Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Seguindo a Jesus

SEGUINDO A JESUS

Indubitavelmente, a plenitude da vida se manifesta quando alguém decide viver “Seguindo a Jesus”. Posso compartilhar, baseado em minha própria experiência, que quando recebi esse chamado há mais de 40 anos, foi absolutamente cativante! Há um poder de atração na graça de Deus que transcende qualquer explicação humana. Ainda mais impactante é a capacidade do Evangelho de libertar você de tudo o que verdadeiramente te aprisiona. Garanto que, ao atender e reagir com fé a esse mesmo apelo, você também se afastará de tudo o que está te sabotando, erguendo-se para embarcar nessa maravilhosa aventura de seguir Jesus.

Mt 9:9 Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.

Não era uma proposta nova

Dt 13:4, Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.

Achamos aqui o conceito de seguir ou de andar após. E o ponto de partida é, “E a ELE temereis”. Aponta para uma convicção de viver para agradar a DEUS, motivado por admiração.

Um santo Temor que vem da consciência que é amado, perdoado, suprido, devolvido ao plano original. Uma gratidão espontânea, onde você não quer decepcioná-lo em nada.

O “Temor” aqui não é medo de ser punido, mas um desejo intenso de agradá-lo que produz submissão e santa reverência.

Na sequência, temos “e os seus mandamentos guardareis”, ou seja, Obediência aos princípios e mandamentos já revelados, ou o seu relacionamento com a BÌBLIA.

Depois, “e a sua voz ouvireis”. Ouvir a voz, sugere aquilo que é específico. ORAÇÃO é mais ouvir do que falar. É o ouvir que produz a fé, por isto Jesus enfatizou, que antes de pedir ou ordenar, é preciso crer.

Agora precisamos servir baseado nos dois primeiros passos, “e a ele servireis”. E por último, “e a ele vos achegareis”, aqui o sentido é coletivo, aponta para a importância de congregar.

As limitações da Lei

Na LEI, apesar de fazerem tudo isto, o relacionamento com DEUS era bem impessoal, a maneira de ouvir a DEUS era consultando por meio de um sacerdote (Urim e Tumim) ou de um profeta.

O contexto deste verso, citado na Lei, era para evitarem de seguir a “outros deuses”. Qual era o grande dilema: “Deviam seguir alguém de quem não participavam da sua natureza”, pois até então ninguém era espiritualmente regenerado.

Usando poucas palavras, O Espírito Santo, na dispensação da Lei, estava confinado ao Santo dos Santos, e quando o sacerdócio estava em crise, os profetas ou reis entravam em ação. Esta revelação de “segunda mão” tornava a revelação de Deus impessoal e bem limitada.

A condição exclusiva de Jesus

JESUS, nos dias da sua carne, possuía a exclusividade de FILHO de DEUS. Seria como, O Espírito Santo estivesse contido em plenitude  apenas Nele. Não estava mais no templo, ou no santos dos santos, Jesus era o Tabernáculo do Pai aqui na terra. É importante enxergar este tempo como uma transição de alianças.

Pré-requisitos para seguir

Mt 16:24, Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.

A Lei faz você olhar para si mesmo, precisavam NEGAR a si mesmo e TOMAR SOBRE SÍ A SUA CRUZ. A ênfase estava na auto disciplina e renuncia pessoal.

Na perspectiva da Nova Aliança, só existe um caminho para você se tornar um seguidor, é preciso mudar de espírito, nascer de novo.

Romanos 8:14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

As suas ações não mudam a sua natureza

Você pode lavar um porco e perfumá-lo, mas a primeira oportunidade que tiver vai se esfregar na lama. Por que? é a sua natureza. Você ao observar uma garça, vai perceber que mesmo estando em um brejo, a sua plumagem permanece impecável. Por que? é a sua natureza. É preciso nascer de novo, e entender o que isto significa!

Rom 6:5, Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,

Seguir a JESUS antes da cruz é totalmente diferente de depois da cruz (morte e ressurreição). No depois, “fomos unidos com ele”, Unidos quer dizer nascidos com ele, participamos da mesma natureza, mesma origem.

Seguir alguém que você não compartilha a mesma natureza é impossível, é preciso entender as palavras de Paulo abaixo,

1 Coríntios 6:17, Mas aquele que se UNE ao Senhor é um espírito com Ele. 

Antes de unir a CRISTO a ênfase era dizer “não para si mesmo”. Depois de unir a CRISTO a ênfase é dizer sim para o Espírito Santo. Sim, sim e não, não, o que passar disto provém do maligno. Quando o Espírito Santo diz sim, você também diz sim, quando o Espírito Santo diz não, você diz não.

Você precisaria de “Um Ajudador” te dando a mesma natureza e a mesma condição de Filho de DEUS. Esta foi a razão pela qual o véu do templo se rasgou de alto a baixo!

O dilema de Pedro

Por mais que Pedro empenhou a sua palavra e o seu esforço, na hora crucial ele seguiu de longe até negar.

Lucas 22:54, Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.

Quanto mais perto Jesus estava da cruz, mais distantes os seus discípulos ficaram dEle. O que Pedro não pode fazer antes de nascer de novo, ele teria graça para fazer depois.

João 21:18, Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.

Um lugar onde a vontade de Deus PREVALECE

Este é na verdade um lugar de execução e morte.

Rom 6:6, Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. 7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. 10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

O velho homem é aquela natureza rebelde, que esta subjugada a morte espiritual, que busca auto satisfação, a qual todos herdamos do mesmo ancestral Adão.

Não tente ensinar-lhe bons modos, será inútil. A solução de Deus foi a sua execução. As boas novas do Evangelho é que esta execução aconteceu quando Jesus morreu no nosso lugar na cruz. Precisamos não apenas saber, mas nos conscientizar disto a ponto de crer com o coração e confessar com a boca.

Romanos 6:6-13, Quatro sucessivos passos

A importância de entender a nossa união com CRISTO, na sua morte, sepultamento e ressurreição.

  1. V6, Primeiramente, eu devo saber que a minha natureza pecaminosa morreu quando Jesus morreu na cruz.
  2. V11, Eu devo reconhecer, considerar e crer eu mesmo morto para o pecado, simplesmente como Jesus foi morto.
  3. V12, Baseado nisto devo resolutamente recusar que o pecado continue a me dominar.
  4. V13, E então, preciso me apresentar a Deus como alguém ressuscitado dentre os mortos e render os meus membros físicos como instrumentos, literalmente “armas”, da justiça.

As três faces da provisão de Deus

Primeiramente, a cruz resolveu o problema do nossos pecados. Jesus foi punido pelos nossos pecados, fomos justificados pela fé. Depois, Deus teve que também tratar com a nossa natureza corrompida que nos levava continuamente a cometer pecados. Sua provisão aqui foi a execução, Ele condenou a morte a natureza pecaminosa, esta natureza de morte espiritual herdada de Adão, (velho homem). E por último, substituiu o corrompido velho homem por um novo homem de sua própria autoria.

Ef 4:22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Dúvidas que precisam serem resolvidas

  1. Será que eu tenho certeza que todos os meus pecados foram de fato perdoados?
  2. Tenho certeza que esta natureza de pecado foi destruída na cruz e não preciso mais viver como escravo do pecado?

Se você se enxergar apenas como “o velho homem”, não regenerado, isso vai acabar te consumindo. Se você persistir em se identificar somente como um pecador, mesmo que perdoado e redimido pela graça, essa visão meramente religiosa vai te levar a agir como tal. Sem compreender a nova identidade que adquiriu em Cristo, será difícil vivenciar plenamente a vida e a paz prometidas. Você agora é a “Justiça de Deus”.

2 Coríntios 5:21, Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus

        3. Tenho consciência que esta natureza de pecado foi substituída por um novo homem criado em verdadeira justiça e      santidade?

         4. Será que eu estou de fato seguindo a Jesus?

Duas dicas

    1. Entender a graça te dará a perspectiva correta sobre quem você se tornou e em como seguir a Jesus.

Romanos 6 começa com a seguinte pergunta:

Romanos 6:1-2 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? 2 De modo nenhum!

E conclui com o v14,

Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

       2.  A importância da renovação da mente

Romanos 6:6, Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

A expressão “corpo do pecado”, revela aquilo que sobrou do velho homem, uma mentalidade construída pela carne. Esta mentalidade velha tenta nos enganar e seduzir o tempo todo, como que se o pecado ainda prevalecesse. Portanto se exponha a palavra da fé, e neste processo, de fé em fé, renove a sua mente e vista-se de glória.

Um lampejo do futuro, AP 14:1-5

¹ Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai. ² Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa. ³ Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. ⁴ São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; ⁵ e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.

Com os nomes do Pai e do Filho nas suas testas, estarão adorando a Deus com uma canção que ninguém poderia aprender. São puros, irrepreensíveis, não há qualquer engano nas suas bocas. Como que alcançaram tal revelação, integridade e fidelidade? ELES SEGUEM AO CORDEIRO ONDE QUER QUE ELE VAI.

 

CLIQUE para adquirir

 

 

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais