para si as suas guerras, lutará as suas batalhas e abrirá os seus olhos fortalecendo você para dar uma resposta inabalável de fé, consumando a sua vitória.

13 E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã. 14 Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.

Quando você na qualidade de servo do profeta vê a adversidade aumentando, não apavore, não desespere, antes persevere orando, a revelação virá, ela está a caminho.

15 E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? 16 E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17 E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Você não esta só, e você e DEUS sempre serão maioria. Exercite a sua fé e autoridade!

Eliseu orou

18E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.

O que significaria “Eliseu orou”? Uma tipificação da oração no Espírito Santo. Orar no Espirito, não é uma oração silenciosa ou mental. É orar numa linguagem espiritual concedida pelo Espírito Santo.

O Espirito Santo pode tanto abrir os seus olhos espirituais como fechar os olhos dos seus inimigos. A Chance de perder a guerra será zero, quando somos guiados pelo Espírito.

O que esta retratado abaixo é a evidencia de vitorias e libertações que já foram disponibilizadas e que serão consolidadas a medida que nos movemos em fé e autoridade. Deus já preparou para você uma mesa farta diante dos seus inimigos. Governe!

19 Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria. 20 E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria. 21 E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? 22 Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor. 23 E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.

4. Uma nova condição espiritual

Concluído este processo, o Espírito Santo te estabelecerá em uma nova condição espiritual. Então será o momento de saber aplicar as vitorias espirituais nas questões práticas e nos relacionamentos da vida. A revelação te dará conhecimento e sabedoria, te ensinará o que fazer e como fazer!

Filhos maduros

Quando seguimos o Espírito Santo de forma intima nos tornamos amigos de DEUS, isto é o que Paulo chamou de filhos maduros.

Rom 8:14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus

São pessoas que DEUS conta os seus segredos, dia a dia, passo a passo. Vale a pena amadurecer, desintoxicar a alma. Amadurecer é simplesmente vencer fraquezas com a ajuda do Espírito Santo.

Amigos de DEUS sempre governam sobre os verdadeiros inimigos de DEUS. Quem vê o mundo espiritual, entende e governa na dimensão espiritual.

Estabelecendo a paz

A verdadeira autoridade sempre carrega a sabedoria para estabelecer a paz. No hebraico, a palavra guerra vem da mesma raiz da palavra pão.

A GUERRA acontece quando querem tomar a força recursos e territórios que pertencem a outros. Estamos falando de pessoas motivadas pela  ganância, ciúmes, inveja, avareza e todo tipo de perversidades. PAZ, é a sabedoria de dispor recursos próprios com generosidade, para transformar inimigos em amigos.

Quando você generosamente compartilha o seu pão para abençoar inimigos, você corta a força motriz da ganância na vida deles. O único poder que vence o mal é o bem.

Rom 12:19-21, Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Deus já preparou uma mesa farta para você, diante dos seus inimigos e adversários, ungiu a sua cabeça com óleo, e o seu cálice transborda. O óleo e vinho representam a ação do Espírito Santo na sua vida.

… muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Rom 5:17

 

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO!

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais