Search
Close this search box.

Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

A videira e os seus ramos

A VIDEIRA E OS RAMOS

Encontramos em João 15 uma incrível abordagem, “A Videira e os seus ramos”, sobre como a unção de Jesus fluía pela vida dos discípulos que Ele chamou a si dando-lhes autoridade. O Espírito “habitava” com eles, mas em breve faria dentro deles morada.

João 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Esta foi uma palavra dita para discípulos que estavam vivendo uma transição de alianças. Até então não haviam nascido de novo.

Transição de alianças

Jesus estava se revelando a eles dentro de uma dispensação chamada Lei. Dispensação é um período no qual Deus lida com o homem baseado em uma aliança, melhor dizendo, baseado nos termos desta aliança.

Não vou entrar em detalhes, mas é preciso perceber que os termos da Antiga aliança e da Nova são completamente diferentes. Deus não estava remendando as coisas, Ele fez algo completamente novo e perfeito através de Cristo.

Curioso é que nos dias de Jesus, pessoas que jamais poderiam cumprir a lei se colocaram no lugar de serem especialistas dela e queriam ensinar a Jesus como fazê-lo.

Nova aliança a vista

Os dois últimos versos deste capítulo anunciam quando a Nova aliança seria inaugurada.

João 15: 26 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; 27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

O próprio Jesus representava a maior transição de todas, ou seja do primeiro Adão para o último. Por que último? Porque não haverá mais opções. Ou você permanece no primeiro, ou pelo evangelho participa do último, sabendo que o primeiro é terreno e o último é celestial.

Eu Sou a videira verdadeira, ou seja, eu vim para restaurar o Jardim! Jesus estava se apresentando como uma única videira plantada em um jardim que se tornou em deserto. Uma videira que fazia alusão a árvore da vida.

O assunto em pauta era restituir ao homem o que foi perdido no jardim. Estamos falando do sopro e da vida de Deus dentro do homem.

A bíblia é sobre dois homens

Se tem uma Videira verdadeira, tem uma falsa também. Qual seria a falsa? O homem coletivo do pecado, o primeiro Adão que se tornou cabeça de uma raça caída e corrompida, escravizada e manipulada pelo príncipe das potestades do ár.

Efésios 2:1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Aponta para uma vida vazia, onde o deus de cada um é o seu próprio ventre, pois só pensam nas coisas terrenas. Essa é a representação do ser humano após sua transgressão no Éden, onde a consciência de sua nudez, simbolizava a perda de uma vestimenta de glória.

Duas videiras

Uma verdadeira e outra falsa, e isto depende de quem cuida e da fonte que estão conectadas.

No plano natural, quando uma videira não recebe cuidado de um especialista, ela é chamada de selvagem, ou seja, é apenas mais uma planta entre muitas outras, fazendo parte da selva.

Mas o que define a Videira verdadeira é que ela tem um agricultor, um especialista para cuidar.

João 15: 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

A videira verdadeira não é uma videira selvagem.

Todo ramo que estando em mim…

Jesus referia-se àqueles que eram atraídos por seu fruto, suas palavras e obras. Posteriormente, abordaremos a distinção entre esses elementos.

É possível estar em Jesus e não produzir fruto? Considerando o que Jesus disse, sim.

Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta…

O que adere você a Jesus é a sua resposta de fé, ao que Ele fala e como se revela. Nada a ver com a sua performance.

Veja abaixo o significado da palavra “corta”;

(αιρω airo) uma Raíz primária; 1) levantar, elevar, erguer  2) tomar sobre si e carregar o que foi levantado, levar 3) mover de seu lugar.

A característica mais marcante de uma videira é que ela é cultivada em uma parreira. Ela cresce para cima e os seus ramos são erguidos ao alto.

Deus prioritariamente deseja falar com pessoas que precisam ser erguidas e despertadas para o próximo nível. Tirar pessoas da zona de conforto é sempre um desafio.

Desarme-se, o caminho do justo é como a luz da aurora que brilha cada vez mais até ser dia perfeito. Deus tem mais, e Ele ama e zela pela sua prosperidade! Faça um favor a si mesmo, não limite a Deus.

Os seus caminhos e pensamentos são mais altos do que os nossos. Aquele que crê em Jesus é erguido das trevas para a Luz, da morte para a vida! Se renovar a mente, passará a ver a vida de cima para baixo, como alguém que de fato está assentado com Cristo nos lugares celestiais, alguém que anda no Espírito e não deve nada a carne.

Este elevar inclui além de mudar de espírito, mudar a mentalidade. Implica em abraçar o Evangelho de maneira revelada, ou seja, amar com o mesmo tipo de Amor que nos alcançou.

João 15:12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

O que é um ramo?

O ramo não come o fruto, ele participa da seiva a fim de produzir fruto. O que bloqueia o ramo no sentido de frutificar? Estar apoiado no chão, ou seja, uma mentalidade onde vigora as obras da carne e não o fruto do Espírito.

Gálatas 5:18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Então o ramo não é a fonte, é simplesmente um canal, a fim de ser uma expressão desta vida e amor para aqueles que precisam de alimento e revelação.

… Sem mim nada podeis fazer.

Não somos a fonte (PAI = ABA), somos canais desta maravilhosa graça através da fé. Caminhamos de fé em fé e de glória em glória, quanto mais fé mais glória!

… e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

Se você já foi erguido, precisará agora remover os excessos. Estamos falando daquilo que tem de mais em nós e que nos limita expressar a Cristo.

Ramos cumpridos demais ou com excesso de folhagem tiram a força e a qualidade do fruto.

Permanecer é participar

João 15:4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

A única razão pela qual um ramo caí é porque primeiramente ele seca. Ele deixa de participar da seiva, ou de ser um canal da fonte.

A palavra revelação aqui é muito importante. Participar da seiva, implica em desfrutar constantemente da revelação de Jesus e da sua obra consumada.

Aponta para uma revelação ampliada e renovada a cada dia, iluminando o entendimento com a palavra e tornando cada vez mais nítida a nossa posição e condição em Cristo.

João 15:7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

Duas formas praticas de participar: comunhão e cooperação.

1 João 1:3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4 Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.

Efésios 4:16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Hebreus 13:16 Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.

Filipenses 1:4 fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, 5 pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora.

Qual será o resultado da comunhão e cooperação?

João 15:8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

O propósito final, Somos Testemunhas!

João 15: João 15:24 Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai… 26 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; 27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

Fruto, obras e testemunho

Fruto é a evidencia que o Espirito santo esta produzindo a mentalidade de Cristo em você pelo Evangelho, isto é caráter.

Obras é a evidencia que o Espirito Santo está impelindo você a viver pela fé.

εργον ergon  (1) negócio, serviço, aquilo com o que alguém está ocupado, aquilo que alguém se compromete de fazer, empreendimento, tarefa

Testemunho é a evidencia que o Espirito Santo esta enchendo o seu coração com a sua mensagem.

Lucas 21:12 Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; 13 e isto vos acontecerá para que deis testemunho. 14 Assentai, pois, em vosso coração de não vos preocupardes com o que haveis de responder; 15 porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.

μαρτυρεω martureo, ser uma testemunha, dar testemunho, afirmar ter visto, ouvido ou experimentado algo, ou recebido por revelação ou inspiração divina. Conhecimento por convivência ou experiencia pessoal.

Seja fruto, obras ou testemunho, são expressões de fé atreladas a quem permanece e participa da Videira. Participar, literalmente significa fazer parte. Você se sente incluído?

CLIQUE para adquirir

 

Você também pode gostar...

A igreja e os batismos
Evangelho e Nova Aliança

A IGREJA E OS BATISMOS

A Igreja na dimensão espiritual O que é a Igreja? Se não tivermos uma revelação clara nas Escrituras, podemos dizer que é apenas um prédio

Ver mais
Perdão
Maturidade e Crescimento Espiritual

Perdão

O perdão é a cola dos relacionamentos, um dos princípios que mais revela o coração de Deus. Ao compreendermos isso, podemos nos poupar de muitas

Ver mais
Ajudador divino
Maturidade e Crescimento Espiritual

AJUDADOR DIVINO

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o Ajudador divino. Ele é o revelador, intérprete e Um Perfeito Ajudador que compartilha e nos

Ver mais
A verdade que está em Cristo
Maturidade e Crescimento Espiritual

A VERDADE QUE ESTÁ EM CRISTO

Não há nada mais libertador do que a verdade encontrada em Cristo. Por isso, quero compartilhar três princípios essenciais: Primeiro, busque conhecer Jesus profundamente. Em

Ver mais
porque-me-envolver
Evangelho e Nova Aliança

Por que me envolver?

O que leva uma pessoa a se envolver com algo ou com alguém? Quais as razões que fazem que uma pessoa faça o que não

Ver mais
A prioridade do evangelismo
Evangelho e Nova Aliança

A PRIORIDADE DO EVANGELISMO

A GRANDE COMISSÃO O Evangelho é sobre como Deus Pai revelou a sua natureza e salvação através do seu filho Jesus Cristo. Por isso a

Ver mais