Maturidade e Ministério Fundamentados para crescer

A glória do Evangelho

A glória Evangelho

As boas novas é que o Evangelho vai te libertar. A má noticia é que nem todas as pessoas estão pregando o Evangelho. Evangelho significa literalmente “boas notícias”, a ideia aqui, é que são boas demais para ser verdade, ou seja, uma verdadeira expressão da graça de Deus, do seu favor imerecido.

Romanos 1:16, 17 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

O livro de Romanos é uma descrição clara da glória do Evangelho, de tudo que Deus fez por nós, através de Cristo, da sua encarnação, vida aprovada, morte, sepultamento, ressurreição e entronização, independente do que merecemos. O Evangelho é revelado na pessoa e na obra consumada de Jesus.

Religião X Evangelho

Nos versos acima, Paulo declara que a graça é o poder que revela a justiça de Deus. Para entender o real impacto do que Paulo está dizendo, é preciso compreender a mente religiosa dos seus dias. Havia um rigoroso sistema religioso resumido em uma lista de pode e não pode. Tinham leis para tudo, incluindo as mais irrelevantes picuinhas.

Os lideres religiosos adicionaram as suas próprias regras a lei por séculos, tornando este sistema religioso hipócrita e pesado, literalmente más noticias. Qual foi e qual será o resultado disto? uma dose enorme de ansiedade, de um lado um medo terrível de ser amaldiçoado e do outro uma certa ganância em ser abençoado. Faça isto e não faça aquilo, senão é amaldiçoado. Ou faça isto e não aquilo para ser abençoado.

Quando Paulo declarou não se envergonhar do evangelho de Cristo, ele estava também dizendo que aquela mentalidade religiosa não fazia qualquer sentido. O Evangelho era completamente oposto a este sistema religioso, que usava o medo para constrangerem as pessoas a seguirem a Deus. Enquanto o Evangelho estava atraindo pessoas para a salvação constrangidas pelo Amor de Cristo.

Se, para ser abençoados, apoiamos em qualquer coisa que fazemos, e não no que Cristo já fez, certamente estamos lhe dando com mera religião.

Uma salvação ampla

A palavra Salvação não se aplica apenas para perdão de pecados. No grego, SOTERIA, significa salvo ou liberto, abordando o homem na sua totalidade, espírito, alma e corpo. Envolve, além de perdão, cura física e emocional. Na verdade, temos outra palavra, que nos acompanha no Novo Testamento, também usada para salvação, SOZO, que comunica o mesmo sentido de totalidade, para nos tornar inteiramente curados ou restaurados.

O Evangelho de Jesus Cristo, nos salva tanto dos nossos pecados, como de todas as suas consequências, como opressão, depressão, doenças, enfermidades e pobreza. Assim sendo, quando Paulo disse que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação, devemos entender que o Evangelho é o poder de Deus para perdoar, curar, trazer perfeita paz a sua mente, e te fazer perfeitamente suprido. Qualquer coisa que você precise o Evangelho tem a provisão.

Todos precisamos de um Salvador Amoroso

A maioria das pessoas possuem plena consciência que são pecadoras e que estão separadas de Deus. Para este tipo de gente, a melhor abordagem não é o inferno, apesar do mesmo ser real. As boas novas, não é o que fizemos de errado ou para onde o pecado irá nos levar. Mas, as boas novas revelam a bondade de Deus, a Pessoa e a obra consumada de Cristo Jesus.

Romanos 2:4, Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?

Existem também aquelas pessoas que se enganam pensando que vivem uma vida correta diante de Deus, mas não. São aqueles que confiam na própria bondade. Nestes casos, será necessário usar a lei, ou seja, um padrão de moralidade inatingível por qualquer pessoa não regenerada, para então convencê-los que precisam de um Salvador. Esta foi a principal razão pela qual Jesus, a graça em pessoa, foi tão duro pregando o famoso sermão da montanha.

Uma parábola reveladora

A parábola do fariseu e do publicano é um bom exemplo de quando usar a lei para destacar a necessidade que uma pessoa perdida tem do Salvador. Lc 18:9-14

Jesus contou esta parábola para aqueles que confiavam na sua própria justiça. A parábola se explica, e claramente revela que o pecador que humilhou a si mesmo diante de Deus foi justificado, e não aquele orgulhoso que vivia uma vida santa.

A ironia deste sistema religioso é que o máximo que isto faz é tornar alguém arrogante. Talvez alguém faça a proeza de ser um melhor ou mais refinado pecador, comparando-se com uma outra pessoa, mas não muda o fato que ainda é um pecador. Quem gostaria de ser o melhor pecador que foi para o inferno? Neste caso, o uso da lei é adequado para convencer que a própria bondade ou santidade jamais serão suficientes.

O uso legitimo da lei

1 Timóteo 1:8, 9 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas…

A lei jamais deveria ser usada contra alguém que nasceu de novo. A lei é apropriada para não crentes, aqueles que ainda não entendem a sua necessidade de um Salvador. Mas ela não é apropriada para intimidar um genuíno cristão a melhorar o seu relacionamento com Deus.

Corremos a carreira cristã, não olhando para nós mesmos, sejam para as nossas virtudes ou fraquezas e inadequações, mas olhando para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé.

A base da nossa aceitação

Nossa aceitação diante de Deus não é baseada em quão santos ou bons somos. Mas é baseada no sacrifício perfeito e eterno que Jesus fez por nós. Isto na verdade, é bom demais para ser verdade, ou seja, este é o Evangelho da graça pelo qual temos acesso a um novo coração e um incalculável tesouro.

Romanos 5:8, Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Em contra-partida, muitas pessoas hoje em dia não entendem que por serem boas pessoas ou viverem vidas “santas”, isto não as salvará. Ser uma boa pessoa jamais será suficiente.

Cristo é o único padrão de santidade e perfeição da parte de Deus. Nenhum homem poderá alcançar isto por si mesmo. A única maneira é através da fé em Jesus. Porque? Na verdade, nos tornamos em tudo que cremos e adoramos. Sendo assim, somos salvos não porque fazemos tudo perfeitamente certo, mas porque decidimos crer no único que cumpriu toda a lei, vivendo uma vida minuciosamente perfeita, foi provado e aprovado cumprindo toda a justiça de Deus.

Concluindo…

Efésios 2:8, 9 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Deus já providenciou tudo através da sua graça. Não tem nada que ver com a nossa bondade ou santidade. Suas ações não determinam se o poder de Deus será liberado na sua vida ou não. Tudo que é preciso fazer é receber por fé o que Ele já providenciou. Não apenas a salvação, mas qualquer outra coisa já disponível pela graça mediante a fé. Entenda, temos acesso pela fé a tudo que a graça já pagou.

Leia também os artigos EVANGELHO REVELADO e O EVANGELHO.

Você também pode gostar...

identidade e autoridade
Maturidade e Crescimento Espiritual

IDENTIDADE E AUTORIDADE

Entender por revelação a sua identidade e autoridade em Cristo é um dos fundamentos mais importantes para uma vida cristã funcional. É comum ver pessoas

Ver mais
Liderança e Ministério

A QUINTA COLUNA

O que seria a “Quinta Coluna”? Uma forma de ilustrar que os piores inimigos são aqueles que nos sabotam de dentro. Não são aqueles que

Ver mais
Maturidade e Crescimento Espiritual

O ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ

Não existe nada mais restaurador do que o Espírito Santo em você. Um dos principais resultados de desfrutar da pessoa e do poder do Espírito

Ver mais
Alerta espiritual
Liderança e Ministério

ALERTA ESPIRITUAL

Um alerta espiritual As vezes é difícil imaginar que algumas pessoas mesmo que muito bem sucedidas são acometidas das necessidades mais radicais por polarizarem fraquezas

Ver mais
Como receber o Espírito Santo
Maturidade e Crescimento Espiritual

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Nos dias do seu ministério, Jesus fez várias promessas reveladoras nos dando algumas chaves sobre como receber o Espírito Santo que viria. Jô 7:37 Ora,

Ver mais
Coração, a sede das emoções
Maturidade e Crescimento Espiritual

CORAÇÃO, A SEDE DAS EMOÇÕES

O coração é a sede das emoções! Por esta razão o sábio Salomão declarou, “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque

Ver mais