Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Como receber o Espírito Santo

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria.

Jô 7:37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. 39 Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.

Primeiro é apresentado um homem sedento. Então, uma vez que experimentamos o Espírito Santo dentro de nós, este mesmo homem que tinha sede, e que não tinha o bastante para si, se torna num canal para os rios de água viva. Ele não está mais em necessidade, mas tem consigo uma fonte de suprimento inesgotável através do Espírito Santo. Tenha em mente que esta promessa teria o seu pleno cumprimento depois de Jesus ser glorificado.

5 verdades inclusas nesta promessa

Jô 14:15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.

Há algumas coisas importantes para destacarmos aqui:

Primeira: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador.

Qual o significado da palavra “Outro” neste contexto? Significa que Jesus como pessoa, tinha estado com os discípulos por três anos e meio. Ele diz, na verdade, eu como pessoa, preciso ir e deixar vocês. Mas quando eu for, Outra pessoa, o Espírito Santo, virá no meu lugar.

Segunda: Ele usa uma palavra em particular para descrever o Espírito Santo que é “Paracletos”.

Significa alguém chamado para ir junto, a fim de ajudar, socorrer, auxiliar. São três conceitos relacionados: Conselheiro, Consolador e ajudador.

Terceira: A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber

O Espírito Santo não pode habitar num coração não redimido. Ou seja, primeiro você recebe a Jesus, depois o Espírito Santo, sempre nesta ordem. O Espírito Santo é atraído por alguém que escolheu se comprometer com a verdade que está em Cristo.

João 1:29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! … 33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

João Batista veio para introduzir a Jesus (batismo de João), e Jesus veio para introduzir e devolver o Espírito Santo ao homem. Crer em Jesus e ser batizado com o Espírito Santo são experiencias diferentes. Podem acontecer praticamente juntas? Sim. Obrigatoriamente acontecem juntas? Não.

Por exemplo,

Quando Paulo chega a Éfeso, ele encontra um pequeno grupo de pessoas que só conhecia o batismo de João, ou seja, pessoas que creram que Jesus é o Messias, o filho de Deus. Mas não tinham ouvido nada a respeito do Espirito Santo.

Atos 19:1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. 3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João.

4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. 5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. 6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam. 7 Eram, ao todo, uns doze homens.

Devemos considerar o que Paulo ensinou na carta aos Romanos: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Eram salvos, mas não tinham ainda experimentado o revestimento de poder relatado em Atos capítulo 2.

Quarta: Jesus prossegue e destaca que o Espírito Santo estaria para sempre com os discípulos.

Jesus pode estar com eles por três anos e meio, mas agora o Espírito Santo estará para sempre com eles. Então Ele diz: Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. A implicação é que sem o Espírito Santo eles teriam ficado órfãos, sem ninguém para cuidar, ajudar ou instruir.

Quinta: “Através do Espírito Santo a provisão completa lhes foi dada”.

Um pouco depois neste mesmo discurso, Jesus volta ao tema: “João 16:7, Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.”

Jesus está indo, mas outra pessoa está vindo em seu lugar.

João 16:12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará.

Desde que esta promessa foi cumprida, a pessoa do Espírito Santo se torna o Deus residente, representando a trindade na terra. Ele é o intérprete, o revelador, o representante e o administrador do Pai e do filho. Jesus disse: ...porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Ou seja, Ele tomará do que é meu e transferirá para vocês.

1 Coríntios 2:12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

COMO receber o Espírito Santo?

Ter sede

Jô 7:37 E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39 E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

Jesus estava falando claramente sobre crentes recebendo o Espírito Santo. Tendo isto em mente, Jesus disse: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba…

É um requisito simples e prático. Primeiro é que devemos ser sedentos, uma convicção plena de necessidade. Deus não empurra gleba abaixo as suas bênçãos naqueles que julgam não precisar delas.

Muitas pessoas não recebem a plenitude do Espírito Santo por simplesmente não estarem de fato sedentos. Então, esta é uma condição essencial: ter sede. Ter sede significa reconhecer que precisa de mais do que você já tem, é o desejo mais forte do corpo humano.

Vir a Jesus

Se alguém tem sede, que venha a mim…

Jesus é aquele que batiza com o Espírito Santo e fogo. Por isso, antes de receber o Espírito Santo você precisa crer em Jesus.

Beber

Então Jesus disse que é preciso beber. É tão simples que algumas pessoas deixam isto escapar. Beber é receber alguma coisa dentro de você através de uma decisão da sua vontade com uma resposta física.

Muitas pessoas são totalmente passivas dizendo: Se Deus quiser, Ele faz. Isto é exatamente o oposto de beber, beber é recebermos ativamente dentro de nós. Não espere Deus fazer o que Ele já fez! Entenda a importância da sua cooperação, crer e receber por fé o feito de Deus. O Espírito Santo já foi derramado!

Render-se

Existem dois fatos relevantes no tocante aos nossos corpos físicos.

1. Nossos corpos foram destinados por Deus para ser o templo do Espírito Santo.

1 Co 6:19 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

2. Somos requisitados para oferecer ou render a Deus os membros do nosso corpo como instrumentos do seu serviço.

Rom 6:13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

Temos a responsabilidade de rendermos ou dedicarmos cada membro do nosso corpo para o Serviço de Deus. Um membro em particular estratégico que de fato precisa estar sob o controle de Deus é a LINGUA.

Tg 3:8 mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

A língua

Precisamos do socorro de Deus para controlar todos os membros do nosso corpo, mas precisamos de uma ajuda especial para controlar a língua. Quando o Espírito Santo manifesta na sua plenitude, o primeiro membro que Ele afeta para tomar o controle e utilizá-lo para a glória de Deus é a língua.

A maior evidencia de uma pessoa cheia do Espírito Santo é o domínio próprio. É o domínio próprio que permite uma pessoa falar com sabedoria, ou seja, falar palavras escolhidas pelo Espírito Santo. Identificamos uma pessoa cheia do Espírito Santo pela boca.

Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais…

Se investigamos com cuidado, cada vez que o NT cita alguém cheio do Espírito Santo, o resultado imediato saiu da boca deles. Profetizaram, louvaram, cantaram no Espírito, falaram em línguas. Sempre relacionado com o que saiu da boca.

Base bíblica

Ninguém pode negar que a evidência imediata do batismo com o Espírito Santo é falar em línguas. Este é o modelo de Atos dos Apóstolos, capítulos 2, 8, 10, 19, como também dos avivamentos históricos. Debruce no livro de Atos e tire as suas próprias conclusões e viva as suas próprias experiências. Provavelmente, antes de aprender algumas verdades que Deus quer te ensinar, você terá que desaprender algumas coisas que os homens te ensinaram sem revelação.

Deus não quer que você tenha apenas o suficiente para você, Ele providenciou uma medida transbordante, um rio que com sobra vai matar a sua sede e de todos que te ouvirem.

SEJA CHEIO DO ESPÍRITO SANTO!!!!!

Você pode também gostar de ler por aqui: A dinâmica da vida no Espírito.

CLIQUE para adquirir

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais