Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

A parábola do semeador

Vamos considerar algumas verdades básicas sobre a parábola do semeador. Sendo assim, recomendo como obrigatória a leitura da mesma. MARCOS 4:1-20.

Você entende?

Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas? O semeador semeia a palavra. Marcos 4:13, 14

Curiosamente, pela projeção da parábola, 25% das pessoas que ouvem a palavra, por não possuirem um coração preparado e aplicado para entender, não se entregam a um processo onde a semente vai enraizar para produzir frutos. Em outras palavras, não tiveram ouvidos para ouvir.

A palavra é uma semente incorruptível

pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 1 Pe 1:23

Apesar de todos os avanços tecnológicos que existem nos dias de hoje, ainda não é possível criar uma semente. A semente é algo que possui uma natureza divina, e a palavra de Deus é, portanto, uma semente que não pode ser corrompida. No mundo natural, muitas pessoas não colhem bons frutos porque plantaram uma semente estragada. No entanto, no âmbito espiritual, isso não acontece com a palavra de Deus. Ela sempre produzirá o mesmo resultado no coração de qualquer pessoa que a plante e acredite nela. A semente da palavra de Deus nunca varia. Algumas pessoas podem sugerir que a palavra de Deus não funcionou para elas, mas isso na verdade significa que elas não compreenderam corretamente, pois essa parábola ensina justamente o contrário. A palavra de Deus é uma semente incorruptível! Ela contém o DNA da nossa redenção completa.

Como receber

… logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.

  O diabo só poderá roubar a semente da palavra quando nós não a entendemos. Quando você não entende a palavra, ela não penetra o coração ou o solo. Entender a palavra é o que permitirá que ela se torne parte de você! Se você não a entende, você também não a receberá.

Tudo que Deus fez por nós está em forma de palavra, sejam as promessas no Antigo Testamento ou o evangelho na Nova Aliança. A nossa autoridade está em permanecer na palavra. Portanto, qual é o jogo do diabo? te tirar da palavra. E qual deverá então ser o nosso papel?

Tiago 4:7  Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

O fruto se dará em um processo.

  Quando você planta uma palavra no seu coração você vai chamar a atenção no mundo espiritual. Esta palavra atrairá angustia e perseguição por um lado (raiz) e concorrência (espinhos) por outro. Quando você toma seriamente a palavra de DEUS, o inimigo fará tudo para roubá-la de você.

  Quando você se compromete em meditar na palavra, alguns problemas surgirão. Mas será recompensador, pois “reter” a palavra num coração bom e reto, te proporcionará frutos com perseverança.

Primeiro a crise, depois o avivamento

Oposição e ofensa

Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. Mt 15:12

  No caso, os Farizeus (líderes religiosos), ao ouvirem a palavra de Jesus, ficaram profundamente ofendidos. Porém, esta reação poderá também vir de dentro de nós, ou seja, uma resistência na própria mentalidade que precisará ser vencida. São argumentos que protegem o inimigo e fazem oposição a palavra de Deus. O objetivo do inimigo é estabelecer uma mente dobre, dividida, que impede a frutificação da palavra. Este é o conceito de uma fortaleza espiritual.

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo… 2 Coríntios 10:4, 5

  A palavra vai revelar o que precisará ser vencido

Ao se posicionar diante da palavra, ela começará a liberar o seu poder. Você então declara; se é isto que a palavra diz, é assim que eu vou crer. Não importa a tradição ou aquilo que as pessoas dizem, não abrirei mão da palavra. A partir daí, você perceberá claramente os argumentos que farão oposição a palavra, sejam internos ou externos, e terá que decidir.

  Então a palavra de DEUS, por si só, fará pressão nas pessoas a sua volta. E algumas destas pessoas, reagindo, começaram a fazer pressão em você. Entenda, quando você sofre perseguição, não é algo pessoal, mas é por causa da palavra. A palavra é o que na verdade pressiona as pessoas a mudarem.

Que tem a palha com o trigo?  diz o SENHOR. Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha? Jeremias 23:28, 29

  Então, quando você começa a praticar a palavra ela primeiramente trará uma certa CRISE, mas certamente depois trará o avivamento.

Um alerta

Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Marcos 4:17

  O verso acima citado, descreve pessoas que estavam empolgadas quando ouviram a palavra, mas acabaram agindo como se não tivessem raiz em si mesmos. Quando veio a perseguição ou a crítica contra a palavra, se ofenderam. Este é um tipo de critica sutil, que te torna introspectivo. Não significa deixar de validar um ensino, mas trata-se de perder totalmente o entusiasmo a respeito. Isto será o suficiente para inibir a prática da palavra, e ela simplesmente deixa de funcionar.

Recebendo a semente em um bom e reto coração

Lucas 8:15 A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.

Apenas um sistema de raízes capacitará a árvore a produzir frutos e suportar as dificuldades e oposições.

1. A semente

O semeador semeia a palavra. Marcos 4:14

Gn 15:1-4, Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.

  A Promessa é uma palavra de graça falada por DEUS. É preciso considerar a importância da mortificação (circunsição) para se alinhar com o desenho de DEUS.

  Abraão queria muito um filho, e o desejou diante de DEUS. Desejar pode te levar no máximo a ter esperança. Até que DEUS dissesse a ele que lhe daria um filho, esta esperança não tinha substância. Quando DEUS finalmente lhe prometeu um filho, ele mudou da esperança para a fé. A esperança pode vir por um desejo, mas a fé vem por ouvir uma palavra falada de DEUS. Assim, ele creu contra a esperança! Muitas vezes a fé se manifesta quando já não há nenhuma esperança.

2. Um útero

Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um. Marcos 4:20

  A palavra é uma semente que precisa de um solo fértil para tornar visível o invisível. Toda semente precisa de um útero, na parábola, JESUS menciona quatro tipos distintos de solo, onde três abortam a semente, e apenas um a fez vingar.

  Como DEUS mudou o nome de Abraão? De Pai exaltado para Pai de multidões.

Gn 15:5, 6 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.

  Foi preciso DEUS induzir Abraão a expandir a revelação da promessa que Ele lhe fez. DEUS despertou a sua imaginação através de um quadro mental, “conta as estrelas, se é que podes”.

3. Um sistema de raízes

Para uma palavra se tornar sua ela precisa criar raízes!

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3:16

Quando DEUS planta uma revelação dentro de você, uma luz acende e a palavra ganha força para produzir frutos. Mas é preciso expandir a revelação, desfrutando de um sistema de raízes cada vez mais robusto. Isto trará tanto, equilíbrio como perseverança, seja para o cumprimento de promessas, como para a assimilação de um ensino. Disto dependerá a sua colheita. O que será, 30, 60 ou a 100 por um?

Leia também o artigo, A PARÁBOLA MAIS IMPORTANTE. Ela é uma introdução deste artigo.

Evangelho Revelado Tulio De Souza Borges
Evangelho Revelado
Tulio De Souza Borges

ADQUIRA AQUI O LIVRO

Você também pode gostar...

A igreja e os batismos
Evangelho e Nova Aliança

A IGREJA E OS BATISMOS

A Igreja na dimensão espiritual O que é a Igreja? Se não tivermos uma revelação clara nas Escrituras, podemos dizer que é apenas um prédio

Ver mais
Perdão
Maturidade e Crescimento Espiritual

Perdão

O perdão é a cola dos relacionamentos, um dos princípios que mais revela o coração de Deus. Ao compreendermos isso, podemos nos poupar de muitas

Ver mais
Ajudador divino
Maturidade e Crescimento Espiritual

AJUDADOR DIVINO

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o Ajudador divino. Ele é o revelador, intérprete e Um Perfeito Ajudador que compartilha e nos

Ver mais
A verdade que está em Cristo
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VERDADE QUE ESTÁ EM CRISTO

Não há nada mais libertador do que a verdade encontrada em Cristo. Por isso, quero compartilhar três princípios essenciais: Primeiro, busque conhecer Jesus profundamente. Em

Ver mais
porque-me-envolver
Evangelho e Nova Aliança

Por que me envolver?

O que leva uma pessoa a se envolver com algo ou com alguém? Quais as razões que fazem que uma pessoa faça o que não

Ver mais
A prioridade do evangelismo
Evangelho e Nova Aliança

A PRIORIDADE DO EVANGELISMO

A GRANDE COMISSÃO O Evangelho é sobre como Deus Pai revelou a sua natureza e salvação através do seu filho Jesus Cristo. Por isso a

Ver mais