Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

AUMENTA-NOS A FÉ

Vamos começar orando assim: Aumenta-nos a fé!

Como agradar a Deus?

Hb 11:6, Sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que ELE existe (é) e se torna galardoador dos que o buscam.

Impossível é uma palavra muito forte, e agradar a Deus é a prioridade de todo genuíno cristão.

É por meio da fé que trazemos a existência o que esta no espiritual para o natural. A nossa dificuldade é enxergar o que esta no mundo espiritual, mas temos um excepcional Ajudador, o Espírito Santo e a palavra.

A medida de fé

Romanos 12:3, Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. 

Perceba, não é uma medida, mas “a medida de fé”. A pergunta é: O que fazemos com o que recebemos? Aprendemos na palavra, que no processo de salvar a alma, a fé cresce. E para tanto ela precisa ser exercitada.

Crenças limitadoras

Libertação

Mt 17:15-17, Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? …Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé… se tiverdes fé …Nada vos será impossível. [Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.]

Qual era a chave para o milagre nesta historia? Fé ou jejum e oração? O que produz fé é a palavra revelada, e a razão bíblica do jejum e da oração e nos conceder foco e revelação da palavra. Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

É preciso exercitar viver pela nova natureza, ou viver pela palavra falada de Deus. O que lemos no primeiro texto de Hebreus, é que existe uma recompensa para quem busca a DEUS, Fé. É isto que torna tudo possível!

Sem qualquer sombra de dúvida, os discípulos fracassaram nesta libertação em razão da incredulidade, ainda compartilhavam de um sistema de crenças sabotado.

A oração dos discípulos: Aumenta-nos a fé

Lc 17:5-10,Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá. Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa? E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás? Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado? Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.

Os discípulos pediram para JESUS: aumenta-nos a fé…

O que JESUS queria ensinar aos discípulos sobre aumentar a fé? Qual é a motivação por trás de ter mais fé? A fé vai além de nos conferir um tipo extraordinário de autoridade para falar, ela é profundamente transformadora, ela nos torna “servos”! Quando a fé vem, ela não te permite mais viver uma vida centrada em você mesmo. Então vem a recompensa, ouvidos abertos para desfrutar a realidade que existe em Cristo e na sua obra consumada.

Três associações fundamentais para expressar a fé

Fé e graça

Não se pode ter fé naquilo que simplesmente deseja, você só pode ter fé naquilo que a graça de DEUS já providenciou. Não tente produzir fé, você vai se frustrar, a fé vem, como? Por ouvir a palavra falada de Deus!

A fé nunca tem a sua iniciativa em você, no que você quer ou deseja, mas tem a sua iniciativa na graça, ou seja, a graça por sua vez é estabelecida por uma palavra, uma promessa, mas sobretudo, pela obra já consumada por Jesus.

Abraão queria muito um filho, mas o seu desejo nunca produziu fé no seu coração. Um dia DEUS veio a ele e lhe disse: Dar-te-ei um filho, então a jornada de fé de Abraão começou.

Romanos 4:16 – Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão…

Fé e louvor

Louvor é declarar quem DEUS é independente das circunstancias e adversidades que enfrentamos. É uma arma poderosa para vencer a ansiedade.

Filipenses 4:6 – Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

Louvor e ações de graça nos ajudam a colocar nossos problemas na perspectiva correta. Abraão estava com o seu corpo amortecido, porém não focou nisto.

Romanos 4:19, 20 – E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.

Louvor esta relacionado em declarar quem DEUS é dentro de uma necessidade latente.

Is 54:1 – Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o SENHOR.

Como uma mulher estéril pode cantar canções alegres? Associar a fé ao louvor é um caminho para gerar o milagre. São os seus sentimentos que devem se alinhar com as suas escolhas e não o contrario.

Fé e Amor

Gálatas 5:6 – Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua (energon) pelo amor.

A fé é energizada (energon) pelo Amor. Quando a fé entra na dimensão da compaixão, milagres são desatados.

A realidade do mundo espiritual

Marcos 11:22-24, Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

Vemos aqui a prioridade de crer sobre tudo que pedimos em oração. A condição para receber não é pedir, mas crer. Para crer, a fé precisa vir primeiro, ou seja, precisamos responder a ela com a nossa confissão: Crer que se fará o que DIZ, ou crer que se fará o que pede.

2 Co 10:15, não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação…

Falando fé

Exercitamos a nossa fé principalmente com aquilo que falamos. Qual foi a razão principal da linguagem? Veja a lei da primeira menção.

Gn 1:1-3, No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

Apesar da importância da comunicação, a razão original da linguagem foi a criação. O propósito original da linguagem é criar.

Sempre que DEUS fala com você ELE cria algo na dimensão espiritual, e a medida que você declara ou age de acordo com o que ELE falou aquilo se manifesta na dimensão física.

Deus mudou o nome de Abrão para Abraão. Pai exaltado para Pai de multidões. Então, Deus fez Abraão olhar para o alto e contar as estrelas. Elas representavam na dimensão espiritual os descendentes que passaram a existir, porque quando DEUS fala, ELE cria.

Quando Abraão adorou, entregando um filho como obediência da fé, DEUS confirmou com juramento a promessa na sua direção. Mas perceba a nossa responsabilidade de exercitar a fé quando DEUS fala.

A fé vem pelo ouvir

Hb 4:2, Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.

Sempre que DEUS fala são boas novas… ouviram o que DEUS falou, mas não exercitaram a fé. É muito triste pensar que DEUS tem algo para nós e perdemos aquilo.

No grego, misturar significa amalgamar. É como fazer um concreto, você mistura areia, brita, cimento e água. Quando endurece, você não sabe onde esta cada parte, estes elementos se torna uma unidade indivisível. Neste momento você herda a promessa!

CLIQUE PARA COMPRAR MEU LIVRO!

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais