Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

Graça e fé

GRAÇA E FÉ

Existe uma poderosa combinação entre graça e fé!

Cuidado com os extremos

Em linhas gerais encontramos no corpo de Cristo dois grupos distintos: aqueles que acreditam que a salvação e os dons de Deus são recebidos pela fé, e aqueles que pensam que tudo é dado pela graça.

Sem a pretensão de discutir ou detalhar a teologia, existe claramente uma questão que se delonga pela história, entre aqueles optaram pelo Arminianismo e outros, em contrapartida, pelo calvinismo.

Parece que de alguma forma sempre existiram argumentos tenebrosos tentando separar estas duas palavras, “graça e fé”. Não tenho dúvida alguma que a Palavra de Deus ensina que tudo que recebemos de Deus é através de uma combinação destas duas poderosas palavras, e não uma ou outra.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vocês: é dom de Deus: não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9

Como diz a escritura acima, somos salvos pela graça por meio da fé. Aqueles que se apegam a uma visão extrema de fé ou graça estão desequilibrados. Divorciar estas duas palavras será um erro fatal.

Conceito básico de graça

Preciso definir o que quero dizer com “graça” e “fé”, porque se tornaram termos religiosos com definições variadas.

Graça é o que Deus faz por você independente do que você merece. A graça de Deus não tem nada a ver com você ou com a sua performance. A palavra grega que traduzimos como “graça” na Bíblia significa literalmente favor imerecido.

Graça é algo que Deus fez por você antes de você precisar dela. Deus estendeu Sua graça a você antes mesmo de você existir.

A graça é uma pessoa

A graça de Deus veio à terra através de Jesus há 2.000 anos.

João 1:17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

Quando Jesus morreu na cruz, Ele morreu por todos os pecados, para todos os tempos: passado, presente e futuro.

Hebreus 9:12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.

Jesus pagou pelos nossos pecados 2.000 anos antes de nascermos. Deus não olhou para baixo e disse: “Eles são pessoas maravilhosas e estão se esforçando tanto. Acho que farei algo para ajudá-los”.

Não, Deus antecipou o nosso estado humano e o nosso pecado, e pagou o preço antes de estarmos vivos. Antes de o problema surgir, Deus criou a solução. Isso é graça.

Apocalipse 13:8 e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Se você tivesse que ser digno para receber a graça de Deus, então isso não seria graça; seria um pagamento que você ganhou em troca de sua própria bondade. A graça de Deus é dada independentemente de você. A graça é a parte de Deus.

Um alerta

O perigo é quando as pessoas aplicam a graça de Deus de forma generalizada e a interpretam como significando que tudo depende de Deus.

Deste ponto de vista, Deus controla todas as coisas: quem é salvo, quem é curado, com quem você se casa, as tragédias que acontecem e até os mínimos detalhes da vida. Mas a Palavra de Deus ensina de forma diferente. Por exemplo, a Palavra diz:

Tito 2:11, Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens…

1 João 2:2 e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Se a salvação dependesse puramente de Deus, e se somente a graça salvasse, então todos os homens seriam salvos, porque a bíblia diz que a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

A graça de Deus foi estendida antes da sua existência e não tem nada a ver com você, então se a graça por si só fosse suficiente para a salvação, você já estaria salvo quando nascesse. Nenhuma ação adicional de sua parte será necessária.

A importância da fé

Mas não somos salvos somente pela graça. Somos salvos pela graça por meio da fé, como vimos em Efésios 2:8. A verdade, é que não depende apenas de Deus se você será salvo ou não.

2 Pedro 3:9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

Deus deseja que todos sejam salvos, mas nem todos o serão porque não é uma decisão unilateral, que dependa apenas da graça de Deus. A salvação vem pela graça de Deus, mas você tem que responder com fé.

Respondendo a graça

O que é importante entender? A graça é parte de Deus, a fé é nossa. É a fé na graça de Deus que ativa o poder de salvação em uma pessoa.

Naturalmente a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra da graça. É a revelação da graça que ativa a nossa fé. Mas isto não exclui a fé de ser uma decisão pessoal e moral de cada um que ouve.

Tudo está disponível pela graça de Deus, mas tem que haver uma resposta de fé da nossa parte para receber o que está disponível pela graça.

O que a fé não é

Antes de definir o que é fé, quero falar sobre o que a fé não é. A fé não é algo que você faz para que Deus responda a você ou aja em seu favor.

Tudo o que você precisa já foi fornecido pela graça, incluindo salvação, cura, libertação, alegria, paz e prosperidade.

É verdade que a fé fará com que o poder de Deus se manifeste, mas isso não acontece porque Deus esteja respondendo à nossa fé. A fé não move Deus. Ela simplesmente nos coloca em posição de receber o que Deus já providenciou pela graça.

O que essencialmente a fé é

A fé é simplesmente a nossa resposta positiva à graça de Deus. Ela torna a graça responsável!

Levei muitos anos para entender essas poucas palavras. A fé não causa uma resposta positiva de Deus. Deus já providenciou todas as coisas pela graça. Já existe um sim e um amém da parte de Deus para todas as suas promessas. A fé é apenas a sua resposta positiva ao que Deus já providenciou.

Só podemos de fato crer naquilo que a graça já providenciou

Outra maneira de dizer isso é que a fé apenas se apropria daquilo que Deus já providenciou pela graça.

Se Deus ainda não providenciou isso independentemente dos seus esforços e antes da sua necessidade, então a sua fé não poderá fazer com que isso aconteça.

Um extremo é acreditar que tudo é determinado pela graça de Deus. A outra é acreditar que a fé do crente controla todos os resultados.

O que significa “tudo”?

Marcos 11:23-24 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

Esta escritura diz que tudo o que você pedir, quando você orar, acredite que você as receberá e as terá. As pessoas que têm uma visão extrema da fé interpretaram mal isto, indicando que podem ter tudo o que quiserem, desde que tenham fé para acreditar nisso.

Esta má compreensão da fé tem levado alguns a terem falsas expectativas sobre o que é possível pela fé, por vezes com resultados bizarros.

A importância de uma fé bíblica

Precisamos fazer diferença entre os benefícios da cruz da nossa própria carnalidade e cobiça. “Tudo o que desejares” não é um bilhete grátis para receber pela fé qualquer coisa que lhe agrade.

Algumas pessoas têm o conceito de que vão se agarrar a Deus e não desistir até que Ele lhes dê o que desejam. Eles dizem: “Vou fazer com que Deus cure fulano de tal”, “Vou fazer com que Deus me prospere” ou “Vou fazer com que meu cônjuge fique comigo”. Mas a fé não obriga Deus a fazer nada.

Se isso não foi previsto na expiação de Jesus, a sua fé não poderá fazer com que isso aconteça. Tudo o que a fé faz é estender a mão e participar daquilo que Deus já providenciou pela graça.

A criação é uma obra concluída

Quando Deus criou Adão e Eva, Ele criou tudo o que eles precisariam. Deus não apenas antecipou as necessidades deles, mas também as necessidades de todas as pessoas que viveriam na face da terra.

Deus criou todas as coisas e, pela graça, providenciou todas as necessidades que Adão e Eva teriam. Ainda assim, suas necessidades não foram atendidas automaticamente. Adão e Eva tiveram um papel a desempenhar. Eles tiveram que cuidar do jardim, como desfrutar do mesmo, ou seja, estender a mão e participar da graça de Deus.

A nossa redenção pela cruz também é uma obra já consumada

Da mesma forma, Deus já providenciou tudo o que precisaremos para ser devolvidos ao seu plano original— isso é graça — mas temos que estender a mão e aceitá-lo pela fé.

Você não faz Deus curar você. Deus já providenciou a sua cura através da graça. O que você faz é estender a mão e receber essa cura pela fé. A sua fé não faz a cura acontecer, ela já aconteceu na cruz! Assim como Adão e Eva, ao estenderem o braço, não fizeram uma árvore brotar do chão e dar frutos. As árvores já estavam lá, mas Adão e Eva tiveram que colher os mesmos. Da mesma forma, temos um papel a desempenhar no alcance das promessas de Deus – a nossa parte é a fé.

O perigo do fatalismo

Os crentes do campo da graça extrema dizem que tudo vem pela graça de Deus e não veem nenhum papel para si próprios.

A abordagem deles à vida é o que será, será, ou o que quer que seja, será. Pessoas com essa atitude não veem sentido em fazer nada, nem mesmo em buscar a Deus, porque acreditam que tudo já foi determinado pela Sua graça. Eles acabam flutuando preguiçosamente no rio da vida, esperando para ver o que acontece a seguir.

O perigo de focar na própria performance

Os crentes do campo da fé extrema reconhecem que temos um papel a desempenhar, mas enfatizam excessivamente esse papel.

Eles entendem que a vontade de Deus não se realiza automaticamente, então focam no quão importante é para o indivíduo fazer as coisas. Eu orei, eu jejuei, eu …

Se você não tomar cuidado, poderá acreditar que são suas próprias ações que estão produzindo resultados.

Mas o fato é que focar na própria performance fará com que a fé não funcione. É isto que na verdade leva muitas pessoas a frustração e ao extremo desgaste. Se eu orar mais, se eu jejuar mais um dia, se eu fizer mais…

Você pode começar a pensar que a sua bondade está fazendo Deus agir em seu favor, e dai a pouco começa a se sentir moralmente superior aos outros como faziam os fariseus.

A verdade bíblica é que a fé opera pelo Amor. Quanto mais revelação da graça ou do amor de Deus por você, mais a sua fé é ativada!

Gálatas 5:6  Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.

A palavra “atua ou opera” é a palavra “energon”, a fé é energizada pela graça.

Conclusão

Dinamite e fogo
Dinamite e fogo

Sempre que uma verdade da Palavra de Deus é levada ao extremo, ou à exclusão de outras verdades, isso leva ao erro. A fé é nociva por si só, da mesma forma a graça. Mas quando você coloca fé naquilo que Deus já fez pela graça, isso se torna uma combinação poderosa, será a faísca para a dinamite.

É o equilíbrio entre graça e fé e liberará o poder de Deus em sua vida.

Você pode gostar de ler também: A FÉ EM DEUS.

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais