Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

imaginacao-que-transforma

IMAGINAÇÃO QUE TRANSFORMA

A maioria esmagadora das pessoas vivem as suas vidas no automático por não entenderem a importância de uma imaginação que transforma.

Viva com discernimento

Efésios 4:17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,

Esses versículos parecem falar pouco para muitas pessoas, mas na verdade carregam verdades poderosas.

Eles explicam que, à luz da nova vida que nos foi dada em Cristo, nós, como crentes, devemos parar de andar como os gentios (ou aqueles que não conhecem o Senhor) na “vaidade ou futilidade da sua mente”.

Paulo disse que não devemos andar como alguém que não conhece o Senhor e que não usa a mente ou a imaginação adequadamente.

O pecado tem consequências

Você sabe, o pecado não é inteligente. Basta olhar para alguns cristãos bem conhecidos que apesar de alcançarem destacado sucesso, ainda assim continuaram a andar como os gentios. Eles permitiram que suas emoções e a concupiscência da carne destruíssem suas famílias e ministérios. Eles prejudicaram a igreja, perderam tudo.

Como cristãos, não deveríamos viver como uma pessoa perdida que faz tudo o que lhe parece bom no momento, sem pensar nas consequências.

Romanos 6:23 diz: “O salário do pecado é a morte”.

O pecado irá levá-lo mais longe e mais fundo do que você deseja, irá te prender por mais tempo do que imagina e vai custar-lhe mais caro do que você pensa.

Foco

Como crentes, não deveríamos permitir que nossas mentes funcionassem como uma túnica que não é cingida pela verdade. Não devemos deixá-los vagar ou serem improdutivos. Precisamos usar nossas mentes para pesar nossas palavras e ações e nos concentrar no prêmio da nossa soberana vocação em Cristo (Filipenses 3:14).

Provérbios 4:25 Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. 26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. 27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

Um olhar e uma imaginação com foco se faz necessário para uma vida próspera e bem-sucedida. Sem isso, Efésios diz que o nosso entendimento fica obscurecido e nos alienamos do tipo de vida que Deus preparou para nós em Cristo.

Pensamento profundo

Efésios 4:17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,

A palavra grega traduzida como “entendimento” aqui é “dianoia”. Esta palavra grega significa literalmente “pensamento profundo”. São pensamentos que formam o nosso sistema de crenças, definindo o que vamos vibrar e atrair.

Não é um pensamento casual ou superficial, mas um pensamento profundo. Poderíamos compará-lo à meditação. Esta mesma palavra “dianoia” é encontrada em Lucas 1:51, onde é traduzida como “imaginação”.

Compreensão obscurecida

Lucas 1:51 Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.

Este versículo diz que Deus “dispersou os orgulhosos na imaginação dos seus corações”. Você não pode compreender sem imaginação, e se sua imaginação não funcionar adequadamente, você não compreenderá adequadamente.

Sua compreensão ficará obscurecida, você não será capaz de “ver”, e você se tornará “alienado da vida de Deus”.

Isto é exatamente o que aconteceu com os israelitas ao longo do Antigo Testamento e foi citado por Jesus nos dias do seu ministério.

Mateus 13:14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. 15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.

Que estado terrível de se estar! Infelizmente, este estado descreve muitos no nosso mundo atual. As pessoas estão pedindo oração para que Deus fale com elas e lhes mostre Sua vontade. No entanto, Jesus disse que Suas ovelhas ouvem Sua voz e que não seguiriam a voz de um estranho (João 10:3-5).

Deus está sempre falando

Jesus não disse que Suas ovelhas podiam ouvir Sua voz; Ele disse que eles ouvem Sua voz. Você não precisa que eu ore para que Deus fale com você e lhe dê orientação. Deus está falando constantemente. Você só precisa afinar seus ouvidos para ouvir.

Use sua imaginação para ajudá-lo a entender e deixe o Espírito Santo fazer parte disto. Jesus prosseguiu dizendo, em Mateus 13, que se as pessoas aprendessem a ouvir e a ver corretamente, entenderiam com o coração e Ele poderia trabalhar em suas vidas (Mateus 13:15). Ele disse aos Seus discípulos:

Mateus 13:16 Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17 Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram. 18 Atendei vós, pois, à parábola do semeador.

Medite!

Temos que reservar tempo para “considerar” a Palavra de Deus. Temos que meditar sobre isso até compreendermos, até que forme uma imagem dentro de nós.

Salmos 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Precisamos meditar na Palavra de Deus dia e noite. A meditação faz parte da imaginação, é uma forma pratica de nos familiarizarmos com a sua palavra.

Na verdade, o Salmo 2:1 pergunta: “Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs?” A palavra traduzida como “imaginar” é a mesma palavra traduzida como “meditar” no Salmo 1!

Uma das maneiras pelas quais meditamos é através da nossa imaginação. Fico sempre impressionado com o número de crentes, mesmo os cheios do Espírito Santo, que conseguem citar a Bíblia, mas nunca a veem produzir mudanças nas suas vidas, nunca experimentam o seu poder.

A única maneira de continuar a pensar e agir como antes de ser salvo é ignorar esse importante princípio da meditação.

Torne-se naquilo que você medita

Muitas pessoas têm mais conhecimento da Palavra do que experiência nela. Você precisa fazer mais do que apenas ler a Bíblia. Você precisa pensar sobre isso, familiarizar-se e aplicá-lo.

Coloque-se no lugar do personagem e pergunte: “O que isso significa para minha vida?” Deixe o que você lê formar uma imagem em sua imaginação. Não vejamos apenas Daniel defendendo o que é certo no meio de um governo opressivo; veja-se no lugar dele. Não enxergue apenas Davi derrotando Golias; veja-se derrotando os gigantes da sua vida, nem Jesus curando os enfermos; veja-se curando os enfermos.

Em João 14:12, Jesus disse: “As obras que eu faço também as fareis; e obras maiores do que estas [farás]; porque vou para meu Pai”. Você já viu alguém ressuscitado dos mortos? os cegos enxergando, os surdos ouvindo e coxos andando? Se não, então eu e você ainda precisamos meditar.

Você pode também querer ler aqui no Blog, IMAGINAÇÃO.

 

CLIQUE para adquirir

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais